I – Introdução

Êxodo 18 introduz o princípio da delegação, isto é, permitir que os líderes nomeiem assistentes para assumir tarefas que destacam os dons dados por Deus e permitem que a obra do Senhor avance de uma maneira mais suave e eficiente. “Quando Moisés estava procurando levar sozinho fardos tão pesados que logo sucumbiria sob eles, foi ele aconselhado por Jetro a fazer planos para uma sábia distribuição de responsabilidades”.[1] Um dos objetivos de Deus era guiar Moisés na escolha de assistentes “para que suas responsabilidades pudessem ser aliviadas”.[2] Além disso, a igreja tem muito a ganhar com um número maior de pessoas preparadas e organizadas para realizar a obra de Deus. “Se podemos fazer arranjos de modo que se tenham grupos organizados e instruídos inteligentemente com respeito à parte que devem desempenhar como servos do Mestre, nossas igrejas terão uma vida e vitalidade de que necessitam há muito tempo”.[3]

De acordo com Êxodo 18 e a instrução profética, a Equipe Distrital de Mordomia Cristã (EDMC) ajuda o pastor a inspirar e guiar a igreja, oferecendo também a oportunidade para que as pessoas descubram, desenvolvam e usem novos dons. Em um nível organizacional mais amplo, a EDMC visa melhorar a implementação dos projetos do departamento de mordomia da Associação nas igrejas locais.

II – ESTRUTURA E PERFIL DA EDMC

A EDMC normalmente é composta por cinco pessoas: o pastor e quatro membros selecionados. Os candidatos são oriundos da igreja ou igrejas pelas quais o pastor é responsável. Os membros da EDMC devem exibir os atributos que Deus recomendou por meio de Jetro – “homens capazes, tementes a Deus, homens que amam a verdade e odeiam a corrupção” (Êx 18:21). Ao selecionarem os integrantes de suas EDMCs, os pastores devem buscar indivíduos que demonstrem espiritualidade (amor a Deus), valores éticos (boa reputação dentro e fora da igreja), lealdade à igreja e à prática pessoal da mordomia cristã. Idealmente, as equipes deverão ser compostas por anciãos experientes e líderes de mordomia, bem como líderes jovens, a fim de promover o discipulado e o desenvolvimento de novos líderes.

III – RESPONSABILIDADES DA EDMC

São três as tarefas principais da EDMC:

1. Realizar um programa especial cobrindo quatro áreas da mordomia (tempo, templo, talento e tesouro) pelo menos um sábado por mês em uma igreja do distrito, de acordo com o itinerário da equipe, preparado sob a orientação do pastor. A elaboração do programa, materiais e palestras que deverão ser produzidos anualmente para uso exclusivo da EDMC é de responsabilidade da diretoria de mordomia da União.

2. Ajudar o pastor a realizar outros programas relacionados ao ministério de mordomia cristã na igreja local e/ou distrito durante todo o ano, por exemplo: semanas de reavivamento, conferências distritais sobre fidelidade, reuniões para novos conversos, entre outros.

3. As EDMCs apoiam (mas não substituem) os diretores de mordomia da igreja local. O diretor deverá estar sempre incluído nas atividades desenvolvidas pela EDMC da sua igreja. A equipe serve como um elo entre o pastor e os diretores de mordomia para a divulgação de materiais, informações e diretrizes sobre os projetos do departamento.

IV – ATIVIDADES DOS EDMC

Para que a EDMC desempenhe melhor suas atividades, é necessário um esforço coordenado de todos os envolvidos em suas ações. Comparando a EDMC a uma caixa de câmbio, cinco de suas peças são essenciais para que as equipes funcionem com eficiência e produzam resultados satisfatórios:

1) UNIÃO — A União é responsável pela produção de todo o material de trabalho (revistas, banners, adesivos, cartões, camisetas, etc.), de agregar os sábados de mordomia ao calendário geral da União e de fornecer materiais para treinamento da EDMC.

2) ASSOCIAÇÃO —Na medida do possível, a Associação é responsável por adquirir todo o material de trabalho produzido pela União, treinar as equipes, acompanhá-las e apoiá-las durante todo o ano.

3) PASTOR—O pastor seleciona os quatro membros da equipe, acompanha a equipe a cada sábado em que a equipe apresenta um programa, participa das reuniões de planejamento da equipe sempre que possível e agenda um evento social com eles pelo menos uma vez por ano.

4) LÍDER—Cada equipe nomeia um líder responsável por alinhar o programa com a liderança da igreja na qual o programa será realizado. Esses líderes apoiarão e representarão os diretores de mordomia em seus distritos. Além disso, ficarão a cargo de organizar reuniões mensais da equipe para orar, planejar e estudar o livro de mordomia do ano.

5) EDMC—A principal tarefa da EDMC é realizar o programa anual proposto em todas as igrejas distritais. Para isso, os membros precisam orar coletivamente, estudar e aprofundar seus conhecimentos nos tópicos que serão apresentados, e estar preparados para apoiar o pastor em outros programas de mordomia do distrito.

V – DINÂMICA DAS ATIVIDADES DAS EDMCs

No sábado de mordomia, a EDMC é responsável por toda a programação apresentada em uma igreja a cada mês. Portanto, os detalhes do programa devem ser compartilhados previamente com a liderança da igreja. Para que a congregação e a equipe tenham uma experiência positiva, seguem algumas orientações para as atividades da EDMC:

  • AMIZADE—A EDMC existe para ajudar, aconselhar e ensinar, mas nunca para impor, exigir ou obrigar. Portanto, uma atitude amigável e cortês para com os membros da igreja é fundamental. Os integrantes da equipe devem sempre procurar deixar a melhor impressão possível para que o nome de Deus seja honrado, e para manter as portas abertas para a próxima visita da equipe.
  • PONTUALIDADE—A pontualidade deve ser uma marca registrada da EDMC. Tudo o que é preciso ser feito deve ser preparado com antecedência. Os equipamentos devem ser testados antes da chegada dos integrantes, evitando atrasos na programação como também a impressão de desordem.
  • PLANEJAMENTO—Todo a programação programa do dia (Escola Sabatina, culto divino e culto JA) deve ser conduzida pela equipe. Por essa razão, o programa deve ser enviado pelo pastor ao primeiro-ancião ou ao diretor do grupo, a fim de evitar surpresas indesejadas no dia.
  • INCLUSÃO—Além do diretor de mordomia, outros líderes da igreja local devem estar envolvidos no programa: equipe de boas-vindas, Escola Sabatina, departamento infantil, diretor de jovens e, principalmente, o tesoureiro da igreja. O ideal é que o tesoureiro apresente uma análise espiritual da fidelidade da igreja, acompanhada de textos bíblicos e citações do Espírito de Profecia que mostrem a relação entre as finanças e o crescimento espiritual do cristão.
  • PREPARAÇÃO—Os temas a serem apresentados devem ser distribuídos entre os membros da equipe com bastante antecedência para que cada um tenha tempo de estudar o assunto e assim fazer uma apresentação com conteúdo e qualidade. Recomenda-se que o pastor seja o responsável pela pregação do dia.

CONCLUSÃO

As EDMCs têm sido uma grande benção no território da União Leste Brasileira, assim como em outras regiões do Brasil. Esse grupo de mordomia cristã de elite tem feito uma diferença no crescimento espiritual da igreja e no ensino dos princípios bíblicos de fidelidade. Esse exército de homens e mulheres de Deus tem sido um instrumento importante nas mãos do Senhor para preparar um povo para o encontro com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.



[1] Ellen G. White, Atos dos Apóstolos (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, XXXX), p. 51.

[2] Ellen G, White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 340

[3] Ellen G. White, Beneficência Social (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007), p. 144.

Luciano Salviano