Bençãos Para Cima, Joelhos Para Baixo

Esboço de sermão por Julian Archer, Diretor de Mordomia da Divisão do Pacífico Sul

Não ouvimos sermões sobre dinheiro com muita frequência, mas se Jesus pregasse todos os sábados, muitas vezes seríamos lembrados de que o relacionamento com o dinheiro e as bênçãos materiais pode ser nosso obstáculo espiritual número um. Cerca de 25% dos ensinamentos de Jesus tratam desse assunto. Você pode imaginar se, uma vez por mês, os nossos pregadores se concentrassem nos perigos e no uso correto do dinheiro?
*Jesus está à porta do coração de cada pessoa, e gentilmente bate nessa porta. Ele sabe que gostamos de preencher o nosso coração com dinheiro e bênçãos materiais, mas o que Ele mais deseja é que abramos a porta do nosso coração para Ele. Você está lutando para abrir a porta do seu coração para Jesus por causa das bênçãos materiais que Ele mesmo lhe deu?

*O próprio Jesus disse que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus (Mc 10:25).

*Em 1789, John Wesley, o fundador da Igreja Metodista, escreveu estas palavras desafiadoras, mas poderosas: "Onde quer que o verdadeiro cristianismo se espalhe, ele causará diligência e frugalidade, o que, no curso natural das coisas, deverá gerar riquezas! E, naturalmente, as riquezas geram orgulho, amor ao mundo e atitudes destrutivas e prejudiciais ao cristianismo." *Vamos ler isso novamente enquanto olhamos para cada etapa do processo. "Onde quer que o verdadeiro cristianismo se espalhe, *ele causarár diligência**e frugalidade, o que, no curso natural das coisas, **deverá gerar riquezas! * Naturalmente, as riquezas geram orgulho, * amor ao mundo e atitudes destrutivas prejudiciais ao *cristianismo."

Kaboom! Uau! Essa é uma sequência perigosa de eventos, mas ela pode ser vista na vida de indivíduos, famílias, congregações e até em nações inteiras. As pessoas ficam ricas e se afastam de Deus.

Como última citação, antes de passarmos para as soluções de Jesus para o problema "fé versus finanças", gostaria de apresentar uma senhora que é uma das minhas autoras favoritas.

*O nome dela é Ellen G. White. A propósito, a respeitada Smithsonian Magazine a reconheceu como uma das "cem pessoas mais significativas dos Estados Unidos em todos os tempos". Ao lado de americanos famosos como Neil Armstrong (o primeiro homem a pisar na Lua), Steve Jobs (fundador da Apple Computers), Madonna e Elvis Presly (lendas do rock) e Michael Jordan (lendário jogador de basquete), está Ellen G. White, na mesma lista.

*Ellen White escreveu muitos livros e milhares de artigos sobre os temas de educação, saúde, criação de filhos, espiritualidade e muito mais. Na verdade, com seus livros agora traduzidos para mais de 150 idiomas, ela está em primeiro lugar entre os autores americanos de não-ficção mais traduzidos de todos os tempos, além de ser a autora feminina de não-ficção mais traduzida em toda a história!

Estou certo de que Deus lhe deu o dom da profecia. Ela foi usada por Deus para dar orientação e encorajamento ao Seu povo nestes últimos dias da história da Terra. Que lindo presente!

Ellen White escreveu bastante sobre dinheiro e bênçãos materiais. Aqui está um parágrafo que ela escreveu sobre o nosso tema de hoje.

*"'Eis que estou à porta e bato'... O hóspede celestial está de pé à sua porta, enquanto você está empilhando obstáculos para impedir Sua entrada. Jesus está batendo por meio da prosperidade que Ele lhe dá. Ele lhe carrega de bênçãos para testar sua fidelidade e para que elas possam fluir de você para os outros. Você permitirá que o seu egoísmo triunfe? Você vai desperdiçar os talentos de Deus e perder sua alma por um amor idólatra pelas bênçãos que Ele deu?" (Ellen G. White, Review & Herald, 2 de novembro de 1886).

*Bem, aqui estamos, tentando equilibrar nossa fé e nossas finanças. Muitas vezes parece que quando nossas finanças e bênçãos aumentam, nossa fé diminui. No entanto, quando o nosso saldo bancário diminui, voltamos a nos ajoelhar, implorando que Deus nos ajude.

Dinheiro para cima, fé para baixo. Dinheiro para baixo, fé para cima. Haverá equilíbrio? Será que Deus nos oferece uma solução?

*Voltemo-nos para as palavras de Jesus em Mateus 6:19–21. "Não acumulemtesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6:19-21).

É um ensinamento muito simples. Deus quer que peguemos nossas bênçãos materiais aqui na Terra e as apliquemos em um investimento eternamente seguro no Céu. Deus quer fazer um upgrade nos seus investimentos! Jesus nos convida a investir as bênçãos que recebemos Dele em Sua obra e a confiar que Deus continuará suprindo as nossas necessidades terrenas.

Sim, precisamos continuar trabalhando arduamente, e ganhando dinheiro para fornecer comida, abrigo e roupas para nossas famílias, mas não devemos confiar nesse dinheiro. É em Deus que devemos confiar. Somos chamados a investir algumas das nossas bênçãos materiais na obra do Céu, ganhando almas para o reino.

*Vejamos Mateus 6:24: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (ARC).

O que é mammon? Sim, é isso mesmo: mammon se refere a dinheiro e investimentos, isto é, bênçãos materiais. Jesus está nos dizendo que é impossível servir ao dinheiro ao mesmo tempo em que se serve a Deus.

*Você sabia que até mesmo Jesus foi tentado a se focar nas bênçãos materiais e nas riquezas mundanas? Enquanto Ele estava no deserto, Satanás procurou tentá-Lo para que Ele pecasse.

Leiamos sobre isso em Mateus 4:8–11: "O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: — Tudo isso Lhe darei se, prostrado, Você me adorar. Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a Ele." Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e O serviram”.

Então, qual é a solução? É realmente muito simples e fácil de lembrar.

*À medida que nossas bênçãos sobem, nossos ________ devem descer. Você consegue adivinhar a palavra que falta?

*À medida que nossas bênçãos sobem, nossos joelhos devem descer. E quanto mais nossas bênçãos sobem, mais os nossos joelhos devem descer.

*Leiamos novamente a citação de João Wesley. "Onde quer que o verdadeiro cristianismo se espalhe, *ele causarár diligência**e frugalidade, o que, no curso natural das coisas, **deverá gerar riquezas! *Naturalmente, as riquezas geram orgulho, *amor ao mundo e atitudes destrutivas prejudiciais ao *cristianismo".

Mas veja o que acontece quando nossas bênçãos sobem e nossos joelhos descem em oração e ação de graças. Podemos mudar esta citação e dizer:

*"Onde quer que o verdadeiro cristianismo se espalhe, *ele causará diligência *e frugalidade, o que, no curso natural das coisas, *deverá gerar riquezas! Mas agora que colocamos Cristo no centro da nossa vida, *as riquezas nos levam à oração, à ação de graças, *e à generosidade humilde e sacrificial que faz parte do *verdadeiro cristianismo

Que Deus continue abençoando a todos nós. Vamos manter nossos olhos focalizados em Jesus e usar Suas bênçãos para a Sua glória.


Julian Archer

Julian Archer é diretor de Mordomia da Divisão do Pacífico Sul. Ele é o fundador do ministério Faith vs Finance e autor do livro HELP! I Was Blessed: How to stop God’s blessings from becoming curses. (Acesse a apresentação em PowerPoint deste sermão aqui: https://stewardship.adventist.org/april-june-2023 Os asteriscos indicam o respectivo slide no PowerPoint.)