A comissão de nomeação da igreja está prestes a concluir o processo de seleção de líderes para os vários ministérios da igreja. Resta um último cargo a ser preenchido: o de diretor de mordomia. De acordo com o processo regular, o nome deve ser votado pela comissão de nomeação. Cabe então ao pastor ou a uma outra pessoa designada procurar a pessoa selecionada e convencê-la a aceitar o cargo. Este é um cenário bastante costumeiro!

A pergunta mais frequente feita por potenciais diretores de mordomia é: “O que faz um diretor de mordomia da igreja local?” Em resposta, muitos recebem a garantia de que, na hora certa, “alguém” explicará o que se espera deles. Infelizmente, essa promessa raramente é cumprida. Não é necessariamente uma questão de esquecimento ou negligência. Muitas vezes o que há é uma falta de conhecimento, o que torna difícil para os pastores e anciãos da igreja orientar os recém-eleitos diretores de mordomia da igreja local em seu novo cargo. E, no entanto, essa informação é crucial para que a mordomia cristã seja conduzida de maneira eficaz nas nossas igrejas. Neste artigo, esperamos eliminar o mistério em torno desta importante questão.

O fundamento

A importância da mordomia fiel é confirmada pelo conselho inspirado de Ellen White: “Cada homem é um mordomo da confiança sagrada; usando-a de acordo com a direção do Doador; e prestando contas individualmente de sua mordomia a Deus”.[1] Ellen White também revelou à igreja de Deus que a mordomia é um aspecto importante do grande conflito. Ela descreve uma conversa entre Satanás e seus anjos:

Devemos conservar em nossas fileiras todos os meios de que pudermos dispor. Quanto mais recursos os seguidores de Cristo dedicarem a Seu serviço, tanto mais prejudicarão o nosso reino, arrebatando-nos os súditos. [...] Fazei que a cobiça e o amor às coisas terrestres sejam o traço predominante de seu caráter. Enquanto predominarem estes traços, a salvação e a graça estarão para trás. Reuni todas as atrações em redor deles, e serão certamente nossos. E não somente disso temos certeza a respeito deles, mas também sua odiosa influência não será exercida no sentido de guiar outros ao Céu. Quando alguns tentarem dar, infundi-lhes o sentimento de avareza, para que seja mesquinha a oferta.[2]

A Igreja Adventista adotou uma crença fundamental sobre a mordomia cristã:


Somos despenseiros de Deus, responsáveis a Ele pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, capacidades e posses, e das bênçãos da terra e seus recursos que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus por meio de fiel serviço a Ele e aos seres humanos, e devolvendo o dízimo e dando ofertas para a proclamação de seu evangelho e para a manutenção e o crescimento de sua igreja. A mordomia é um privilégio que Deus nos concede para desenvolvimento no amor e para vitória sobre o egoísmo e a cobiça [...] (Gn 1:26-28; 2:15; 1Cr 29:14; Ag 1:3-11; Ml 3:8-12; Mt 23:23; Rm 15:26, 27; 1Co 9:9-14; 2Co 8:1-15; 9:7).[3]

O Departamento de Ministérios de Mordomia considera que a tarefa do diretor de mordomia da igreja local consiste na implementação da crença fundamental acima, “convidando os membros a confiarem em Deus como Dono e Provedor e a se associarem em Sua missão final por meio de doações regulares e sistemáticas”.[4] No entanto, nem sempre é uma tarefa simples traduzir essa crença em programas, iniciativas e ações.

Perfil, conhecimentos e recursos

Além de acabar entre os últimos cargos ocupados ou, muitas vezes, nunca preenchidos, a escolha do diretor de mordomia costuma ser ofuscada por dois erros comuns. Muitas comissões de nomeações fazem a pergunta errada para iniciar o processo: “Quem ainda não foi escolhido para outras responsabilidades?” Implicitamente, isso significa que o cargo de diretor de mordomia é desvalorizado por ser algo como um prêmio de consolação. Outro erro comum é ter como único critério uma pessoa que tenha experiência na área de gestão de finanças pessoais, confundindo o ministério de mordomia com uma consultoria financeira. Ambas as armadilhas precisam ser evitadas.

É essencial que o candidato escolhido, por ser líder de um ministério da igreja, demonstre qualidades espirituais tais como:

  • Ter uma vida de oração consistente.
  • Ser um fiel estudioso da Bíblia, do Espírito de Profecia e da lição da Escola Sabatina.
  • Ser reconhecido pela igreja como alguém que vive de acordo com os princípios bíblicos da mordomia. Esta qualidade está alinhada com as instruções do Manual da Igreja: “Os anciãos, mediante seu exemplo na devolução fiel dos dízimos, devem incentivar outros membros a também devolver fielmente seus dízimos. Eles podem promover o dízimo apresentando publicamente o privilégio e a responsabilidade bíblica da mordomia cristã e por meio do esforço pessoal com os membros, de forma delicada e útil”.[5]

Um ministério eficaz depende em grande parte do conhecimento e habilidade do líder. No entanto, como Deus raramente chama aqueles que já são qualificados, os escolhidos para esse ministério são convidados a aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Jesus, o cabeça da igreja, estabeleceu um alto padrão para os Seus colaboradores: “Jamais alguém falou como este homem” (Jo 7:46) e “Ele as ensinava como quem tem autoridade” (Mt 7:29). Uma mentalidade progressista é decisiva. O diretor de mordomia escolhido estará no caminho certo para o sucesso se, desde o início, adquirir conhecimento em algumas áreas-chave, tais como:

• Crença da mordomia baseada nas Escrituras.

• Fundamentos de gestão financeira pessoal.

• Princípios sobre dízimo e ofertas regulares e sistemáticas (pacto), baseados na Bíblia e no Espírito de Profecia.

• Uso adequado dos dízimos e das ofertas na Igreja Adventista.

• Responsabilidade e transparência na gestão das finanças da igreja.

Vários recursos facilmente acessíveis podem ajudar os diretores de mordomia da igreja local no desempenho de suas responsabilidades:

- Livro “Conselhos sobre Mordomia”, de Ellen G. White, e seu guia de estudos (https://m.egwwritings.org/en/book/14019.2#0).

- O livro “Stewardship Roots”, de Angel Rodriguez, fornece um amplo conhecimento bíblico sobre a teologia do dízimo e ofertas ((https://stewardship.adventist.org/stewardship-roots-tithing-in-the-old-testament.pdf).

- O livro “Faith & Finance” traz uma visão abrangente sobre a gestão de finanças pessoais (https://www.amazon.com/Faith-Finance-Financial-Planning-Factor/dp/0971113475).

- Mordomo Dinâmico, revista trimestral publicada pelos Ministérios de Mordomia da Associação Geral (https://www.adventistas.org/pt/mordomiacrista/projeto/revista-mordomo-dinamico/).

- Stewardship Ministries Newsletter, publicação mensal dos Ministérios de Mordomia da Associação Geral (https://stewardship.adventist.org/newsletter).

- Website da Adventist Stewardship para acesso a recursos já existentes como também os mais recentes (https://stewardship.adventist.org/).

- O Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para obter uma maior familiaridade com os procedimentos administrativos do departamento e da igreja em geral (https://downloads.adventistas.org/pt/kits/manual-da-igreja/)

Abordagens e Estratégias

O diretor de mordomia da igreja local cumpre três funções principais: (1) educar a igreja sobre a benevolência sistemática; (2) preparar os crentes na administração dos recursos financeiros pessoais e (3) participar da administração da igreja local. Além disso, embora geralmente não tenham acesso a informações quanto às doações pessoais dos membros, eles monitoram de perto a tendência da participação no dízimo e nas ofertas regulares para a igreja local. Em harmonia com a liderança da igreja, eles procurarão constantemente melhorar as medidas que visam a promover fidelidade.

Diretores de mordomia eficazes da igreja local usam as seguintes estratégias para fomentar a generosidade e a fidelidade:

• Conduzem as pessoas à fidelidade demonstrando pessoalmente o amor de Cristo e apontando este amor para elas.

• Evitam usar o sentimento de culpa para levar as pessoas à fidelidade.

• Abstém-se de incentivar as pessoas a entrarem em um relacionamento de barganha com Deus (ou seja, doar a fim de receber mais).

• Não apenas pregam sobre o que é necessário, mas também sobre como viver a vida de um mordomo cristão.

• Dedicam tempo para ensinar pessoalmente os membros da igreja, respondendo suas perguntas, por mais singulares que sejam.

Programas de mordomia

Cinco aspectos precisam de máxima consideração quando os diretores locais têm que tomar decisões sobre os programas de mordomia para suas igrejas locais:

Relevância. Nem todos os programas considerados bons são adequados para uma igreja local específica. O que funciona bem em uma localidade pode não produzir os mesmos resultados em outra. O diretor de mordomia da igreja local precisa de sabedoria para decidir se um determinado programa pode ser adaptado, ou simplesmente colocado de lado em favor de outro que seja mais apropriado. Três elementos ajudam a avaliar a relevância: (1) conhecimento completo do perfil e das necessidades dos membros; (2) pesquisa sobre o interesse dos membros no programa; e (3) consulta a outros líderes da igreja.

Pergunta-chave: Este programa é apropriado para minha igreja?

Facilidade de Implementação. Qualquer programa depende de recursos humanos para ser implementado. Alguns programas de instrução sobre mordomia exigem conhecimentos específicos, não disponíveis para uma igreja local. Tentar implementar esses programas pode ser um desserviço ao departamento, o que pode causar constrangimentos. O autoconhecimento é uma característica importante de um diretor de mordomia da igreja local.

Pergunta-chave: Tenho os recursos humanos necessários para implementar este programa?

Custo para Implementação. As igrejas têm perfis financeiros variados, e todos os programas têm um custo. É essencial que o diretor de mordomia preste atenção ao conselho de Jesus em Lucas 14:28: “Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” Seria bastante embaraçoso se o diretor de mordomia fosse justamente aquele que ultrapassa o orçamento previsto.

Pergunta-chave: Tenho os recursos financeiros necessários para implementar o programa?

Espaço Disponível na Agenda da Igreja. É raro encontrar uma igreja adventista que tenha horários disponíveis para novos programas. Todos os ministérios da igreja geralmente competem por um espaço no calendário eclesiástico. As horas do sábado são as mais cobiçadas (com o perdão da expressão!). Essa situação pode resultar numa competição até agressiva e em animosidade dentro da comunidade da igreja. Os ministérios de mordomia raramente têm os melhores trunfos ou argumentos para vencer essa disputa.

Pergunta-chave: Será que eu tenho tempo para executar o programa de educação de mordomia?

Público. Ter experiência, recursos financeiros e horário disponível não garantem o sucesso, pois há um grande obstáculo: a presença do público. O tema da mordomia não tem um público natural tal como os ministérios infantil, de lar e família, de jovens ou da mulher. Muitos programas de mordomia bem planejados e executados têm baixa frequência e, consequentemente, não alcançam os objetivos esperados. A maioria dos que comparecem são aqueles que já estão cientes e convencidos dos princípios de mordomia. Por isso, é fácil que o diretor fique frustrado e desanimado. Depois de vários programas malsucedidos, o ministério de mordomia pode se tornar um ministério inativo na igreja local.

Pergunta-chave: Quais dos membros da igreja assistiriam ao programa?

O objetivo das perguntas acima não é desanimar os diretores de mordomia da igreja local, mas ajudá-los a tomar decisões bem embasadas que resultem em programas bem-sucedidos.

Estratégia do disfarce

Adotar uma abordagem “disfarçada” ajuda a enfrentar os cinco desafios apresentados acima. Essa estratégia consiste em compartilhar a educação em mordomia por meio de programas e canais já existentes na igreja. A estratégia disfarçada é mais facilmente implementada quando os líderes de mordomia:

- Cultivam um espírito de parceria

- Fogem da mentalidade tribal

- Não se preocupam com quem vai receber o crédito pelo programa

Pergunta-chave: Como a educação em mordomia se mescla com os demais ministérios e programas da igreja?

A estratégia disfarçada traz vários benefícios aos programas de educação de mordomia:

Garante a relevância: Os ministérios de mordomia fornecem conteúdo em resposta às solicitações de outros ministérios da igreja ou grupos de membros da igreja.

Reduz os recursos financeiros: O custo de implementação é compartilhado com o ministério que acolhe ou comparte o programa.

Reduz os recursos humanos: A maior demanda por recursos humanos geralmente vem da logística de apoio a um determinado programa. No caso de iniciativas “disfarçadas”, a logística necessária é compartilhada ou simplesmente fornecida pelo ministério que acolhe ou comparte o programa. O diretor de mordomia pode se concentrar no conteúdo de mordomia. Um exemplo seria a diferença que há entre organizar um congresso de mordomia e falar em um congresso de jovens.

Supera restrições de tempo: Ao adotar essa abordagem, os ministérios de mordomia não estão forçando a agenda já apertada da igreja local. A necessidade de lutar por espaços exclusivos para os programas de mordomia simplesmente desaparece. Além disso, como a maioria dos organizadores de eventos tem a responsabilidade de encontrar itens de qualidade para os seus programas, a participação da mordomia geralmente é muito bem-vinda.

Evita a mobilização do público: Como existem vários ministérios na igreja que, comprovadamente, atraem um grande público, o diretor de mordomia não precisa mobilizar os participantes, podendo aproveitar aqueles já reunidos para um determinado programa. Nesse contexto, a probabilidade de alcançar as pessoas que precisam da mensagem da mordomia é muito maior.

Iniciativas de Educação em Mordomia

Existem várias oportunidades para incluir conteúdos de mordomia em programas e ministérios já existentes na igreja.

Informativo Mundial das Missões

Incentive a equipe da Escola Sabatina a usar o informativo mundial das missões como meio de promover as ofertas semanais arrecadadas na Escola Sabatina. A leitura semanal do informativo mundial das missões é um lembrete regular da relação que existe entre o progresso da missão e as doações. O informativo está disponível em vários formatos e idiomas no site da Missão Adventista da Associação Geral (https://www.adventistmission.org/).

Leituras e vídeos referentes às ofertas

As leituras e vídeos referentes às ofertas apresentados durante o culto divino estimulam na mente dos membros da igreja o conceito de que as ofertas são uma expressão de adoração. Essas leituras e vídeos estão disponíveis online: (https://stewardship.adventist.org/tithe-and-offerings-readings).

Alguns territórios incluíram essas leituras no final da lição semanal da Escola Sabatina. A ideia é lembrar e incentivar os membros a separarem suas ofertas durante a semana.

O sermão do culto divino

Os cultos de sábado representam o horário nobre da vida da igreja. É essencial que os membros recebam instruções sobre a mordomia durante esse período especial.

Parceria com outros departamentos

As reuniões específicas sobre mordomia geralmente são pouco frequentadas. Portanto, para que a mensagem da mordomia alcance a igreja, é importante fazer parceria com outros departamentos. Sempre que houver oportunidade, priorize ensinar sobre gestão das finanças pessoais e familiares junto com o tema da prática de ofertas regulares e sistemáticas (pacto) e do dízimo.

Mordomia nos programas JA

Estabeleça uma parceria com o departamento de jovens da igreja local para apresentar um seminário anual ou semestral para os Aventureiros e Desbravadores, dando a esses a chance de ganhar os prêmios “Mordomo Sábio” e “Honra ao Mérito da Mordomia Cristã”. Os requisitos para esses programas fornecem uma base para uma mordomia para toda a vida. Tudo isso pode ser feito durante os programas regulares desses clubes ou durante os camporees.

Sábado Mundial da Mordomia

O calendário mundial da igreja prevê um sábado mundial da mordomia levado a efeito no primeiro sábado de dezembro. Os materiais geralmente estão disponíveis na associação local ou no site www.adventiststewardship.org. Eles geralmente consistem em um sermão de mordomia e uma apresentação para o sábado à tarde. O conteúdo e a data podem ser adaptados para que sejam relevantes em qualquer contexto.

Semana de reavivamento da mordomia

Em algumas divisões, é separada uma semana para que todas as igrejas realizem um reavivamento anual de mordomia. O evento geralmente começa com o Dia Mundial da Mordomia. Em geral, existe material disponível para a realização desse programa. A semana tem três propósitos principais: trazer à lembrança dos membros os ensinamentos sobre a mordomia, consolidar a mordomia por meio de visitas e levar os membros a renovarem seu compromisso de adotar o estilo de vida da mordomia cristã.

Outras responsabilidades

Membro da comissão da igreja

Os diretores de mordomia da igreja local devem ser membros ativos da comissão da igreja e, como tal, deverão participar da administração geral da igreja local. O papel deles é:

- Animar os líderes da igreja local a serem um exemplo de fidelidade nos princípios e na prática de mordomia.

- Apresentar regularmente um relatório e uma análise da participação dos membros nos dízimos e ofertas.

- Promover a importância de conquistar a confiança dos membros mediante a transparência e prestação de contas na gestão dos recursos da igreja.

- Aconselhar sobre o uso adequado do dízimo e das ofertas.

- Alertar sobre a armadilha de substituir o plano de benevolência sistemática divino por subterfúgios para a angariação de fundos.

Comissão de visitação

A visitação é fundamental para a nutrição espiritual dos membros. Ela complementa o ensino público dos princípios bíblicos, especialmente o da mordomia. Vários aspectos da educação em mordomia são um tanto sensíveis e podem ser abordados de forma eficaz e confidencial apenas no ambiente doméstico.

O diretor de mordomia pode ajudar destas quatro maneiras:

- Animando sua igreja a estabelecer uma comissão de visitação a qual irá coordenar as visitas sistemáticas aos membros.

- Fazendo parte da equipe de visitação da sua igreja.

- Dando um estudo bíblico sobre mordomia aos envolvidos na visitação para eles o usarem durante as visitas sistemáticas aos membros.

- Animando os que têm acesso a informações concernentes à fidelidade dos membros em relação ao dízimo e ofertas regulares a participarem de visitas específicas de mordomia, quando necessário.

Comissão de finanças

A comissão de finanças é um órgão estabelecido pela comissão da igreja para auxiliar na administração dos recursos financeiros da igreja. O diretor de mordomia deve ser um membro ativo dessa comissão.

Ele/Ela sempre insiste e auxilia nestas cinco áreas:

- Aprovação de um orçamento anual.

- Elaboração de um sistema de controle interno adequado para a gestão dos recursos.

- Comunicação clara e regular a todos os membros sobre as finanças da igreja.

- Respeito às diretrizes adotadas quanto ao uso do dízimo.

- Respeito pelas diretrizes adotadas quanto à distribuição das ofertas.

Conselho de evangelismo

Evangelismo e mordomia são preocupações gêmeas. Um dos objetivos da mordomia é levar todos a se associarem fielmente à missão de Deus. Quando o diretor de mordomia é informado sobre os planos evangelísticos da igreja, é mais fácil conseguir o apoio da congregação. Os membros devem entender claramente a relação entre a fidelidade na benevolência sistemática e a participação na missão de Deus.

O diretor de mordomia garante que os interessados na mensagem adventista recebam instruções adequadas sobre mordomia antes do batismo.

Escrever e divulgar relatórios

“Procure conhecer o estado das suas ovelhas e cuide dos seus rebanhos” (Pr 27:23). Essas palavras do sábio são um convite para confrontar, explorar e analisar a nossa realidade. O relatório do tesoureiro geralmente tem o foco no dinheiro recebido e desembolsado. O relatório de mordomia, por sua vez, tem o foco nos processos que são implementados a fim de elevar o nível de fidelidade que prevalece na igreja.

Responsabilidades relacionadas com a prestação de contas:

- Solicitar ao departamento de mordomia da associação o modelo de relatório de mordomia.

- Preparar o relatório de mordomia com a anuência do tesoureiro da igreja.

- Analisar o relatório.

- Compartilhar o relatório e a análise com o pastor/ancião e a comissão da igreja.

- Após a aprovação pela comissão da igreja, encaminhar o relatório ao diretor de mordomia da associação.

- Arquivar os relatórios para consulta futura.

Conclusão

Os diretores de mordomia da igreja local desempenham um papel fundamental no estabelecimento de uma cultura de fidelidade na sua igreja. Seu ministério contribui em grande medida para a participação dos membros na missão final de Deus. Há uma bênção especial para aqueles que cumprem fielmente essa responsabilidade.



[1] O Outro Poder, p. 107.

[2] Primeiros Escritos, p. 266.

[3] Manual da Igreja, p. 173, 174.

[4] “Stewardship Ministries Strategic Orientation”, https://stewardship.adventist.org/strategicorienta...(pdf).pdf, accesso em: 13 jan. 2022.

[5] Manual da Igreja, p. 77.

Mundia Liywalii

Mundia Liywalii é diretor dos Ministérios de Mordomia da Divisão do Sul da África e Oceano Índico, com sede em Pretória, África do Sul.