AUMENTE A EFICÁCIA... USE UM DISFARCE!

Os instrutores de mordomia de todo o mundo estão exultantes durante este primeiro trimestre de 2023. Ter uma lição da Escola Sabatina inteira dedicada a tópicos de mordomia não é comum. A última vez que isso aconteceu, no primeiro trimestre de 2018, a lição teve um grande impacto sobre a comunidade de crentes. Junte-se a nós em oração, e trabalhemos por resultados semelhantes aos de 2018, ou ainda melhores. E depois de 25 de março? Podemos esperar por outra lição sobre o tema da mordomia ou podemos reproduzir as condições concernentes ao sucesso dessa abordagem em uma escala localizada.

O uso da lição da Escola Sabatina para educar os membros da igreja na mordomia ajudou a popularizar uma mensagem que geralmente permanece à margem do que pregamos e ensinamos. Alguns elementos contribuem para o sucesso estrondoso desta iniciativa:

  • Está acontecendo na igreja local.
  • Os recursos necessários (humanos, financeiros e de tempo) para a implementação estão disponíveis.
  • Atinge um grande público, os que estudam suas lições e frequentam a Escola Sabatina.
  • Essas condições triplas podem ser usadas para avaliar o impacto potencial de iniciativas futuras. Podemos esperar com confiança que nossos programas de instrução sobre mordomia, executados em condições semelhantes, se baseiem no que estamos alcançando neste trimestre e venham a prosperar.
  • Uma maneira eficaz de garantir a presença dessas condições consiste em dar instruções educação sobre mordomia por meio dos ministérios, programas e canais existentes da igreja local, o que é conhecido como estratégia secreta. Nessa perspectiva, todos os níveis da igreja facilitam o trabalho da igreja local e só ficam satisfeitos quando tudo isso está acontecendo na igreja local. Com relação aos recursos, os ministérios de mordomia devem evitar a prática insalubre de competir pelo uso exclusivo de recursos limitados. Em vez disso, devem buscar uma parceria mais próxima com outros ministérios da igreja. A mentalidade solo é substituída por “façamos isso juntos”. Como resultado, os membros não ficarão separados, e os recursos humanos, financeiros e de tempo disponíveis na comunidade da igreja serão compartilhados para fazer discípulos e não para o avanço de um único departamento. Além disso, a “estratégia secreta” reconhece que os ministérios de mordomia não atraem multidões. Portanto, para que a mensagem permeie todos os segmentos da igreja, seria melhor que ela fosse veiculada por meio de outros ministérios que tenham mais audiência, tais como o ministério pastoral, dos jovens, das crianças, das mulheres e da vida familiar, só para citar alguns.

Nesta nova edição do Mordomo Dinâmico, gostaria de destacar a entrevista com G. Edward Reid, JD, o principal colaborador da lição da Escola Sabatina para adultos e um monumental instrutor de mordomia adventista! Sem dúvida, é uma leitura obrigatória. Aproveite todos os excelentes artigos da revista. Que Deus renove nosso interesse e discernimento para exercer a mordomia por meio dos ministérios, programas e canais existentes na igreja local.

Aniel Barbe

Editor