CONTINUIDADE DE MORDOMIA, DOAÇÕES PLANEJADAS E TESTAMENTOS E LEGADOS

“Tudo quanto de bom há na Terra, aqui foi colocado pela dadivosa mão de Deus, como uma expressão de Seu amor ao homem”.[i]

A mordomia é um tema com função de guarda-chuva que percorre a meta-história da raça humana. Ela pode ser rastreada até o tempo da origem de todas as coisas, representa um fator importante por trás do grande conflito e, finalmente, fará parte da restauração final.

Domínio planejado e outorgado

A mordomia foi dada por Deus como um presente para a raça humana antes que houvesse pecado em nosso planeta. No início, Deus planejou dar a mordomia aos seres por Ele criados e que foram feitos à Sua imagem. Gênesis 1:26 fala sobre o plano de dar domínio a Adão e Eva. Então, depois que Deus criou os dois seres humanos, Ele os abençoou e lhes deu a mordomia (ou domínio) sobre a Terra (Gn 1:28).

O plano original de Deus era uma expressão do Seu amor por toda a criação. Adão e Eva viveram por algum tempo como perfeitos mordomos, exercendo domínio sobre a Terra. Adão e Eva eram os representantes de Deus na Terra. Todas as suas necessidades eram atendidas, a vida deles sempre foi feliz e o seu trabalho, agradável. Eles tinham comunicação diária com o seu Criador e entendiam claramente que Deus possuía tudo e que eram mordomos das posses de Deus.

Domínio perdido

Então, uma força maligna entrou no mundo perfeito de Adão e Eva e os enganou, fazendo-os acreditar que deveriam ser donos e não apenas mordomos encarregados de administrar o que era de Deus. Por terem escolhido acreditar nessa mentira, as coisas se tornaram muito difíceis para eles. Imediatamente perceberam que haviam perdido a bênção que Deus havia originalmente dado a eles, que até agora os vestia. Demorou um pouco, mas logo eles descobriram que haviam perdido o domínio que Deus lhes dera e que fora tirado deles pela serpente, Satanás.

Lúcifer — Satanás, a serpente, o diabo ou o dragão — agora afirmava representar todas as criaturas da Terra. Ele passou a reivindicava o domínio, e este planeta se alinhou aos que se rebelaram contra Deus. Satanás e todos os habitantes agora se consideravam os donos da Terra.

Mordomia restaurada

Depois que o domínio foi perdido, Deus imediatamente prometeu a Adão e Eva que o domínio da Terra seria recuperado mediante uma futura semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente usurpadora e enganadora. Essa herança prometida deu esperança imediata a Adão e Eva.

Essa promessa de restaurar o domínio é a conexão existente entre a mordomia e a doação planejada. Desde o início, Deus tinha um plano para a redenção dos seres humanos. Jesus Se ofereceu para ser Aquele que viria e Se tornaria humano para restaurar o domínio da Terra para a raça humana. Uma vez que este plano estava em vigor desde sempre no passado, ele poderia ser imediatamente apresentado a Adão e Eva quando eles mais precisassem. Pela fé, Adão e Eva receberam imediatamente o poder de escolha. Agora, Eles podiam novamente escolher entre ser um proprietário que busca usurpar as bênçãos de Deus, ou um mordomo que, pela fé, escolhe administrar fielmente as posses de Deus. A escolha que Adão e Eva, levados por Satanás, fizeram ao comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal foi agora, pela fé, restaurada a eles.

Como descendentes de Adão e Eva, cada um de nós tem a condição de escolher entre ser um mordomo fiel das posses de Deus ou querer ser um proprietário no lugar de Deus. Deus afirma muito claramente que Ele é o dono de tudo (Êx 19:5; Jó 41:11; Sl 24:1; Ag 2:8). Como crentes professos em Jesus, a nossa escolha é ser mordomos fiéis de Deus.

Mordomia Vitalícia

Escolher ser fiel ou não faz parte da vida de todo ser humano. Essa escolha não pode ser evitada. Os serviços de mordomia, doação planejada e testamentos e legados (PGTS, na sigla em inglês) são vitalícios. (O PGTS não pode começar na vida de uma pessoa até que ela atinja a maturidade. Antes disso, os pais da criança fornecem o PGTS para a criança.) Como seguidores de Cristo, parte do nosso compromisso é colocar Deus sempre em primeiro lugar. Fazemos isso com nosso tempo, talento e tesouro, conforme evidenciado pela história de Jó. Como o cristão é fiel a Deus, as bênçãos e posses que Deus dá ao mordomo fiel para administrar aumentam. O mordomo fiel coloca Deus em primeiro lugar ao devolver um dízimo honesto e uma oferta regular e proporcional ao depósito de Deus (Malaquias 10:8).

No livro Conselhos sobre Mordomia, Ellen White descreve uma visão em que observou Satanás instruindo seus anjos a atacarem especificamente os cristãos adventistas do sétimo dia que vivem nos últimos dias da história da Terra. Na instrução dada por Satanás, essas tentações giram em torno da mordomia e da fidelidade: “Ide, fazei com que os donos de terras e de dinheiro se embriaguem com os cuidados desta vida. Apresentai o mundo diante deles em sua mais atraente luz, que acumulem o seu tesouro aqui, e fixem sua atenção sobre as coisas terrenas.”[ii]

Satanás usará todos os meios possíveis para atrair a raça humana a não colocar a Deus em primeiro lugar. Ele quer que seus anjos empreguem sua energia e tempo nesse propósito. Os anjos de Satanás são instruídos a atacarem os adventistas do sétimo dia na área da mordomia, cuidando para que estejam focados em terras, dinheiro, cuidado, tesouros e afeto.

Deus sempre

Quando terminará a responsabilidade da mordomia para a humanidade? Ser um mordomo fiel é manter Deus sempre em primeiro lugar em sua vida – Deus em primeiro lugar e Deus sempre. Uma das coisas essenciais que um mordomo fiel deve fazer é um plano para sustentar sua família. Apóstolo Paulo escreve: “Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente” (1Tm 5:8).

Deus abençoa os Seus seguidores com bens para que possam sustentar suas famílias e apoiar Sua missão na Terra. Satanás fará tudo o que puder para impedir que o mordomo fiel apoie a missão de alcançar pessoas para Deus. Satanás declarou o seguinte para os seus anjos: “Devemos fazer o máximo para evitar que os que trabalham na causa de Deus obtenham meios para usar contra nós. Conservai o dinheiro em nossas próprias fileiras. Quanto mais dinheiro obtiverem, tanto mais prejudicarão nosso reino tirando de nós os nossos súditos”.[iii]

Ter um plano que honre a Deus mesmo depois que descansemos à espera da volta de Jesus é a maneira pela qual um mordomo fiel coloca a Deus sempre em primeiro lugar. O plano fiel mantém posses que são dádivas de Deus para os Seus propósitos na Terra. A responsabilidade da mordomia termina quando o seguidor de Jesus, por meio de seu plano fiel, transfere os bens por ele administrados de maneira a mantê-los seguros para os propósitos de Deus na Terra. A mordomia fiel dos nossos bens é o que eu chamo de “Deus sempre”.

À medida que a história humana se desenrola, que o amor de Jesus motive todos a serem mordomos fieis: Deus primeiro e Deus sempre, até a restauração da ordem que Deus planejou para todo o Seu universo.


[i] Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014), p. 8.

[ii] White, Conselhos sobre Mordomia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014), p. 97.

[iii] Ibid.

Dennis Carlson

Dennis R. Carlson é diretor do departamento de Doações Planejadas e Serviços Patrimoniais da Associação Geral.