Mordomo Dinâmico (MD):  Pastor Ngwaru, você pode descrever a gênese deste projeto “Lerato e Suas Perguntas sobre Dinheiro”?

Michael Ngwaru (MN): Assim que minha família e eu tínhamos terminado uma viagem de lazer em um parque de leões perto de Pretória, África do Sul, o Pastor Aniel Barbe me ligou. Ainda me lembro que foi em uma tarde ensolarada de domingo. Ele telefonou do local onde ele e o Pastor Bomfim estavam conduzindo alguns seminários de mordomia para os pastores das duas associações locais em Joanesburgo. A ligação foi uma surpresa para mim.

“Sei que é uma ligação surpreendente, Mike”, disse o Pastor Barbe. “Eu só quero que você saiba que estamos aqui em Midrand, África do Sul, treinando pastores. O Pastor Bomfim, diretor de Mordomia Cristã da Associação Geral [AG], e eu estamos te convidando um almoço amanhã. Você estará disponível?”

“Convite para almoçar?” O convite foi uma surpresa ainda maior do que a ligação em si.

“Nada de especial, Mike”, disse o Pastor Barbe. “Nós só queremos conversar sobre o livro sobre dinheiro que você escreveu para crianças. Achamos intrigante e queremos discutir algumas possibilidades.”

No dia seguinte, o Pastor Bomfim não perdeu tempo em partilhar a sua proposta:

“Pastor Ngwaru, estou tocado pelos princípios financeiros que você apresentou neste pequeno livro que escreveu para crianças, Thabiso and His Money Secrets (Thabiso e seus Segredos sobre Dinheiro). Parece perfeito para uma pessoa secular. Aniel e eu queríamos saber se você poderia adaptá-lo para incorporar uma abordagem integral à educação de mordomia adventista para os jovens, com um foco especial no dinheiro. Foi por isso que te ligamos.”

Eu concordei totalmente com a sua observação de que o meu livro de Thabiso foi projetado para alcançar as crianças seculares, uma vez que não havia nenhuma menção de Deus ou quaisquer textos bíblicos nele. Planejei ajudar o Departamento do Ministério das Crianças a usá-lo como um degrau para entrada em comunidades altamente secularizadas. Acredite, o plano funcionou. Este e outros livros que eu escrevi para este mesmo propósito tornaram-se chaves para destrancar portas para a evangelização infantil em Pretória e Joanesburgo. “Pastor Mike, este é o tipo de coisa que precisamos para nossos filhos”, disse o proprietário de uma das escolas pré-primárias em Pretoria North. “Os pais estão extremamente felizes, e eles estão se perguntando se você poderia escrever sobre outros temas, como nutrição e bullying.” Os princípios em meus livros eram baseados na Bíblia, no entanto, mesmo que não houvesse nenhuma menção de Deus neles.

Para resumir esta longa história, aceitei o desafio de reescrever o meu livro sobre dinheiro para crianças que vão à igreja.

MD: Como você agiu a partir daí?

MN: Devo admitir que me esforcei para conceituar o tipo de tema que realmente traria frescor à educação de mordomia, já que o dinheiro é um tema amplamente discutido tanto na igreja quanto na sociedade. Sobre o que eu deveria escrever? Quais são as necessidades urgentes no que diz respeito aos nossos jovens? Como o livro vai contribuir para os objetivos mais amplos da igreja? Estas foram algumas das perguntas que circulavam em minha cabeça. Finalmente, eu experimentei uma descoberta que pode ser resumida em duas linhas: “Cative os jovens. A vida pode começar aos 40 anos, mas a criação de discípulos começa no nascimento.”

Após esta reflexão, não havia dúvida em minha mente de que o livro teria de formar os jovens sobre o crescimento espiritual e o dinheiro. Daí o título e o conteúdo do e-book, que agora está pronto para distribuição em todo o mundo: Lerato and Her Money Questions: Making child disciples who understand God and money

(Lerato e Suas Perguntas sobre Dinheiro: fazendo discípulos mirins entenderem Deus e o dinheiro).

MD: Como você conceitualiza os propósitos e objetivos do seu livro?

MN: Eu considero este livro como uma ferramenta para construir discípulos. Ela é projetada para ajudar seus leitores a entender Deus e também de dinheiro em um mundo inclinado ao secularismo e materialismo. A grande questão, porém, é: “Como você se torna um verdadeiro discípulo em um mundo como esse?” É uma pergunta desafiadora e este livro não tem todas as respostas, mas ele foi feito da melhor forma para sugerir uma abordagem mais completa. Abaixo mostro como o livro faz isso:

  1. Ele ajuda os seus leitores a compreender Deus e o dinheiro em um contexto de grandes controvérsias. Todos sabemos que o mundo está cheio de crime, corrupção, em busca de prazer, e muitos outros vícios relacionados com o dinheiro. Então, como Deus faz sentido em um mundo que glorifica o dinheiro acima da adoração?
  2. O livro busca desenvolver uma relação profunda entre o leitor e Cristo. A lógica é que as maneiras adequadas de obter e usar o dinheiro devem ser consequências da transformação espiritual e do crescimento na graça, assim como demonstrado em Efésios 2:8-10 e 2 Pedro 3:18. Este livro não contém apenas fatos sobre Deus e dinheiro. Trata-se de desenvolver e/ou melhorar uma relação espiritual com Deus que influencie positivamente o comportamento em todos os aspectos da vida.
  3. Ele promove princípios de planejamento financeiro de uma forma amigável às crianças. Como você faz orçamento? Como você angaria dinheiro para sustentar seu orçamento? Como você se mantém dentro do seu orçamento? Como você economiza ou investe? Quais as melhores práticas ao fazer compras? Como o senhorio de Cristo — incluindo o princípio Deus primeiro — influencia a nossa compreensão acerca do dízimo e da doação planejada? Estas e muitas outras perguntas foram abordadas neste livro.
  4. Ele é abrangente e integrado em sua abordagem ao discipulado. O que quero dizer é que ele abrange muitos temas principais do discipulado, tais como salvação, missão, saúde, nutrição e retenção, devoções diárias e estudo bíblico, educação e prática de mordomia, serviço comunitário, inteligência financeira, etc. Imagine tudo isso dentro de um livro.

MD: Você pode descrever sua própria jornada espiritual em relação à mordomia?

MN: Eu tinha 12 anos em 1970 quando fui batizado. Antes do batismo, os anciãos nos guiavam através de ensinamentos sobre fé e obediência. Então, esperava-se que começássemos a dar o dízimo antes de sermos batizados. Para uma criança de 12 anos, obviamente tive de começar a praticar o dízimo com minha mesada. Parece antiquado, não é? Mas funcionou! A igreja buscava ver uma demonstração clara de crescimento espiritual antes de apressar os recém-convertidos para o batismo. Eles não estavam com pressa. As pessoas permaneciam na classe pré-batismal às vezes por um ano, a fim de ganhar habilidades espirituais como a guarda do sábado e dízimo, citando apenas alguns. Esta cultura mudou muito ao longo dos anos, e algumas coisas que costumavam ser claras como cristal são agora questionáveis. Bem, agora tenho 63 anos, e esse ensino infantil e prática ainda faz parte do meu DNA. Mais uma vez, em 1978 eu tinha 20 anos. A então Divisão Transafricana introduziu a educação de mordomia na doação sistemática como um modo de vida. Novamente, agora tenho 63 anos, e este tem permanecido o meu estilo de vida.

MD: Descreva sua avaliação da importância da mordomia no desenvolvimento do discipulado cristão.

MN: Os princípios da mordomia permeiam tudo o que se passa na criação discípula de membros, além de apenas dízimos e ofertas. O ponto que eu faço neste livro, no entanto, é que a criação de discípulos é uma questão de desenvolvimento e deve ser tratada como tal por todas as entidades e membros adventistas. Não podemos esperar que os membros precisem lutar para desaprender maus hábitos de mordomia. É por isso que este livro é uma ferramenta tão valiosa para implementar a criação de discípulos em todas as fases da vida. E a melhor hora para aprender novos hábitos é durante as fases de formação da infância (ver Pv. 22:6 e Dt. 6:6-9) e também quando se é um novo convertido, como este livro demonstra.

MD: Como podemos usar o livro de forma eficaz?

MN: Ele é adequado para leituras em família, uma vez que os personagens da história são de diferentes idades e todos estão passando pela aprendizagem, descoberta e transformação. Como sugerido pelo Pastor Bomfim, ele pode ser usado durante a adoração familiar, ajudando crianças e pais a aprender juntos. Ele também pode servir como material de estudo para Ministérios de Mordomia Cristã, Escola Sabatina, Ministérios das Crianças, Desbravadores e Educação, incluindo os pequenos grupos de ministérios dentro dos Ministérios Pessoais.

MD: Alguma palavra final?

MN: Muito obrigado ao Ministério de Mordomia Cristã da AG e à Review and Herald Publishing Association, que ajudaram no desenvolvimento, edição e publicação da versão em inglês do e-book. Fiquem à vontade para preencher o formulário para me contatar em ngwarum@ sid.adventist.org ou +27834607527 para mais informações de cópias impressas, incluindo licença para outros idiomas. £

Michael R. Ngwaru

Michael R. Ngwaru nasceu em 1958 na Cidade do Cabo, África do Sul. Ele e sua esposa, Elizabeth, se casaram em 1983. Ngwaru é bacharel em Teologia e possui um MBA. Ele tem servido como obreiro da igreja desde 1978, e atualmente é diretor dos Ministérios Pessoais para a Divisão Sul-Africana e do Oceano Índico em Pretória, África do Sul. Sua paixão é educar através da narrativa.