A mordomia é a expressão prática da fé cristã. No entanto, uma tentação comum entre os cristãos é a de abraçar uma abordagem pragmática quanto às maneiras de praticar a mordomia na qual o que conta são os resultados e os efeitos, mas não o fundamento bíblico. Por exemplo, nos sentimos satisfeitos quando os crentes são generosos e apoiam financeiramente a missão de Deus sem perguntar se as práticas atuais estão em harmonia com as instruções claras de Deus. Numa visão pragmática da mordomia, a situação ideal ocorre quando o doador está feliz e confortável, e a igreja, como receptora, tem os recursos necessários para administrar seus ministérios. Essa abordagem tem uma debilidade: está centrada no ser humano, deixando Deus fora de cogitação.

Nesta edição de Mordomo Dinâmico, nosso objetivo é revisitar algumas práticas comuns de gestão financeira e fazer duas perguntas sobre elas: “Por que fazemos isso?” e “Como Deus quer que façamos isso?” Os tópicos abordados incluem fundamentos para mordomia, gerenciamento de recursos pessoais, doações benevolentes, dízimo e ofertas sistemáticas.

Os colaboradores desta edição atenderam ao convite de Pedro para “[estar] sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pe 3:15, NVI). Eles tentarão fazer isso seguindo o abalizado conselho de Guilherme Miller: “Para entender a doutrina, reúna todas passagens bíblicas sobre o assunto que você deseja saber e, então, deixe que cada palavra tenha sua devida influência. Se você conseguir formar sua teoria sem contradições, você não poderá estar errado.” Durante tempos tempestuosos como estes, sábio é aquele “ouve estas Minhas palavras e as pratica” (Mt 7:24).

A maioria dos artigos desta edição estão propositadamente apresentados em formato de estudo bíblico para melhor se adequar ao objetivo de que o leitor busque respostas na Palavra de Deus. Acreditamos que os vários artigos fornecerão aos educadores de mordomia e líderes de igrejas locais um conjunto de ferramentas pronto para ser usado na instrução do povo de Deus na mordomia financeira.

Nesta edição, você vai gostar também da última seção da série de três artigos intitulada “O Tipo de Oferta Mais Necessária” para uma igreja global. Como faltam poucos dias para começar a 61ª Sessão da Conferência Geral, você já poderá ter uma prévia dos nossos webinars ao vivo preparados para o estande de exposições virtuais do departamento de Mordomia da Associação Geral. Estamos ansiosos para nos conectar com você nesta configuração.

Na próxima edição do Mordomo Dinâmico, estaremos em um novo mandato administrativo para a igreja mundial. Nossa equipe agradece a oportunidade que tivemos de servir nos últimos anos e esperamos ter feito uma diferença em seu ministério. Nossa oração é que o povo de Deus cresça na confiança Nele, estando sempre pronto a colaborar com a missão final por meio do seu ministério. ≤

Aniel Barbe, Editor

328.

¹ William Miller, in The Midnight Cry (PDF), 17 de novembro, 1842, p. 4.

Aniel Barbe