(Esboço de sermão)

SLIDE: À 1:25 da madrugada de 24 de junho de 2021, uma quinta feira, o Champlain Towers South, um edifício de 12 andares à beira-mar, na Flórida, desabou. Infelizmente, 98 pessoas morreram, outras ficaram feridas e muitas ficaram psicologicamente marcadas pela tragédia. O que teria causado essa grande perda? Engenheiros ainda estão investigando as causas do colapso, mas as descobertas preliminares mostram que as fundações do edifício eram muito fracas. A fundação, estrutura sobre a qual se apoiava todo o edifício, estava defeituosa.

Os alicerces nunca estão à vista e raramente são inspecionadas. É fundamental olharmos para os alicerces, porque é sobre eles que tudo o mais se sustenta.

Nossos alicerces espirituais podem ser bons ou maus. O apóstolo Paulo disse a Timóteo que se olharmos para o fundamento de “todos os males” encontraremos “o amor ao dinheiro” (1Tm 6:10). Se escavarmos para encontrar os alicerces da mordomia, que aborda o relacionamento das pessoas com o dinheiro, o que encontraremos?

Qual é o alicerce da mordomia – o fundamento e o coração do ato de doar?

SLIDE: Ao falar da oferta a ser arrecadada para os cristãos que sofriam durante a fome na Judéia, Paulo apelou aos membros da igreja de Corinto, pedindo-lhes apoio financeiro. “Comprovem o amor de vocês e confirmem o orgulho que temos de vocês, na presença desses homens” (2Co 8:24). Observe que a doação feita pelos membros da igreja de Corinto foi uma prova do amor deles.

SLIDE: A autora americana e co-fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen G. White, escreveu muito sobre o tema da mordomia. Ao lermos seus escritos, vemos a palavra “amor” sendo usada repetidas vezes. No primeiro capítulo de seu livro Conselhos sobre Mordomia, onde Ellen White descreve o fundamento da mordomia, a palavra “amor” é usada 36 vezes!

SLIDE: Na página 11, lemos: “Paulo procurou desarraigar do coração de seus irmãos a planta do egoísmo; pois o caráter não pode ser completo em Cristo quando o amor-próprio e a cobiça são conservados. O amor de Cristo no coração levá-los-ia a ajudar seus irmãos em suas necessidades”.

SLIDE: E na página 23 do mesmo livro: “Em Seu infinito amor, tem concedido aos homens o privilégio de se tornarem participantes da natureza divina, e, por seu turno, difundirem bênçãos aos seus semelhantes. É essa a mais elevada honra, a maior alegria que Deus pode conceder ao homem. Os que assim se tornam participantes de trabalhos de amor, são levados para mais perto do Criador”.

SLIDE: A mordomia fiel pode ser resumida como “amar a Deus e às pessoas com tudo o que tenho e tudo o que sou”.

SLIDE: Pode ser uma surpresa para muitas pessoas que o alicerce da mordomia cristã não seja o dinheiro, mas o amor.

O evangelho de Cristo exige um modo alternativo de viver neste mundo, a saber, colocar o amor no centro – não o dinheiro, o poder, as posses, nem mesmo a segurança.

SLIDE: Paulo nos lembra disso novamente em Romanos 13:8-10: “Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei. [...] ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor”.

SLIDE: Naturalmente, Paulo estava apenas compartilhando as palavras de Jesus em João 15:12: “O Meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como Eu os amei”.

SLIDE: Onde mais vemos que o amor é o alicerce da mordomia? Em 1 Coríntios 13:1-3, Paulo descreve isso claramente: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará”.

Incrível! Paulo está dizendo que eu posso ser poliglota, pregador de profecias, ter sete doutorados, ser um gigante da fé profundamente abnegado que dá tudo aos pobres, e até mesmo dar a minha vida como um mártir pela causa de Deus, mas toda a minha vida pode ser desperdiçada por não ter vivido uma vida de amor!

SLIDE: Em Conselhos sobre Mordomia lemos: “Cristo veio ao mundo para revelar o amor de Deus. Devem Seus seguidores continuar a obra que Ele começou” (p. 24). O coração da mordomia está em revelar o amor de Deus por meio de uma administração guiada pelo Espírito, doando o nosso tempo, talentos, testemunho e tesouro.

SLIDE: Novamente, vemos esse princípio delineado com grande beleza em O Desejado de Todas as Nações: “O amor aos homens é a manifestação do amor de Deus em direção à Terra. Foi para implantar esse amor, fazer-nos filhos de uma família, que o Rei da Glória Se tornou um conosco. E quando se cumprirem as palavras que disse ao partir: ‘Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei’ (Jo 15:12); quando amarmos o mundo assim como Ele o amou, então Sua missão por nós está cumprida. Estamos aptos para o Céu; pois o temos no coração” (p. 641).

SLIDE: O ensinamento de que o amor é o fundamento e o coração da doação está delineado mais claramente no versículo mais famoso da Bíblia, João 3:16. “Porque Deus AMOU o mundo de tal maneira que DEU [...]”. A mensagem é simples: O AMOR NOS LEVA A DOAR!

SLIDE: É muito importante lembrar que podemos doar sem amar, mas não podemos amar sem doar. Quando amamos a Deus, amamos Seu povo, Sua missão e Sua igreja, e então doamos. É isso que o amor faz. O amor nos leva a doar.

Não doamos para ser abençoados; doamos porque somos abençoados. Porque somos amados é que amamos.

Que bela verdade é que “Deus é amor” (1Jo 4:8, 16) e que somos criados à Sua imagem. Somos criados à imagem do amor perfeito!

Conta-se a história de um homem (vamos chamá-lo de Marcos) que recebeu um novo carro esportivo de presente de seu irmão. Um dia, ele foi com o carro até o centro da cidade e o estacionou na rua enquanto fazia algumas compras. Ao voltar para onde estava o carro, carregado de sacolas de compras, ele viu que um rapaz pobre, sem-teto, observava, de olhos arregalados, aquele veículo novo e reluzente.

Quando Marcos se aproximou do carro, o menino perguntou timidamente: “Com licença, senhor; esse carro é seu?”

“Sim”, respondeu Marcos. “Meu irmão me deu de presente”.

Os olhos do menino brilharam de surpresa ao pensar em um presente tão generoso e caro. "Uau!" ele disse. "Isso é incrível! Eu queria . . . eu queria . . .”, mas não chegou a terminar a frase, pois Marcos a terminou para ele: “Sim, eu sei, caro amigo. Você gostaria de ter um irmão assim”. “Não, não é isso, senhor”, o menino respondeu prontamente. “O que eu queria. . . o que eu queria mesmo era poder SER um irmão assim”.

Qual é, portanto, o fundamento da mordomia fiel, o coração da nossa doação? É o amor. O coração da mordomia é o AMOR.

Obrigado por doarem fielmente, tanto nos bons momentos quanto nos momentos de crise. A obra vital de Deus para este tempo está avançando poderosamente porque o Seu povo ama.

Julian Archer