Proposta de Parceria entre Tesouraria e Ministérios de Mordomia

Nutrir um estilo de vida que prioriza a Deus é uma abordagem holística para a mordomia, o que envolve as áreas de crescimento espiritual pessoal, bem-estar pessoal, doação pessoal e envolvimento pessoal no cumprimento da missão final de Deus na Terra. Uma abordagem integrada da mordomia facilita a adoção de um estilo de vida em que membros da igreja colocam a Deus em primeiro lugar. A esse respeito, os Ministérios de Mordomia e a Tesouraria da Associacao Geral (AG) desenvolveram um documento de seis tópicos descrevendo as áreas de parceria, a fim de alimentar aspecto financeiro de um estilo de vida que prioriza Deus. Recentemente, esse documento foi compartilhado para que fosse discutido durante uma reunião de cúpula das tesourarias das Divisões e da AG. O texto ainda se encontra em desenvolvimento, mas pode ajudar a promover algumas conversações frutíferas em todos os níveis da organização da igreja.

Proposta de Documento de Parceria

Área de Parceria

Ação sugerida

#1 Fornecer uma compreensão mais clara da conexão entre crescimento espiritual pessoal, doação pessoal e envolvimento pessoal na realização da missão final de Deus para a Terra.

Disseminar uma perspectiva ampla da mordomia que se articula em torno da metanarrativa: "Somos criados e redimidos como mordomos".

Promover os devocionais semanais para antes das ofertas e a semana anual de avivamento da mordomia, que convida os membros a adotar um estilo de vida que prioriza a Deus.

#2 Promover a confiança dos membros da igreja informando-lhes como os recursos são administrados pelos vários níveis das entidades eclesiásticas.

Estabelecer um grupo para estudar a necessidade de alterações na Política de Trabalho e no Manual da Igreja para que esses documentos se harmonizem com as ações relacionadas à adoção do Plano de Ofertas Combinadas e tragam clareza às terminologias de algumas ofertas.

Certifique-se de que cada entidade administrativa tenha um modelo sobre o uso de dízimos e ofertas para compartilhar com suas comissoes e grupos de constituintes.

Comunique-se com a igreja quanto às finanças através de plataformas acessíveis e fáceis de usar sobre o seguinte:

  • Plano(s) de distribuição das diferentes ofertas e dos dízimos
  • Relatórios financeiros periódicos
  • Histórias da vida real fornecidas pelos beneficiários, seguindo um formato padrão combinado, vinculando os fundos recebidos com o progresso da missão

Eduque os membros da igreja sobre a importância de colocar o nome nos envelopes e de identificar se aquela importancia é dízimo, oferta ou doações.

Certifique-se de que as igrejas locais sejam regularmente auditadas e que os relatórios de auditoria sejam apresentados à comissão da igreja, nas reuniões de negócios da igreja e, de preferência, compartilhados com a igreja em geral sempre que possível.

Fornecer à liderança da igreja local recursos para desenvolver e implementar um sistema de controle interno.

#3 Promover a educação financeira a partir de uma perspectiva bíblica, para melhorar a caminhada diária dos membros da igreja com Deus e a sua capacidade de servir aos outros.

Criar um comitê editorial para desenvolver materiais para seminários de educação financeira que as igrejas locais possam adaptar às suas necessidades.

Treinar um grupo de educadores de educação financeira composto por tesoureiros, líderes de mordomia, pastores e outras pessoas com capacidade de apresentar Seminários de Educacao Financeira para a igreja local e a comunidade como uma ferramenta educacional e evangelística.

#4 Elabore um gráfico que mostre a tendência de como os membros da igreja estão crescendo na confiança e relacionamento com Deus por meio da participação obediente nos dízimos e nas ofertas regulares e sistemáticas.

Adicionar uma linha aos relatórios dos tesoureiros em todos os níveis onde eles possam indicar o número mensal de unidades de doação.

Desenvolver e fornecer um instrumento para as Associações e Divisões consolidarem dados do seu território sobre o padrão de participação nos dízimos e ofertas regulares.

Comunicar e analisar regularmente a tendência na participação em doações durante as reuniões do conselho da igreja, reuniões administrativas da igreja, outros fóruns e locais adequados da igreja e comitês executivos em todos os níveis.

Fornecer aos pastores ou líderes espirituais aprovados e treinados informações sobre a participação individual dos membros no dízimo com a finalidade de, mediante contatos pessoais, incentivá-los e mantê-los na igreja.

#5 Prepare recursos inspiradores de mordomia em formatos e plataformas que sejam amigáveis aos perfis geracionais e geográficos dos membros da igreja.

Invista mais recursos no desenvolvimento de recursos de mordomia para crianças, adolescentes e jovens adultos.

#6 Avaliar o impacto e a eficácia da alocação do Dízimo Extraordinário destinado aos diretores de mordomia em tempo integral da Divisão.

Realizar um estudo para avaliar a eficácia da iniciativa no aumento da participação no dízimo e na doação regular e sistemática.

Base lógica para a parceria

Esta proposta se baseia no conceito de ação integrada para melhorar a eficácia no crescimento de uma cultura que coloca a Deus em primeiro lugar. Tal cultura não acontece no vácuo, e apenas um departamento da igreja é insuficiente para levar os membros da igreja a adotarem o compromisso de sempre colocar a Deus em primeiro lugar. Esta iniciativa representa uma ação concreta para afastar a mentalidade individualista. A eficácia da estratégia integrada pôde ser observada na iniciativa de disseminar a educação em mordomia por meio da lição da Escola Sabatina. Os resultados obtidos em 2019 e o resultado antecipado para o primeiro trimestre de 2023 são bastante conclusivos. Infelizmente, ou felizmente, não podemos ter uma lição da Escola Sabatina a cada trimestre. No entanto, podemos fazer parcerias com outros ministérios, departamentos e iniciativas da igreja para levar de maneira efetiva o princípio de Deus em primeiro lugar a todos os segmentos da igreja.

AG, Ministérios de Mordomia