APRENDENDO A LIDAR COM AS FINANÇAS DURANTE A PREPARAÇÃO PARA O CASAMENTO

Anna e Samuel estavam sentados à mesa em uma lanchonete, planejando seu casamento. Estavam profundamente apaixonados. Anna tinha aceitado calorosamente o pedido de casamento de Samuel, e agora estavam tentando iniciar um casamento no qual estariam comprometidos um com o outro para toda a vida. Eles queriam que essa celebração do seu amor fosse uma bênção para todos os envolvidos, especialmente suas famílias.

Anna e Samuel se conheceram em um internato adventista na África. Anna ensinava inglês e auxiliava a preceptora das moças. Ela vinha de uma família europeia de boa situação financeira. Samuel era um professor de educação física oriundo da América do Sul. Ele era um entre nove filhos, e o dinheiro sempre foi escasso em sua família. Anna e Samuel se conectaram muito bem, não apenas em um profundo nível espiritual, mas também como amigos que adoravam realizar aventuras ao ar livre juntos, e agora decidiram ser um casal unindo suas vidas. Mas quando o dinheiro fazia parte da equação, já não era tão fácil trabalhar juntos.

Naquele momento, ao tentarem organizar uma cerimônia de casamento simples e significativa e planejar como viveriam juntos depois das bodas, Anna e Samuel estavam começando a experimentar o seu primeiro conflito. Sentados ali, em um silêncio desconfortável, sem saber ao certo como navegar pelo território incerto das finanças como um casal, eles se sentiam tensos e ansiosos ao compartilharem seus pensamentos e ideias. Não era isso que eles esperavam. Tudo o mais em seu relacionamento parecia tão tranquilo, tão natural, tão maravilhoso. Mas nada em suas vidas os havia preparado para o doloroso desafio de falar sobre suas finanças.

Anna queria demonstrar generosidade a todos os convidados, servindo coisas que Samuel achava um desperdício de dinheiro. Samuel estava triste porque muitos dos seus familiares não conseguiriam pagar a viagem para o casamento na Europa. Anna queria que o casamento fosse em sua igreja local, porque essa era a expectativa cultural de sua família. Samuel esperava gerenciar todas as finanças da família e fazer todas as compras para a casa, porque era isso que seu pai sempre havia feito. Sua mãe nunca havia trabalhado fora de casa. Anna, por sua vez, queria continuar exercendo sua profissão como professora. Ela também estava convicta de que cada um deles deveria ter uma mesada a qual poderiam gastar como desejassem. Samuel esperava poder economizar para comprar um carro. Anna não se importava de assumir prestações mensais para adquirir um veículo ou uma casa.

Para a maioria dos casais, as finanças familiares são complexas e estressantes, sendo que o dinheiro é a causa da maioria dos conflitos entre os casais. O dinheiro não é apenas a moeda trocada em transações. Ele tem muitos significados e lembranças, os quais podem ser muito diferentes para cada pessoa, cada contexto, cada família e cada cultura. Ter dinheiro pode significar coisas como segurança, esperança, amor, poder, confiança, identidade e até mesmo um senso de direito. Não ter suficiente dinheiro pode significar pobreza, sofrimento, estresse, dependência e impotência. Seguir o mesmo padrão financeiro dos nossos pais pode ser uma maneira importante de demonstrar respeito e lealdade à família. Mas à medida que o mundo muda e nos casamos com pessoas com perspectivas financeiras diferentes, seguir rigidamente hábitos financeiros tradicionais também pode ser desastroso.

Antes de um casal ficar noivo, é importante que ambos observem e discutam como cada um deles se relaciona com o dinheiro. Como as finanças podem ser um tópico sensível e pessoal para muitas pessoas, é melhor fazer perguntas positivas, focadas na fortaleza, nos valores, nas esperanças e alegrias de cada um, em vez de fazer perguntas críticas e prejudiciais. Discussões amáveis podem ajudá-los a construir uma base mais segura para discutir seus problemas financeiros, e assim angariar confiança e ser amorosamente francos e honestos um com o outro.

Aqui estão algumas perguntas sobre finanças para casais se fazerem. Outra opção seria prestarem atenção quando o seu amado ou amada está lidando com dinheiro, e observar como reagem aos problemas financeiros. Então, eles podem fazer perguntas amáveis e positivas relacionadas ao que notaram. É importante afirmar calidamente o que gostam e ser gentilmente curiosos em relação ao que acham difícil de entender: "Eu acabei de notar que você fez..., e estou curioso sobre o que isso significou para você," ou algo similar.

  • Que coisas úteis você aprendeu sobre gastar, economizar e usar o dinheiro com sua família?
  • O que o dinheiro significa para você?
  • Você administraria as finanças da família de maneira diferente da forma como seus pais administraram as finanças deles? Como?
  • Mencione três ou quatro dos seus valores e princípios que o ajudam a tomar suas decisões financeiras.
  • No que você mais gosta de gastar dinheiro?
  • Quais são suas crenças sobre economizar dinheiro? O que o ajuda a economizar dinheiro? Qual foi a coisa mais agradável pela qual você já economizou?
  • O que o ajuda a tomar decisões sábias sobre a administração e a economia do seu dinheiro?
  • Como você usa seu dinheiro para ser uma benção para os outros?
  • O que o ajudaria a ser aberto e honesto sobre suas finanças em nosso casamento?
  • Qual é o pior erro que você já cometeu em relação às suas finanças e o que você aprendeu com isso?
  • Qual foi a melhor decisão que você já tomou em relação às suas finanças e o que você aprendeu com isso?
  • Como compartilharemos nossos recursos de forma justa como casal?
  • Qual valor mensal permitiremos um ao outro gastar livremente, sem precisar dar explicações?
  • Como responderemos com amor aos pedidos de apoio financeiro dos nossos familiares? O que faremos se não pudermos atender às suas demandas?
  • Quais são suas maiores preocupações sobre a administração das finanças como casal?
  • Quais são suas maiores esperanças sobre o gerenciamento das finanças como casal?

Algumas pessoas podem achar melhor refletir por um tempo antes de escrever suas respostas. Isso pode ser conveniente para os mais introvertidos e para aqueles cujos idiomas são diferentes. Se você estiver preparando o casal para o casamento, deixe que os noivos escolham a melhor maneira de responder a essas perguntas; depois, converse sobre as respostas com eles, orientando-os e ajudando-os a explorar essas importantes questões juntos. Certifique-se de que haja um bom equilíbrio quanto ao gênero nessas conversas e que eles desejem encontrar soluções mutuamente aceitáveis.

Valores Bíblicos Relacionados às Finanças

Anna e Samuel talvez nunca tenham pensado nos princípios bíblicos que podem orientá-los na administração de suas finanças. Aqui estão alguns tópicos para estudar e discutir com eles:

  • Oração. Como a oração pode ajudá-lo a usar o dinheiro de Deus com sabedoria? (Fp 4:6,7)
  • Gratidão. Como você agradecerá a Deus por Suas bênçãos, reconhecendo que tudo o que você possui é um presente de Suas amorosas mãos? (1Ts 5:18)
  • Confiança. Como você demonstrará sua confiança em Deus com o dízimo, notando as bênçãos que vêm do ato de dizimar? (Ml 3:10)
  • Fé. Como sua fé em Deus reduz suas ansiedades em relação a coisas materiais? (Mt 6:26–34; Fp 4:19)
  • Honestidade. O que ajudará você a ser aberto e transparente quanto ao uso do dinheiro? (Mt 5:37; Pv 19:1)
  • Perdão. Como vocês se perdoarão mutuamente por erros financeiros passados e atuais? (Cl 3:13)
  • Mordomia. Como vocês suprirão com sabedoria as necessidades da sua família, agora e no futuro? (Lc 16:10–12)
  • Economia e criatividade. Como vocês usarão seus recursos sabiamente? Estarão dispostos a aprender a reutilizar e consertar coisas em vez de desperdiçá-las? (Jo 6:12)
  • Que sistemas vocês usarão para economizar dinheiro para o futuro? (Pv 13:11; Mt 25:27)
  • Quais são os seus valores em relação à excelência no trabalho? Que ideias têm quanto ao equilíbrio entre trabalho e descanso? (Cl 3:23, 24)
  • Generosidade. Quais são os seus planos quanto a doar generosamente para, desta forma, poderem compartilhar o amor de Deus com os outros? (2Co 9:6–15)
  • Compartilhar e Emprestar. Como pensam em ajudar os outros emprestando a eles coisas de que eles precisam? Como reagirão se as coisas emprestadas de maneira generosa e amável não forem trazidas de volta? (Lc 6:35; 1Tm 6:17–19)

Planejamento Financeiro

Em todos os casamentos, os cônjuges precisam encontrar um equilíbrio entre economizar com sabedoria, gastar com sabedoria e doar com sabedoria. Essa complexidade requer um planejamento cuidadoso. Talvez Samuel seja um sábio poupador, e Anna, uma sábia gastadora. Ambos devem se esforçar para se tornarem os melhores e mais sábios em suas respectivas áreas de responsabilidade financeira.

  • Em vez de pensar no dinheiro como "meu dinheiro" ou "nosso dinheiro", pensem nele como "o dinheiro de Deus confiado a nós".
  • Juntos, criem um orçamento usando um modelo adequado de orçamento doméstico, o qual pode ser encontrado online. Essa ferramenta ajudará o casal a visualizar todas as despesas previstas.
  • Juntos, definam metas financeiras a curto, médio e longo prazo. Decidam quanto desejam economizar a cada mês e como irão economizar para um projeto de longo prazo, como a compra de uma casa.
  • Elaborem um plano gerenciável para reduzir quaisquer dívidas. A meta deve ser dever cada vez menos no fim de cada mês, em vez de dever mais. Cada mês, pague todos os gastos feitos no cartão de crédito para que a dívida não aumente e se torne incontrolável.
  • Se as suas finanças estiverem desorganizadas ou se vocês estiverem enfrentando um problema financeiro ou tiverem dívidas, é importante encontrar um bom conselheiro financeiro. Quanto mais cedo você abordar os problemas, mais fácil será resolvê-los.
  • Quando falar sobre dinheiro se tornar difícil, reflitam sobre a razão de se sentirem envergonhados, com raiva, culpados, com medo, tristes, constrangidos, etc. Às vezes, compramos coisas porque achamos que elas nos farão sentir melhor. Pode ser qualquer coisa, desde um sorvete até uma bolsa de grife. Procure fazer uma pausa antes de comprar e se perguntar: "Por que estou comprando isso? É o que eu realmente preciso? Ou estou apenas tentando preencher um vazio no meu coração?" Talvez você precise de um abraço, de um tempo especial com seu cônjuge ou de um pouco de apreço, conforto, encorajamento, compreensão ou apoio.

Um modelo útil para conversas delicadas:

  • Nesta situação (seja específico) . . . ou, Quando isso acontece (seja específico) . . . eu me sinto . . . e realmente me ajudaria se você fizesse . . . Assim eu posso te ajudar fazendo . . . Que ideias você tem que poderiam nos ajudar?

Experimentos financeiros para tentarem como casal:

  • Por um mês, compre apenas itens essenciais como comida e produtos domésticos. Faça reparos em certos itens ou peça emprestado para preencher algumas coisas que faltam. Discuta como se sentiu e quanto economizaram fazendo isso.
  • Por um mês, compre apenas com dinheiro. Pagar com "dinheiro vivo" dá a você uma noção mais clara de quanto está gastando.
  • Compre itens não essenciais em brechós, plataformas de venda online de artigos de segunda mão e vendas de garagem.
  • Faça uma lista de "mimos" para vocês que não custem dinheiro. Ou "mimem" a si mesmos colocando dinheiro em sua conta de poupança, para que possam fazer algo maravilhoso no futuro. O site www.thedatingdivas.com é criado por cristãos para ajudar casais a se divertirem juntos com baixo custo.

Mais uma ajuda:

Baixe o aplicativo Toucan Together para ajuda nos relacionamentos. Um dos parceiros baixa e instala o aplicativo e depois convida o outro para se juntar, e vincular seus dispositivos. Este aplicativo foi criado por cristãos para fornecer um retiro de casamento de bolso! Ele possui módulos sobre conflitos, comunicação, amor e administração de finanças. É gratuito, divertido e informativo, e ajuda os casais a aprender, compartilhar e definir metas juntos.

Karen Holford, MA, MSc, MA é diretora dos Ministérios da Família, Crianças e Mulheres da Divisão Trans-Europeia. Ela também é conselheira matrimonial e de família.

CITAÇÕES PARA O TEXTO

Antes de um casal ficar noivo, é importante que ambos observem e discutam como cada um deles se relaciona com o dinheiro.

Em todos os casamentos, os cônjuges precisam encontrar um equilíbrio entre economizar com sabedoria, gastar com sabedoria e doar com sabedoria

Karen Holford

Karen Holford, MA, MSc, MA é diretora dos Ministérios da Família, Crianças e Mulheres da Divisão Trans-Europeia. Ela também é conselheira matrimonial e de família.