Três macacos compartilhavam uma árvore na floresta. O macaco Banana sempre colhia bananas. O macaco Milho sempre colhia milho. O macaco Coco sempre colhia coco. O macaco Banana fazia pães, pudim e vitaminas. Ele tentava todos os métodos que conseguia pensar para tornar suas refeições mais interessantes. Ele estava ficando cansado de bananas. O macaco Milho fazia milho na espiga, salada de milho e molho de milho. Ele fazia hora extra para criar menus que fossem apetitosos. Ele estava muito cansado de comer a mesma coisa dia após dia. O macaco Coco fazia cookies de coco, pão de coco e sorvete de coco. Não importava o que fizesse ele desejava ter alguma coisa a mais. Um dia um primo do macaco Banana visitou-o do outro lado do rio. Seu nome era macaco Flor. Ele olhou para a pilha de bananas, de milho e de coco. O macaco Flor então disse: “Vocês já tentaram combinar seu alimento pondo seus ingredientes juntos ou trocando os itens de modo que você não coma a mesma coisa todos os dias? Se vocês tiverem apenas um tipo de comida, como vocês vão desenvolver suas papilas gustativas? Parece que se vocês trabalharem juntos, vocês poderão compartilhar suas posses individuais e ter uma boa refeição recompensadora a cada dia”. Meu pai costumava contar essa história pra mim e para meu irmão quando estávamos em crescimento. Ele tinha o dom de contar histórias. Em Primeiro Pedro 4:10,11 (NVI) se lê: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém”.

Às vezes podemos achar que não temos um dom para dar a Deus como adoração. Você não precisa ter um grau especializado e anos de experiência para ter um dom. Tudo que você precisa é desejar adorar a Deus com um talento que ele já lhe deu. Bondade é um dom que a maioria das pessoas já tem. Você tem um pet que significa muito pra você? Você com certeza o alimenta todos os dias, leva-o para caminhar e escova seu pelo. Bondade é um maneira de mostrar quanto você se preocupa com os outros. Mesmo sendo você mesmo, você pode mostrar a alguém que ele é importante e que você seria um bom amigo.

Gálatas 6:2 (NVI) lemos: “Levem os fardos pesados uns dos outros e assim cumpram a lei de Cristo”. Você pode usar seu dom da bondade para ajudar alguém a se sentir melhor sobre si mesmo. Você já viu alguém sentado na cafeteria ou no recreio? Não custa muito fazer uma pessoa se sentir melhor. Você poderá dizer “olá” ou se oferecer para jogar algum jogo com a pessoa. Você pode reunir alguns de seus amigos com você e tomar um lanche com a pessoa que está sentada sozinha.

Muitas pessoas só querem se sentir amadas e aceitas. Não ter muitos amigos ou não ter o dom de fazer amigos pode causar tristeza. Se você tiver o dom da bondade, você pode ajudar aos que estão ao seu redor.

Adoração não acontece apenas na igreja. Seu comportamento pode ser um bom ou mau exemplo para os outros. Se você for uma boa pessoa, você poderá influenciar os que que estão ao seu redor sendo apenas quem você é. Talvez seu dom seja hospitalidade. Você pode fazer os outros serem bem vindos na sua casa ou em um jogo de bola ou numa festa. Atos 16:33, 34 fala de um carcereiro que levou pessoas para sua casa e deu uma refeição para elas. O simples ato da hospitalidade lhe trouxe alegria. Você pode receber alegria ajudando os outros. Quando você fizer disso uma prática, você ficará impressionado com a forma como seus dons podem não apenas tornar felizes aqueles que estão ao seu redor, mas também suas bênçãos aumentarão. Deus fica feliz quando você usa seus dons para ajudar os outros. Seu dom pode ser gerenciar pessoas ou eventos. Você pode ser o capitão do seu time de Baseball. Você poderia ser um grande exemplo para seu grupo apenas sendo um bom atleta ou um líder. Se alguém não marca um ponto, tudo bem. Se seu time ganha ou perde, lembre-se que é mais legal não ser um perdedor dolorido ou um vencedor orgulhoso. Se você ganhar se você vencer, dê um aperto de mão, abrace seus colegas de equipe e diga a eles que jogo incrível eles jogaram. Se você perder, cumprimente a outra equipe e diga-lhe como você está feliz por ter tido a oportunidade de jogar com um grupo tão habilidoso.

Espírito esportivo pode ser o seu dom. Pense nos atletas que têm dado graças a Deus e que o servem apenas sendo jogadores decentes. Quando você usa os dons com os quais Deus o abençoou, você está adorando-o. Você pode não estar numa igreja ou segurando uma bíblia, mas ainda assim você está adorando-o. Seus dons podem ser criatividade ou arte. Bob Ross era uma famoso pintor que falava com uma voz gentilenquanto criava suas obras de arte. Ross apresentou o programa de televisão “A Alegria de Pintar” de 1983 a 1994. Ele tinha a habilidade de pegar uma tela e fazer um lindo pô-de-sol, um jardim ou outra criação para as pessoas desfrutarem. Eu acho que seu talento verdadeiro era o amor. Ele era tão popular porque ele podia fazer o desenho de uma linha reta parecer interessante. Ele explicava o que estava fazendo com seu pincel, e ele ia fazendo comentários divertidos enquanto criava maravilhosas obras de arte.

Minha família ainda assiste às suas exibições. Nós gostamos de acrescentar comentários enquanto ele pinta um quadro. Seus programas não são apenas para artistas. Seu trabalho tinha a ver com a comunidade, contar histórias, e fazer qualquer um se sentir como se estive realizando alguma coisa. Filipenses 2:3 (NVI) diz: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”

Bob Ross sempre era legal e nunca orgulhoso. Ele costumava fazer graça consigo mesmo. Ele faleceu em 1995. Suas apresentações permanecem populares e várias escolas de arte por todo país espalham seu estilo. Se você usar seus dons de criatividade, você pode não apenas construir uma carreira, mas pode ajudar os outros.

Você pode estar imaginando, “qual é o meu dom?” Eu não consigo sequer acertar uma bola ou entender minha tarefa de matemática. Como posso adorar a Deus com meus dons? Para responder essas perguntas eu preciso perguntar a você: O que o faz feliz? O que você gosta de fazer que traz a você alegria? Você gosta de cozinhar com um de seus pais ou de seus avós? Quando ela era jovem, a chefe Amy Riolo costumava cozinhar com sua avó. Seu objetivo era apenas passar tempo de qualidade com alguém que ela amava. Sua avó compartilhava as receitas e lhe mostrava como preparar pratos italianos especiais. Amy assumiu sua paixão para cozinhar e transformou isso numa carreira profissional. Ela já publicou nove livros de receitas. Ela leva alunos em viagens culinárias e dá aulas de culinária em universidades e empresas. Dessa maneira, Amy estava basicamente compartilhando sua paixão por cozinhar com a avó e se alimentar de forma mais saudável, e agora ela tem patrocinadores em todo o mundo e é uma chef e autora de sucesso. Ela é bondosa com todos que encontra. Isso vem naturalmente para ela. I Coríntios 10:31 (NVI) diz: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

Seu dom não precisa ser complicado. Se você é uma pessoa jovem, ainda vivendo em casa, você pode gostar de ajudar sua família organizar a garagem ou lavar a louça após a refeição. Seu dom pode ser a organização. Você pode começar ajudando a manter a casa organizada. Tire o lixo, arrume sua cama, limpe a lixeira sem que lhe peçam. Tome a iniciativa de fazer por si mesmo. As bênçãos virão. Seus pais ficaram orgulhosos de você. As visitas ficarão impressionadas de quão organizada é sua casa. Seu gato vai adorá-lo por ajudá-lo a ter uma área limpa. Primeiro Coríntios 14:10 diz: “Tudo seja feito decentemente e com ordem”. Você pode usar seus talentos quando você está levando os pratos sujos para a pia, ajudando seu professor a arrumar a sala de aula ou dobrando as roupas lavadas em casa. Se seus pais lhe derem dinheiro pelo uso de seus dons para ajudar em casa, por que não começar o hábito de honrar a Deus e agradecer a Ele por Seu dom, pensando nele primeiro e devolvendo o dízimo e oferecendo ofertas do dinheiro que recebe por sua ajuda? Um dom é um presente. Grande ou pequeno, você tem alguma coisa especial. Pergunte aos seus pais ou aos membros da família qual é o seu dom. Fale com seus amigos. Pergunte-lhes quais as três coisas que eles gostam em você. Tome esses dons e use-os para fazer outras pessoas felizes. Se você leva alegria para alguém, você leva alegria para Deus. Você estará usando seus dons. E você não precisa fazê-lo sozinho. Trabalhar juntos é o melhor de todos os dons.

Gail Broeckel

Gail Broeckel é formada no Shenandoah Valley Academy e na Washington Adventist University, onde ela serve no conselho dos ex-alunos. Ela é gerente de mídia social e de marcas registradas. Ela trabalhou para a Associação de Potomac, no Washington Adventist Hospital, no Columbia Union College, e na ADRA Internacional..