Deus é amor. A doação planejada tem tudo a ver com o amor, embora tendamos a associá-la com documentos de caráter jurídico. Jesus disse: “Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?” (Mt 7:11).

Legado de amor

Como pais que vivemos em um mundo de violência e maldade, procuramos dar o melhor aos nossos filhos: o melhor da nossa fé, o melhor dos nossos valores, as melhores oportunidades, o melhor lar, a melhor alimentação, a melhor educação, o melhor legado. No entanto, proporcionar o melhor aos nossos filhos exige planejamento e esforço deliberados por parte dos pais.

Durante a gravidez, as mães têm um cuidado especial com o corpo para poderem proporcionar o melhor ambiente para o desenvolvimento do feto. Após o nascimento do bebê, elas fornecem as primeiras e mais completas refeições para a nutrição do recém-nascido.

Os pais dedicam tempo para os filhos, proporcionando-lhes uma sensação de segurança que aumenta a confiança da criança. Eles passam para os filhos um ponto de vista diferente, dando um exemplo do que um homem ou uma mulher devem ser.

Juntos, os pais demonstram amor aos filhos provendo-lhes apoio emocional e financeiro, educação espiritual prática e acadêmica – modelos para relacionamentos interpessoais saudáveis, resiliência diante da adversidade, confiança em Deus, disciplina amorosa e senso de diversão e recreação. Finalmente, os pais fornecem aos filhos os primeiros e mais importantes modelos para a vida adulta.

O restante da aldeia, constituída por parentes, amigos e vizinhos, dá apoio os pais enquanto as crianças crescem, até alcançarem uma idade adulta saudável e responsável. Esses importantes influenciadores precisam ser cuidadosamente examinados e selecionados pelos pais.

Sim, eu sei que este mundo não é perfeito e que algumas pessoas não dão bons exemplos para as crianças. Já que estamos focalizando o amor de Deus, decidi examinar as influências positivas que guiam os nossos filhos à medida que eles crescem.

O propósito de tudo o que os pais fazem é ensinar seus filhos a terem fé e confiança em Deus, serem cidadãos responsáveis de suas comunidades e fazerem boas escolhas quando saem de casa.

Por amarem os filhos e quererem o melhor para eles, os pais lhes dão todos os presentes mencionados acima e muito mais.

O melhor exemplo de doação planejada

Deus é a definição mais completa da palavra amor. “E nós conhecemos o amor e cremos neste amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele” (1Jo 4:16).

Deus ama toda a humanidade porque esse é o Seu caráter. O amor é quem Deus é. Por amar tanto o mundo, Deus tinha um plano emergencial de resgate antes mesmo da criação do nosso planeta. Os três textos bíblicos abaixo fazem referência ao plano de contingência de Deus usando a expressão “antes da fundação do mundo”. Muito antes de haver a necessidade de tal plano, o Deus Pai e Seu filho único, Jesus, estavam comprometidos em amar os seres humanos por Eles criados:

Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele” (Ef 1:4).

“Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês” (1Pe 1:20).

“E ela [a besta] será adorada por todos os que habitam sobre a terra, aqueles que, desde a fundação do mundo, não tiveram os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto” (Ap 13:8).

O Pai, Jesus e o Espírito Santo estavam todos envolvidos nesse plano para a eventualidade do pecado. Esse plano foi feito antes de Adão e Eva escolherem comer o fruto proibido. Porque Deus planejou, Ele podia imediatamente dar ao casal que havia se escondido a promessa do Messias Redentor, Aquele que proveria um meio de escapar do grande erro que Adão e Eva tinham cometido. Por causa do planejamento feito previamente por Deus, a esperança surgiu imediatamente.

A doação planejada é uma maneira pela qual os pais humanos seguem o exemplo de Deus, suprindo as necessidades de seus filhos e participando da missão de Deus na Terra. É por amarmos a Deus e amarmos os nossos filhos que nós, como cristãos, fazemos tal planejamento.

A segunda vinda de Jesus é a conclusão do antigo plano de Deus feito antes da fundação do mundo. Esse plano é reconduzir a raça humana a um mundo perfeito, sem o mal, onde tudo é muito bom. Tal plano tem tudo a ver com o amor.


Dennis Carlson