A mordomia não é só para adultos. Também é para crianças, adolescentes e jovens. A mordomia cuida de algo que nenhum de nós possui. Desde cuidar do nosso bairro até aprender a gerir o nosso dinheiro, estamos formando nossas crianças a entenderem que tudo pertence a Deus e que Ele nos deu o privilégio de cuidar disso tudo para Ele. Nós somos os gestores de Deus!

De acordo com psicólogos de desenvolvimento, as crianças começam desde cedo a formar hábitos na vida. Muitos hábitos já estão formados aos 9 anos, e alterá-los é mais difícil do que fazê-lo nos primeiros anos. Sendo assim, ensinar e formar as crianças para serem bons mordomos começa desde cedo. Quando os pais começam a ensinar aos seus filhos como usar o seu dinheiro para ajudar os pobres, ou como cuidar de seus corpos escolhendo alimentos saudáveis, estão edificando as bases para os padrões da vida adulta.

Ellen White encoraja fortemente os pais a “Ensinai a vossos filhos que Deus tem reivindicações sobre todas as suas posses e que nada jamais as poderá cancelar. Tudo que têm lhes pertence apenas em confiança; para provar se serão obedientes. [...] E os hábitos de economia, trabalho e sobriedade são, mesmo neste mundo, melhor porção para vós e vossos filhos que um rico dote.”*

Mais do que nunca, as crianças de hoje são bombardeadas com mensagens diárias que muitas vezes levam ao materialismo e a uma sensação de insatisfação com a vida. Em contrapartida, praticar a boa mordomia incentiva atitudes de gratidão e partilha. Assim, ensinar às crianças o espírito de dar e partilhar durante estes anos de formação ajuda-as a adotar a mordomia como um estilo de vida.

Os pais podem tornar a aprendizagem divertida ao planejar atividades para as crianças que as ensinem a cuidar das coisas que lhes foram dadas para administrar.

p EU DOU O MEU TEMPO. Deixe que as crianças façam uma lista de como elas planejam passar o seu tempo em determinado dia. As atividades poderiam incluir lições de casa, estudar a lição de Escola Sabatina, orar por uma pessoa em especial ou fazer biscoitos para outras crianças do bairro. Então converse sobre essas atividades com elas.

p EU USO MINHAS HABILIDADES/APTIDÕES PARA AJUDAR OS OUTROS. Ajude as crianças a planejar um show de talentos para os idosos de sua igreja ou em um lar de idosos. Envolva-as em atividades de canto, leitura de poemas, contação de histórias, ou ajude com o cenário ou sistema de som da igreja.

p EU DOU DE FORMA GENEROSA. Permita às crianças ajudar a embalar mantimentos para vítimas de catástrofes, doar brinquedos em bom estado às crianças pobres da comunidade ou doar um pouco das próprias economias para ajudar a comprar mantimentos para as crianças durante a missão. Elas podem usar diferentes envelopes para colocar o dízimo, um décimo do que receberam de mesada e de algum dinheiro que receberam de aniversário ou de Natal. Um envelope pode ser para poupança, um para gastos e um para missão. Leiam juntos Provérbios 21:20.

p EU ME PREOCUPO COM O MUNDO QUE DEUS CRIOU. Elas podem aprender a reciclar, recolhendo os recicláveis em vez de descartá-los. As crianças precisam respeitar os patrimônios, como a escola, a igreja, a cidade e as estradas. Podemos envolver as nossas crianças em projetos especiais na comunidade, como recolher lixo nas praia.

p MANTENHO MEU CORPO SAUDÁVEL. Leiam juntos 1 Coríntios 6:19 e peçam às crianças para listarem maneiras de manter o seu templo, que é o corpo, forte. Faça um gráfico em que elas possam anotar a quantidade de água que beberam no dia, ou quantos minutos de exercícios fizeram.

Vamos começar agora mesmo a ensinar nossos filhos a serem bons gestores para Jesus. Nunca é cedo demais para ajudar as crianças a entender a ideia da mordomia. £

* Ellen G. White, Orientação da Criança (Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1954), p. 81.

Linda Mei Lin Koh

Linda Mei Lin Koh é diretora do Departamento do Ministério das Crianças da Associação Geral