Fomentando O Crescimento da Fidelidade
Um artigo anterior, publicado na revista Mordomo Dinâmico (outubro -dezembro de 2022), destacou um notável progresso nos dízimos e ofertas na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Baan, que está dentro do território da Missão do Nordeste de Mindanao, na União Sul-Filipina. Como resultado de seus esforços intencionais e contínuos, houve um crescimento constante e significativo ao longo de 2023. A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Baan é reconhecida na Divisão Sul Asiática do Pacífico (DSAP) por seus membros praticarem a doação regular e sistemática por meio do plano de ofertas combinadas. Curiosamente, o aumento substancial nos dízimos e ofertas na Igreja de Baan teve um efeito cascata. Hoje, outras igrejas na região do Sul das Filipinas, bem como missões e conferências nos territórios da DSAP, têm sido positivamente influenciadas por esse exemplo de fidelidade e parceria.
O aumento significativo nas ofertas reflete uma compreensão mais profunda dos membros da igreja quanto à essência da doação. Quando as ofertas são dadas de forma voluntária e alegre, elas desempenham um papel crucial no apoio à missão, na pregação do evangelho e nos serviços comunitários da igreja. Gostaríamos de compartilhar as estratégias e as melhores práticas que provavelmente contribuíram para esse resultado positivo em todo o território da DSAP:
- Visão inspiradora
- Visão da liderança. A liderança da igreja tem desempenhado um papel crucial ao lançar uma visão convincente sobre o valor da doação. Enfatizamos como as ofertas dos membros impactam diretamente os ministérios da igreja local, o trabalho missionário global, a ajuda humanitária e o alcance comunitário. Essa abordagem muda a perspectiva dos membros no sentido de considerar o impacto global na missão ao fazerem suas doações localmente. Essa clareza motiva as congregações a doar de forma voluntária e alegre.
- Anciãos e pastores da igreja como modelos. Pastores, anciãos e todos os demais membros da diretoria da igreja lideram pelo exemplo ao devolverem fielmente o dízimo e entregarem suas ofertas. Quando os líderes da igreja são modelos de uma mordomia fiel, isso inspira os outros. Seu compromisso estabelece um padrão para a congregação e incentiva os demais a fazerem o mesmo.
- Programas de discipulado. Cada igreja local é incentivada a fortalecer a iniciativa dos grupos de cuidado da igreja como um programa de discipulado para crianças, jovens e membros adultos. Esses grupos de cuidado dão destaque a uma vida cristã holística que inclui a administração financeira, contribuindo para a compreensão dos membros sobre a importância das doações.
- Fortalecimento espiritual da mordomia
- Fortalecimento espiritual da mordomia. Na DSAP, a igreja tem reconhecido a necessidade de nutrir a espiritualidade de todos os membros da igreja, dando ênfase à mordomia. Os membros da igreja são chamados a ser bons mordomos de tudo que lhes foi confiado, incluindo tempo, talentos e recursos, para cumprir os propósitos de Deus. A doação é apresentada como um ato de adoração, refletindo nossa confiança na provisão de Deus. Quando os membros experimentam um reavivamento pessoal, eles se tornam mais intencionais no que diz respeito a sua mordomia.
- Disseminação do fortalecimento espiritual da mordomia. A DSAP tem compartilhado intencionalmente as mensagens de fortalecimento espiritual da mordomia com os membros das igrejas locais por meio de leituras devocionais matinais pela plataforma Zoom. Essas mensagens, extraídas do livro Conselhos sobre Mordomia, incentivam a reflexão pessoal e a compreensão dos princípios de mordomia.
- Doação regular e sistemática, de maneira corporativa, como Igreja. Essa abordagem envolve o processo de educação e de promoção da oferta proporcional à renda (além do dízimo), para constantemente apresentar ofertas como resposta à generosidade de Deus. Em 2024, passamos de incentivar individualmente os membros individuais à prática da doação regular e sistemática a uma abordagem mais corporativa, tendo como alvo igrejas inteiras.
- Programa caravana da mordomia. Em 2022 e 2023, através da iniciativa da Caravana da Mordomia, visitamos missões e associações em várias regiões geográficas, alcançando membros da igreja de diversas origens. Enfatizamos uma abordagem holística da mordomia, apresentando-a como um modo de vida que honra a Deus e integra crescimento espiritual, consciência ambiental e responsabilidade social.
- Testemunhos e experiências. Outra estratégia utilizada envolve compartilhar testemunhos de práticas de doação durante os cultos e programas de mordomia a fim de inspirar generosidade. Esses testemunhos incluem histórias de vidas transformadas e como os dízimos e ofertas apoiam diretamente a missão. Quando os membros ouvem sobre o impacto tangível de suas doações, eles se sentem conectados à missão e são motivados a aumentar sua participação. Ouvir experiências sobre as inúmeras bênçãos recebidas – mais do que se poderia imaginar – anima outros a permanecerem ou se tornarem fiéis a Deus e a colocá-Lo em primeiro lugar em todos os aspectos da vida.
- Transparência
- Relatórios financeiros. Além da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Baan, também outras igrejas garantem a transparência ao compartilhar regularmente detalhes da situação financeira com seus membros. Esses relatórios detalham como as contribuições são utilizadas, incluindo as alocações para diversos ministérios e projetos da igreja.
- Financiamento dos diretores de mordomia. A DSAP tem demonstrado apoio aos departamentos de mordomia assumindo 50% do salário total dos diretores de mordomia de tempo integral nas Uniões. As Uniões estão fazendo o mesmo quanto aos diretores de mordomia de tempo integral das Missões e Associações locais dentro do território da DSAP.
- Importância de um orçamento para a igreja. Temos enfatizado a crucial importância de as igrejas locais terem um orçamento. No passado, alguns líderes de igrejas locais consideravam desnecessária a elaboração de orçamentos. Aqui estão alguns benefícios resultantes dessa ênfase:
- Plano diretor orientador. Os orçamentos das igrejas agora servem como planos diretores para que os líderes o sigam e o implementem. Esses orçamentos descrevem como os fundos são gerados e alocados.
-
- Transparência e prestação de contas: Facilita a apresentação de relatórios financeiros trimestrais da igreja. A transparência na prestação de contas financeiras desenvolve a confiança. Quando os membros veem como suas contribuições são usadas, é mais provável que doem generosamente. Compartilhar regularmente com os membros da igreja as atualizações financeiras e os relatórios sobre a missão fomenta a prestação de contas dentro da congregação.
- Cumprimento da missão: Os orçamentos permitem que as igrejas cumpram sua missão de expandir seus limites, compartilhando a mensagem de Deus em sua localidade e em outras partes.
Abaixo estão os dados do relatório mensal do tesoureiro da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Baan para o ano de 2022–2023.