CUIDANDO DOS MORDOMOS: ENTREVISTA COM G. EDWARD REID

Temos o prazer de compartilhar uma entrevista que tivemos com G. Edward Reid. O Dr. Reid é o principal colaborador da Lição da Escola Sabatina para adultos do primeiro trimestre de 2023. Ele tem uma vasta experiência como líder de mordomia e educador.

P: Dr. Reid, o que o senhor pode compartilhar conosco sobre o seu ministério pastoral e o início de seu ministério como líder de mordomia?

R: Comecei como pastor distrital na Associação dos Estados do Golfo, onde trabalhei por cerca de 12 anos. Depois disso, fui chamado para ser diretor de saúde da Associação Georgia-Cumberland, onde também ajudei nos departamentos de evangelismo e mordomia. Enquanto estava na Associação Georgia-Cumberland, comecei a faculdade de direito e tornei-me advogado. Então, fui nomeado diretor de mordomia da Associação Georgia-Cumberland. Uma de minhas principais tarefas era arrecadar dinheiro para o novo Centro de Conferências Adventista de Cohutta Springs.

Tive a oportunidade de participar de vários seminários de fim de semana com Larry Burkett, com quem aprendi sobre conceitos financeiros cristãos. Além desses princípios técnicos de administração de dinheiro, dediquei muito tempo no estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia para descobrir informações adicionais, as quais se mostrariam muito valiosas para meus livros e seminários.

P: Como o seu ministério evoluiu na área de mordomia?

R: Comecei a apresentar seminários por todo o país, especialmente na Associacao Georgia-Cumberland. Curiosamente, porém, fui chamado pela Divisão Norte-Americana para ser Secretário Tesoureiro da ASI (Servicos e Indústrias de Adventistas Leigos, na sigla em inglês). Fiquei três anos nessa função. Então, a Review and Herald Publishing Association me pediu para escrever um livro sobre administração de dinheiro. Concordei e escrevi It´s Your Money! Isn´t It? (É o Seu Dinheiro, Não É?, em tradução livre). Depois disso, aceitei o cargo de diretor de mordomia da Divisão Norte-Americana (NAD, na sigla em inglês). Isso foi por volta de 1994. Nessa posição, visitei todas as 58 Associações da América do Norte seja como orador de reuniões campais ou de concílios de obreiros. Também apresentei muitos seminários de fim de semana em igrejas locais e universidades. Minha última tarefa para a Divisao Norte Americana foi escrever e editar o material para Faith and Finance (Fé e Financas, em tradução livre), que creio ainda estar disponível hoje no Departamento de Mordomia da NAD.

Depois de meu trabalho na área de mordomia, servi por oito anos na Rádio Mundial Adventista (AWR, na sigla em inglês), trabalhando no Departamento de Doações Planejadas.

P: Como o senhor definiria a mordomia cristã?

R: Bem, nós somos filhos de Deus. E se, como em qualquer família, temos responsabilidades e recompensas. Deus nos deu a responsabilidade de administrar Seus assuntos nesta terra. Por exemplo, é preciso muito dinheiro para administrar a igreja aqui, mas Deus não assina nenhum cheque. Ele abençoa as pessoas aqui com dinheiro, e nós devemos apoiar Sua obra.

P: O senhor poderia falar um pouco mais sobre a mordomia financeira?

R: É um conceito bíblico. No livro de Provérbios, recebemos muitas informações valiosas sobre a administração do dinheiro. Por exemplo, Provérbios 22:7 diz: “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Há provavelmente 20 ou mais versículos na Bíblia que tratam de dívidas. Todos eles são negativos. Não é pecado ter alguma dívida. Mas ter dívidas é um fardo para as pessoas, e as Escrituras nos aconselham a evitá-las.

Portanto, as lições deste trimestre não são tanto sobre teologia, embora o ensino seja teologicamente correto; elas são sobre administração e vida cristã prática. É provavelmente a lição mais prática da Escola Sabatina que você pode estudar porque ela realmente ensina como ser financeiramente fiel.

P: O que mais o senhor pode nos dizer sobre essas lições sobre como sermos “Administradores Fieis”?

R: O objetivo da lição é a fidelidade financeira. Mas você não pode ser fiel se não entender a sua situação financeira. As lições deste trimestre apontam os passos práticos para se tornar alfabetizado financeiramente, espiritualmente. Não é tanto que nosso povo seja beligerante e relutante, mas muitos simplesmente ignoram os princípios que Deus nos deu. Não se trata de crítica; apenas observei essa situação entre os membros. Então, o que estou tentando fazer nestas lições é praticamente treinar as pessoas para que aprendam sobre a vontade de Deus quanto à administração do dinheiro Dele.

Teremos famílias mais felizes se administrarmos bem. Além disso, a obra de Deus será bem sustentada. Nenhuma igreja ficará sem as bênçãos de Deus, e todas elas avançarão no evangelismo. Todos nós queremos ver a obra terminada e Jesus voltar, mas vai exigir dinheiro, vai exigir sacrifício. Queremos que todos vejam a Deus, e é por isso que falei sobre as recompensas dos fiéis na última lição.

P: Como o senhor responderia àqueles que desafiam a prática do dízimo e das ofertas?

R: Bem, é interessante notar é que o dízimo foi ideia de Deus. O dízimo não foi inventado por uma comissão da Associação Geral ou pelo Departamento de Mordomia. Quando você olha para todos os textos bíblicos sobre administração de dinheiro, eles formam um belo conjunto. Eles nos mostram como agir e como ter paz e a bênção de Deus em nossa vida. É incrível. Digo às pessoas que, mais do que uma responsabilidade, o dízimo é um privilégio, porque Deus permite que estejamos envolvidos em Sua obra de uma forma que pode trazer paz à nossa vida, prosperidade para nossas famílias, estabilidade para o nosso casamento e assim por diante. As coisas mudam completamente quando você está envolvido e totalmente comprometido com a obra de Deus.

Uma das coisas que é muito interessante de entender é o sermão da montanha, pronunciado por Jesus. Em Mateus 6, há cerca de 14 versículos que tratam da administração do dinheiro. Um deles diz: “Não acumulem para vocês tesouros na terra”. Isso está em Mateus 6:19. Mas no versículo 20, Jesus continua: “Mas acumulem para vocês tesouros no céu”. A ideia é que, de uma perspectiva humana, queremos cuidar da nossa família e de nós mesmos. Na perspectiva de Deus, nós cuidamos da obra de Deus, e Ele cuidará de nós.

P: Por que o senhor decidiu escrever uma lição completa sobre a cobiça?

R: Raramente ouvimos um sermão ou lemos um artigo sobre a cobiça. Mas é o último dos Dez Mandamentos (Êx 20:17). Como você sabe, de acordo com o Novo Testamento, os que são avarentos não herdarão o reino de Deus (1Co 6:9, 10). A cobiça é definida como um desejo desordenado pela posição ou pelas posses de outro. Como vencê-lo? É disso que trata toda a lição. Em outras palavras, como superar o desejo de ter cada vez mais posses terrenas?

Existem várias histórias da Bíblia que falam sobre a cobiça. O próprio diabo cobiçou a posição de Deus. Adão e Eva queriam ser como Deus. As pessoas às vezes pensam que, se pudessem ganhar um pouco mais de dinheiro ou um pouco mais disso ou daquilo, elas seriam felizes. Mas a cobiça é algo contra da qual devemos nos proteger. A melhor maneira de se proteger contra a cobiça é colocar Deus em primeiro lugar e ser muito generoso com os outros e com a causa de Deus.

P: Qual é a sua impressão sobre o tema “Deus Primeiro”, escolhido pelo Departamento dos Ministérios de Mordomia?

R: Sempre coloque a Deus em primeiro lugar em tudo que fizer. O Espírito de Profecia fala não apenas sobre ser fiel nos dízimos, mas sobre colocar a Deus em primeiro lugar com o dízimo. Em outras palavras, não espere até a última hora para devolver o seu dízimo, mesmo que seja um dízimo honesto, mas faça disso a primeira coisa, e você receberá a bênção de Deus. Quando as pessoas falam sobre suas necessidades, eu apenas digo a elas: se você colocar Deus em primeiro lugar, Ele cuidará de você. Mateus 6:33 nos diz para buscarmos “”em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Meu texto favorito sobre mordomia é Provérbios 3:9,10: “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações”. Se você fizer isso, “os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”.

P: Os membros da igreja parecem entender melhor o dízimo do que as ofertas, e isso fica evidente em suas práticas de doação. O que o senhor sugeriria para revitalizar as ofertas missionárias?

R: Uma razão é que, hoje, na Escola Sabatina, já não há tanta ênfase sobre as missões como costumava haver. Se as pessoas não estão cientes do que está acontecendo e não entendem o sacrifício sofrido por muitas pessoas que estão envolvidas no trabalho missionário, elas não ficam inclinadas a apoiar. Outro fator é que muitos membros da igreja não têm sabem para onde vão todas as ofertas. Eles acham que as ofertas são como um grande buraco na igreja, o qual nunca é preenchido. Não importa quanto a igreja consiga, sempre há mais necessidade! Por essa razão, Informações regulares, acessíveis e claras são essenciais.

Nossa igreja local ajuda a patrocinar um missionário e uma grande variedade de projetos missionários. E estamos muito felizes por podermos fazer isso, além de devolver nossos dízimos e ofertas regulares.

P: O senhor está insinuando a ideia de dar ofertas como uma proporção da renda? Poderia falar um pouco mais sobre isso?

R: Há muitos anos, contribuímos para o desenvolvimento do plano de doações pessoais na Divisão Norte-Americana. Acredito que todos devemos ser sistemáticos em nossas ofertas, e doar mais, na medida em que Deus nos abençoa. Sempre digo às pessoas que raramente temos o problema de doar demasiadamente. E acho que se doarmos mais do que precisamos, Deus nos devolverá de alguma forma. Ele é honesto. Se acreditamos que a obra está sendo terminada, devemos querer fazer parte dela. Acredito que as pessoas que têm uma boa renda deveriam dar ofertas superiores ao dízimo.

Tem havido uma espécie de enigma ao longo dos anos sobre doações sistemáticas, em oposição a doações para projetos. Pessoalmente, acho que devemos fazer as duas coisas. Os crentes devem fazer o que podem de uma maneira sistemática; minha esposa e eu temos doado pelo menos 5% ao longo dos anos. Existem também projetos especiais valiosos que as pessoas precisam conhecer – e elas gostam de ser desafiadas. Acho que é apropriado ser sistemático em suas ofertas, para que os tesoureiros de nossas igrejas locais e associações locais possam contar com uma certa quantia. De certa maneira, é como o imposto pago para o templo. Mas além disso, as pessoas precisam conhecer os projetos da igreja, porque se não houver projeto, as pessoas não vão saber que as coisas estão acontecendo.

P: Que resultados o senhor espera ver depois que a igreja mundial estudar um trimestre inteiro sobre mordomia?

R: Eu gostaria de ver os membros livres de dívidas, se relacionando bem com suas respectivas famílias e sendo generosos com a igreja. Finalmente, gostaria de ver nosso povo crescer em sua educação financeira.

Títulos Acadêmicos

  • Bacharel em Teologia pela Southern Adventist University
  • Mestrado em Divindade pela Universidade Andrews
  • Mestrado em Saude Pública pela Universidade de Loma Linda
  • Doutor em Direto pela Escola de Direito da Universidade do Estado da Georgia

Livros escritos por Ed Reid:

  • It’s Your Money, Isn’t It?
  • Even at the Door
  • Sunday’s Coming
  • Almost Home
  • Ready Or Not
  • Battle of the Spirits
  • Managing for the Master (Principal Contributor)
  • Faith and Finance (Ed.)

Dr. G. Edward Reid