A associação entre dar e missão é uma que está incorporada nas Escrituras. A passagem mais comumente usada para encorajar a doação claramente diz que a razão é "para que haja bastante comida na minha casa" (Ml 3:10).[1] Dar atende a uma necessidade. É a razão principal? A resposta é discutível e provavelmente não pertinente. Mas é definitivamente uma entre outras razões que têm sanção divina. Além disso, a eficácia do motivo da missão está firmemente fundamentada na pesquisa.[2] Como líderes espirituais e educadores de mordomia, podemos corajosamente encorajar a doação regular e sistemática para apoiar aqueles que se separam para ser uma bênção para os outros.

Neemias, o grande construtor, observou que durante sua ausência de Jerusalém, os levitas e músicos, sem culpa própria, deixaram suas atribuições espirituais e voltaram para seus campos por falta de apoio (Ne 13:10, 11). Ele repreendeu seriamente os líderes por esse estado de coisas e exigiu medidas corretivas imediatas como parte de suas iniciativas de reavivamento final. Como resultado, o povo respondeu massivamente ao apelo de Neemias para apoiar a missão:"E todo o povo de Judá trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos" (Ne 13:12).

Está na hora de reduzir ou demitir os obreiros da igreja? Acho que não! Muitos mais são necessários na linha de frente da missão. Com essa convicção, que estas palavras inspiradas possam ecoar de nossas publicações, mídias e meios de comunicação social, e de nossos púlpitos: "Para que tal obra se realize, há necessidade de meios. Sei que os tempos são difíceis, que não há abundância de dinheiro; mas a verdade deve ser difundida, e o dinheiro para difundi-la deve ser colocado na tesouraria.”[3

"Nós servimos porque você dá", o tema para esta edição do Dynamic Steward, nos leva a reconhecer que educar os membros sobre sua responsabilidade como mordomos tem importância eterna. O artigo de Gary Krause, diretor da Missão Adventista para a Associação Geral e alguns testemunhos inspiradores de alguns missionários trazem à luz o que pode acontecer quando "há comida em Sua casa”. Também estamos felizes em compartilhar com você mais artigos de nossos especialistas relacionados a vários aspectos da orientação estratégica do Ministério de Mordomia.

Bênçãos e seja uma bênção em 2021.

Aniel Barbe

Editor

 

1] Os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional. Copyright 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc. Usado com permissão. Todos os direitos reservados em todo o mundo.

[2] Smith, Emerson, & Snell, Passing the Plate (New York: Oxford University Press, 2008). 

[3]Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia (Tatuí, Casa Publicadora Brasileira, 2001), p. 39.