ADMINISTRANDO O DINHEIRO AO LONGO DOS ESTÁGIOS DA VIDA

Deus se preocupa com todos os aspectos da nossa vida e quer que olhemos para Ele em todas as fases pelas quais passamos. Se realmente confiarmos em Deus com tudo o que temos, Ele suprirá todas as nossas necessidades, como prometeu em Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam”. Esse texto está basicamente dizendo que Deus suprirá as nossas necessidades, não os nossos desejos. Muitas vezes, na tentativa de não ficar para trás dos que estão ao nosso redor, nos esforçamos constantemente para obter mais, de modo que nunca estamos satisfeitos com o que temos.

À medida que alguém transita pela vida, há cinco estágios principais. Por exemplo, casais jovens provavelmente enfrentarão desafios como o de construir uma casa, administrar dívidas e ensinar os filhos sobre dinheiro. Em contraste, uma pessoa mais velha (mais de 60 anos) estará mais interessada em questões de transferência de riqueza e aposentadoria. Tenha certeza de que, seja qual for o estágio em que você se encontra, Deus tem um plano para você.

Estágio 1

É na família que as crianças aprendem pela primeira vez sobre dinheiro. É nesse estágio que se estabelece as bases de como uma criança vê e entende o dinheiro e se molda a maneira como ela lidará com seus recursos financeiros quando adulta. Max Lucado, em seu livro Becoming Money Smart, declarou: “Em 1900, um americano médio queria 72 coisas diferentes e considerava 18 delas essenciais. Hoje, o americano médio deseja 500 coisas e considera 100 delas essenciais”. Estamos ensinando aos nossos filhos que eles sempre conseguem o que querem, ou os estamos ensinamos sobre a importância de poupar e doar (na forma de ajudar os outros) em vez de apenas gastar e receber para o próprio benefício?

O apóstolo Paulo define a razão de termos riquezas como um meio de satisfazer as necessidades do nosso próximo. O dom de doar é definido como o fundamento para uma vida de devoção abnegada aos outros: “Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus” (2Co 9:11).

Estágio 2

Essa fase é aquela em que você possivelmente tenha se formado na universidade ou concluído o seu aprendizado em seu novo emprego. Você pode estar pensando em pagar as dívidas da universidade, se casar ou construir uma casa nova. Você está animado com o aumento de sua renda e gosta da emoção de comprar novos artigos para a sua casa ou planejar o casamento dos seus sonhos. No entanto, devido ao aumento das mudanças em seu estilo de vida, esse é um estágio em que é mais importante do que nunca aprender a viver de acordo com suas possibilidades. Portanto, ter um orçamento realista e factível é essencial nessa fase, pois gastar menos do que ganha é um passo prático e necessário na jornada da vida para alcançar a estabilidade financeira no longo prazo.

É importante incluir a poupança em seu orçamento, a qual poderá ser usada posteriormente para ajudá-lo a gerenciar algumas das demais necessidades futuras relacionadas ao estilo de vida. Idealmente, isso se alcança mais facilmente quando se estabelece um débito direto em conta para aqueles valores mensais/semanais regulares a serem deduzidos de seu salário. Diz o sábio: “Procure conhecer o estado das suas ovelhas e cuide dos seus rebanhos, porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração” (Pv 27:23, 24).

Estágio 3

Esse estágio, quando você tem filhos e pode precisar de uma casa maior, pode ser o mais oneroso da sua vida. Por outro lado, também pode ser o momento em que você é promovido no trabalho, gerando um aumento na renda. Esta é uma excelente oportunidade para conversar com um consultor financeiro independente, que irá orientá-lo sobre os benefícios de planos de poupança, planos de previdência privada e investimentos. Em meio a tudo isso está um princípio bíblico para suprir as necessidades de nossa família. Somos informados em 1 Timóteo 5:8: “Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente”. Isso nos permite saber que Deus, que é quem provê os meios para trabalharmos em nossas áreas de atividade, determinou, por meio da Sua providência, a quantia apropriada que precisamos. Nossa responsabilidade está em como priorizamos e utilizamos os recursos que Ele forneceu. Obedecer aos Seus mandamentos quanto a doar, pagar impostos, saldar dívidas e suprir as necessidades de minha família é bíblico. O restante fica disponível para ser poupado e guardado para o futuro ou para ser gasto para financiar o estilo de vida que você acredita que Deus deseja que você viva.

Estágio 4

Esse é um momento da sua vida em que sua casa já está paga e você já se encontra aposentado. Agora, você tem mais tempo para desfrutar de seus hobbies. Esse é um tempo em que as pessoas tendem a mudar-se para uma casa menor e ter o prazer de passar mais tempo viajando ou se divertindo com seus netos. Nesta fase, faria bem ter alguma renda adicional à sua aposentadoria, o que pode ser obtido através de aplicações financeiras ou do aluguel de outras propriedades que você tenha ou até de um quarto vago em sua casa.

Lembremo-nos de que, quer tenhamos muito ou pouco nesta fase, temos uma responsabilidade: “Mas cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor, seu Deus, lhe houver concedido” (Dt 16:17).

Estágio 5

Nessa fase, você pode começar a ter problemas com sua saúde. Se você ainda não fez um testamento, esse é um bom momento para fazê-lo, porque se você morrer repentinamente sem testamento, sua família pode ter maiores dificuldades para lidar com seu patrimônio. Também vale a pena falar com um consultor financeiro independente sobre o planejamento quanto ao imposto sobre heranças, o que garantirá que o governo não possa exigir valores excessivos como impostos sobre a sua propriedade. Você também pode precisar pensar sobre o que fará se não puder mais cuidar de si mesmo. Você terá que avaliar se deve vender sua propriedade para arrecadar fundos para o seu tratamento ou se deve levantar um empréstimo tendo a casa como garantia.

Agora que vimos cada uma das fases da vida, é hora de você identificar em qual fase você está e se perguntar: Estou usando meus recursos com sabedoria? Qualquer que seja a fase da vida em que você esteja, é essencial ter um orçamento em funcionamento. Ao fazermos uma sociedade com Deus em nossa jornada por essas fases da vida, sejamos continuamente influenciados pelo objetivo final: “Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu Senhor" (Mt 25:23).

Pastor John e Delivon Francis

John Francis é Diretor dos Ministérios da Família e Mordomia da Associação do Norte da Inglaterra desde setembro de 2021. Por vários anos, atuou como profissional de vendas, administrou seu próprio negócio e trabalhou como consultor no setor de serviços financeiros. Essas habilidades têm sido fundamentais em sua atuação como diretor do departamento de Mordomia.