Transformando Igrejas Locais em Comunidades de Oração

Você tem lido o livro de Atos ultimamente? Se não o fez, agora seria um ótimo momento para isso. No livro de Atos, encontramos a igreja como uma comunidade de crentes falhos como você e eu, mas que se dedicava à oração, tendo experimentado o poder milagroso de Deus como uma ocorrência corriqueira. É preciso que vejamos Deus fazendo coisas poderosas hoje, como era tão comum naqueles dias.

Os crentes da igreja do primeiro século oravam como se a oração fosse o fôlego de suas vidas. Durante dez dias eles se reuniram no cenáculo e oraram pelo dom do Espírito Santo que lhes fora prometido. Eles oraram com a expectativa de que receberiam tudo o que Jesus Cristo lhes prometera.

Os discípulos de Jesus estavam orando naquela sala, embora todos eles O tivessem abandonado algumas semanas antes no Jardim do Getsêmani (ver At 1:13). Eles eram conhecidos por suas constantes discussões sobre quem seria o maior, como também por suas dúvidas, temperamentos explosivos, orgulho e ignorância. No entanto, humildemente se reuniram para orar juntos.

Também juntas, as mulheres estavam orando naquele cenáculo (ver At 1:14). Ah, sim, ali estava Maria, mãe de Jesus, mas isso não foi uma surpresa. Mas há boas razões para acreditar que as mulheres que sempre cuidaram de Jesus e de Seus 12 discípulos com seus próprios recursos também estavam lá. Eram mulheres com um passado duvidoso, que foram curadas e libertadas pelo Messias e que receberam uma nova identidade como filhas do Rei (ver Lc 8:1–3). Elas estavam ali para, juntas, orarem com esta jovem comunidade de fé.

No Pentecostes, o Espírito Santo veio e, como línguas de fogo, pousou sobre todos os 120 crentes presentes no cenáculo (ver At 2:1–4). Por que isso? Todos os 120 crentes estavam orando fervorosamente juntos, reivindicando o que Jesus lhes havia prometido.

Eles oraram juntos porque todos foram instruídos a esperar para receber o Espírito Santo (ver At 1:4, 5). Eles oraram juntos porque sabiam que precisavam um do outro para ser quem Cristo os chamou para ser e para fazer aquilo para o que Ele os chamou. Eles oraram juntos e juntos receberam Aquele que lhes fora prometido!

Ao orarem juntos e ficarem todos cheios do Espírito Santo, eles foram unidos e moldados em um só corpo de crentes cheios de fé. Orar juntos levou esses crentes a adorar juntos, comungar e comer juntos nas casas uns dos outros (ver At 2:42, 46). À medida que se tornaram uma comunidade de fé, começaram a conhecer as necessidades uns dos outros como nunca antes.

À medida que os crentes oravam, a fé deles crescia. Ao agirem com fé e obediência à Grande Comissão, o Espírito Santo tinha uma razão para dar-lhes cada vez mais do Seu poder transformador de vidas. A igreja, essa comunidade de fé, era um testemunho vivo nos mercados, nos campos, nas casas de familiares e de amigos e nas sinagogas de que o Cristo crucificado estava realmente vivo (ver At 2:32).

Com tal testemunho, milhares foram convencidos quanto à necessidade que tinham de Cristo (ver At 2:37, 41). Sacerdotes céticos se tornaram crentes e se uniram à igreja (ver At 6:7). Homens, mulheres e jovens que haviam clamado "Crucifica-O!" estavam agora convencidos a coroar aquele mesmo Jesus de Nazaré, sacrificando tudo o que tinham para trazer-Lhe glória.

Os crentes enfrentavam duras perseguições, mas nada podia deter aquela comunidade de fé. Quando perdiam seus empregos, posições, casas e terras, a igreja, em constante oração, respondia por meio daqueles que ainda tinham um pouco de dinheiro e algumas terras e que vendiam o que tinham e davam para os outros que tinham menos, de modo a apoiar a todos que compartilhavam o evangelho (ver At 2:44, 45; 4:32–37). Os crentes compartilhavam o evangelho em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer custo.

O Espírito Santo está pronto para chamar o povo de Deus para orar juntos novamente! Você e sua família da igreja podem experimentar o poder transformador do Espírito Santo! Não se contente apenas com ler sobre o poder do Espírito Santo na igreja primitiva. Clame a Deus para fazer parte daquilo que o Espírito Santo está pronto para fazer novamente na igreja hoje!

O que você pode fazer para convidar sua igreja para ser uma comunidade de fé ativa e dinâmica?

1. Comece reivindicando pessoalmente e com fé as promessas de Deus, orando diariamente.

2. Peça que Deus envie uma pessoa do mesmo gênero com quem você possa orar. Comecem a orar juntos a cada semana.

3. Divida os nomes da família da sua igreja em listas de dez. Recrute parceiros de oração para orarem diariamente por cada nome.

4. Orem juntos uma vez por semana com todos os parceiros de oração pessoalmente, se possível. Se isso não for possível, orem juntos online.

5. Promova um reavivamento para que a família da sua igreja clame a Cristo por meio da oração, de Sua Palavra escrita e do testemunho.

6. Conclua o reavivamento com uma reunião com o tema "O que vem a seguir?". Juntos, busquem a Deus e conversem sobre como continuar a crescer na fé e na fidelidade no uso de todos os recursos que Ele tem dado a você, a saber, tempo, talento, tesouro e influência.

7. Aja de acordo com esta promessa: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3:20, 21).


Don MacLafertty

Don MacLafertty é um discípulo de Jesus, esposo de April, um pai agradecido, um pastor e fundador/presidente do ministério In Discipleship. Este ministério está comprometido com o desenvolvimento de campeões que orientam as novas gerações para confiar, seguir e compartilhar Jesus, com o poder do Espírito Santo.