Fundamentos Bíblicos para Angariação de Grandes Doações

“Exorte os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso prazer. Que eles façam o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; ajuntando para si mesmos um tesouro que é sólido fundamento para o futuro, a fim de tomarem posse da verdadeira vida” (1 Timóteo 6:17-19).

A Doação Planejada é uma abordagem importante para a arrecadação de fundos na Igreja Adventista. O Relatório de 2021 indica que mais de 88 milhões de dólares foram arrecadados por meio do Serviço de Doação Planejada (PGTS, na sigla em inglês) na Igreja Adventista em todo o mundo. Trata-se de um enorme presente dado pelos membros e amigos da Igreja Adventistas para apoiar a missão da igreja. Em uma palestra[1] apresentada pelo Professor Doutor Russell James III, ele fala sobre o conceito bíblico da doação planejada e da arrecadação de grandes doações. Este artigo destaca alguns dos princípios-chave apresentados nessa palestra.

Doação x Compartilhamento

Em sua palestra "O conceito bíblico da arrecadação de fundos é um ministério baseado nas Escrituras e focado nos ricos", o Doutor James faz uma distinção entre doar e compartilhar. Uma coisa é dar esmolas (eleemosune), geralmente por piedade; outra coisa é partilhar (koinonikos), que signfica repartir com a comunidade de irmaos.

Doar combina com mendicância, não com arrecadações de grandes doações. Mateus 6:3 dá instruções sobre como dar esmolas. Partilhar é ilustrado em 2 Coríntios 8 e 9, onde o apóstolo Paulo discute o compartilhamento com a comunidade de irmaos. Dar esmolas e partilhar são tipos significativamente diferentes de doações. Cada um desses tipos de doação deve ser abordado de maneiras muito diferentes. No caso das esmolas, as Escrituras instruem a não deixar que a sua mão esquerda saiba o que a mão direita está fazendo. No caso das partilhas, Paulo faz uma declaração pública elogiando a generosidade dos crentes que ainda hoje podemos ler.

Se sente o desejo de mendigar, você está fazendo algo errado

Desenvolver relacionamentos sinceros entre pares é a característica mais crucial da captação de recursos. 1 Timóteo 6:17, 18 mostra um comando direto a todos os que fazem planos sobre doações para desenvolver relacionamentos com pessoas abastadas, apresentando-lhes uma mensagem específica de confiança em Deus e de como partilhar liberalmente. As Escrituras apoiam esse ministério de incentivar as boas obras e a generosidade. Como consultores de doações do PGTS, preenchemos um nicho muito específico como conselheiros confiáveis.

Os doadores fazem doações porque a generosidade faz parte da identidade deles. Não pressionamos os doadores para que facam doações, mas os ajudamos a realizar o que Deus já colocou em seus corações para que eles possam doar. Às vezes, servimos ao propósito de lembrar os doadores dos seus valores fundamentais como também de ajudá-los a manter esses valores em mente.

Doaçoes que transformam

Existe uma diferença significativa entre doar a partir de rendas disponíveis e de partilhar riquezas. I Timóteo 6 faz referência direta à riqueza, sem fazer menção à renda disponível. A doação planejada apela diretamente aos doadores quanto a doarem sua riqueza enquanto estão vivos, além de oferecer-lhes um plano para que possam suprir as necessidades de suas famílias ao mesmo tempo em que apoiam a missão de Deus de pregar sobre Jesus em todo o mundo.

James afirma: "A primeira vez que a maioria das pessoas se compromete a fazer uma doação oriunda de sua riqueza (não da renda disponível) é quando essas pessoas fazem seu planejamento patrimonial". Como consultores de doações do PGTS, estamos presentes quando isso acontece; os consultores de doações do PGTS estão frequentemente desenvolvendo e administrando relacionamentos com os doadores. Uma tremenda confiança é desenvolvida entre o doador e o consultor de doações do PGTS. Essa confiança é sagrada e deve ser cuidadosamente nutrida e protegida pelo consultor. Essa proteção requer o mais alto padrão de ética e integridade por parte do consultor de doações do PGTS.

A alegria de doar faz com que coisas maravilhosas aconteçam

Quando os doadores confiam em Deus em todas as áreas de suas vidas, Deus supre tudo o que é necessário para que eles desfrutem da vida abundantemente. O valor da riqueza é que ela permite que os doadores compartilhem de maneira a beneficiar e impactar significativamente sua comunidade e o mundo ao seu redor. O doador se alegra perante Deus por ser uma pessoa rica. I Timóteo 6:7 nos diz que não trazemos nada a este mundo e nada levaremos dele; ser uma pessoa rica perante Deus enquanto está neste mundo traz a maior das alegrias para o doador. A generosidade para com aqueles em nossa comunidade que estão em necessidade é uma maneira de louvar a Deus de maneira prática por Suas ricas bênçãos concedidas aos doadores. Deus me oferece grandes dádivas, e eu, da minha parte, faço grandes doações para apoiar a missão de Deus na Terra. Esse tipo de atitude traz alegria aos doadores.

Não podemos levar a riqueza conosco, mas podemos enviá-la adiante de nós

I Timóteo 6:19 declara: "Ajuntando para si mesmos um tesouro que é sólido fundamento para o futuro, a fim de tomarem posse da verdadeira vida”. Este texto indica que há um benefício eterno em compartilhar aquilo que Deus nos concedeu como bençãos aqui na Terra. Há resultados eternos para as pessoas ricas que são fiéis a Deus em sua mordomia terrena.

Podemos não nos considerar ricos, mas numa escala global de pobreza, provavelmente seríamos contados entre esses. O conceito bíblico de arrecadação de fundos fornece a base para que os doadores desfrutem ao máximo de sua riqueza tanto na vida atual como na eterna. Existe tão somente um padrão para ser um mordomo fiel. Deus não tem um padrão para os pobres e outro para os ricos. Espera-se que todos invistam fielmente e multipliquem os talentos que Deus lhes dá.

O que é mais importante?

Você já deve ter visto esse adesivo: "Sao os que morrem com mais brinquedos que acabam ganhando". Esse adesivo geralmente está colado em um grande veículo recreativo ou em um reboque transportando o tal "brinquedo". O conceito bíblico de arrecadação de fundos bíblicos desafia o doador a questionar essa filosofia materialista e a considerar a possibilidade de substituí-la por um mandamento focado em Deus que afirma: "Aqueles que fazem o melhor impactando suas comunidades desfrutam muito mais da vida atual, assim como desfrutarão da vida eterna".

Conclusão

A Angariação de Fundos de Doação Planejada pode progredir com as seguintes garantias e determinação:

1. Esse ministério está ordenado pelas Escrituras.

2. Você é um mensageiro autorizado.

3. Você pode estar ao lado dos ricos. Tais diferenças de status são temporárias e provisórias.

4. Você incentiva a partilha de riqueza, não uma "esmola" oriunda de rendas disponíveis.

5. Você está oferecendo o melhor negócio de todos os tempos. Eles recebem . . .

• Para desfrutar de sua riqueza

• Para criar boas obras

• Para fazer o bem

• Para ser generoso e compartilhar

• Guardar tesouros para o futuro

• Para ter uma experiência superior de vida

O ministério de Doações Planejadas e de Testamentos e Legados permite que cada Consultor de Doações para Deus incentive os membros e outros amigos da Igreja Adventista a viver a vida de maneira abundante e a experimentar a alegria de doar.


[1] Este artigo é um resumo de uma apresentacao realizada pelo Professor Doutor Russel James III sobre o fundamento bíblico de doações planejadas e de arrecadação de grandes doações.

Dennis Carlson

Dennis R. Carlson é diretor de Planned Giving & Trust Services na Conferência Geral.