Como Iniciativa de Crescimento e Retenção de Membros

ENSINANDO MORDOMIA FINANCEIRA ÀS CRIANÇAS

Como pais de duas crianças, minha esposa e eu descobrimos muito cedo quão desafiadora e exigente a tarefa pode ser de guiá-las a entregar suas vidas a Deus. Envolve muito mais do que simplesmente mantê-las na igreja. Se nosso objetivo é apenas para que continuem a frequentar a igreja, podemos fornecer a elas esportes, boa comida, filmes, interação saudável, e até mesmo viagens de missão e elas provavelmente continuarão a frequentar. Mas isso não significa necessariamente que seus afetos estejam do lado de Deus e que tenham desenvolvido uma relação profunda e de salvação para com Ele. Então, como podemos ajudá-las a transferir seus afetos daqui de baixo para cima?

Começamos por orientar nossas filhas a desenvolver o hábito de colocar Deus em primeiro lugar em seus hábitos devocionais diários, antes de qualquer outra atividade. (Será mais fácil para as crianças aprenderem isso se virem seus pais fazendo a mesma coisa). O culto familiar é também uma iniciativa muito importante.

Mas então, as palavras de Jesus em Mateus 6:21 nos deram mais uma pista sobre como ligar seus corações a Deus e ao Céu: “Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração” (KJA). Jesus está dizendo aqui que nossos tesouros são portadores de nossos afetos. Então, como pais, se queremos ter os afetos de nossas crianças no Céu, devemos ensiná-los a “carregar” seus tesouros para lá.

Este é o lado financeiro da mordomia para crianças. Embora possa não fazer uma diferença significativa nas finanças da igreja, os bons hábitos de mordomia irão definitivamente afetar fortemente a vida espiritual de nossas crianças, bem como as taxas de retenção da igreja. Seria muito improvável, por exemplo, que as nossas crianças deixassem Deus ou a igreja enquanto dizimam e doam o que chamamos de "Pacto"1 (oferta regular e sistemática). Quanto mais dão, mais ligados a Deus se tornarão!

Minha esposa e eu começamos a educação de mordomia financeira ensinando nossas filhas2 a dar o dízimo e o “Pacto” regularmente, sistematicamente, reconhecendo Deus como o Originador e Provedor de toda renda, o que é uma bênção. Sabíamos que teríamos apenas um curto espaço de tempo para fornecer a educação adequada que as levaria a uma relação mais profunda com o seu Criador e Redentor. A mordomia financeira, quando corretamente ensinada, pode desempenhar um papel crucial nesse empreendimento, ajudando-os, de uma forma prática, a ver Deus como alguém real!

Você vai encontrar abaixo algumas sugestões que minha esposa e eu aplicamos ao ensinar práticas e princípios de mordomia às crianças, seja em nossa própria casa e para outras crianças em nossas igrejas

SE VOCÊ É PAI OU MÃE:

l Começe cedo. Donald Crane sugere que inicie na faixa etária de 6 ou 7 anos.3

l Dê a elas uma pequena mesada regular. Pode ser semanal para crianças mais novas e mensal para adolescentes.4

l Convide-as a colocar Deus em primeiro lugar. em todas as áreas da vida, começando com a devoção diária, mas também incluindo suas finanças, destacando a promessa de Deus para aqueles que o fazem (Mt. 6:33). Ensine-as a devolver a Deus depois de qualquer renda ganha (retornando o dízimo e o “Pacto”). A parte de Deus deve ser devolvida antes que qualquer outra despesa seja paga.

l Ensine-as o conceito do dar proporcional:5 Use as histórias de Zaqueu, da viúva pobre, e de Ananias e Safira para ilustrar esse conceito.

l Ensine-as que a oferta regular/ sistemática (“Pacto”6) é tão importante quanto o dízimo (Ml. 3:8-10).

l Compartilhe sua experiência sobre o “Pacto” com elas. Se você é um pactuante, certamente terá muitas evidências da ação sobrenatural de Deus em seu favor.

l Assista com elas os videos.7 sobre o conceito do “Pacto”.

l Oriente-as a devotar8 uma porcentagem específica de sua renda para ser dada regularmente como oferta. Faça isso de forma solene, talvez durante o culto da família, e ore com elas depois de se comprometerem a dar regularmente uma oferta como o “Pacto”. Você pode usar um Cartão de Compromisso9 especialmente adaptado para crianças.

l Deixe que comecem com pequenos valores para que possam crescer. Dê liberdade a elas, não forçando-as a começar com porcentagens elevadas para a oferta de “Pacto”. Você pode sugerir a elas que comecem em uma porcentagem mais baixa, planejando aumentá-la posteriormente. (Aumentei essa porcentagem muitas vezes.) Oriente-as gentilmente a crescer em seu dar, respeitando o seu caminhar em sua experiência com Deus.

l Renovem seus votos regularmente, Uma vez por ano durante o culto familiar (geralmente na véspera de Ano Novo ou no dia de Ação de Graças), você pode realizar uma cerimônia de renovação de votos, seguindo todos os pontos do Cartão de Compromisso.10 Isso deve levar as crianças a colocarem Deus em primeiro lugar em todas as áreas da vida.

l Dê a elas um envelope de dízimo Ensine-as a calcular as respectivas porcentagens de seu dinheiro para o dízimo e Pacto e como preencher o envelope.

l Ore com elas durante o culto da família, apresentando seus envelopes prontos diante de Deus.

SE VOCÊ É PASTOR(A) OU EDUCADOR(A) DO MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS, considere também as seguintes sugestões:

l Crie oportunidades para ensinar o conceito do “Pacto”. Em cooperação com os respectivos líderes, vá à Escola Sabatina das crianças, ao coral infantil ou reuniões dos Desbravadores para promover a ideia do “Pacto”.

l Promova regularmente cerimônias de renovação de votos, levando as crianças a colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas da vida. Os apelos são uma parte muito importante do processo de tomada de decisão. Tornei-me um pactuante quando era adolescente, durante um apelo para devotar uma porcentagem como “Pacto”, feita pelo pastor da minha igreja.

l Oriente-as a devotar uma porcentagem específica de seu dinheiro como “Pacto”, além do dízimo. Usa os Cartões de Compromisso. Faça isso de forma muito solene.

l Torna o evento significativo. A cada Sábado proporcione um momento solene durante a coleta de ofertas, especificamente convidando as crianças a trazerem seus envelopes de “Pacto”.

Como eu, você também planeja encontrar seus filhos no Céu? Aplicando o princípio do tesouro/afeto de Jesus, certamente aumentaremos nossas chances de realizar este sonho!

Pastor Marcos F. Bomfim é o diretor do ministério de Mordomia Cristã na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos.

  1. Saiba mais sobre "Pacto", (doação regular e proporcional) em https://stewardship.adventist. org/promise-offerings
  2. Nesta playlist procure pelos vídeos 35 e 43 para ver algumas das experiências das minhas filhas com ofertas: https://www.youtube.com/playlist?list=PL1q_ Qim1x79DFtBw-xH7isWV9WHdzkyga
  3. Crane, Donald (1984), Family Finance Seminar (Revised), Department of Stewardship and Development, PDF file.
  4. Idem.
  5. Saiba mais sobre “Pacto” (doação regular e proporcional) em https://stewardship.adventist. org/promise-offerings.
  6. Idem.
  7. Encontre vídeos sobre “Pacto” aqui: https:// stewardship.adventist.org/videos-on-promise
  8. Saiba mais sobre votos e compromissos aqui: https:// stewardship.adventist.org /vows-and-pledges-resources.
  9. Encontre Cartão de Compromisso para crianças aqui: https://stewardship.adventist.org/simplified-child...;
  10. Idem.


Marcos F. Bomfim

Pastor Marcos F. Bomfim é o diretor do ministério de Mordomia Cristã na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos.