Um Território de Desafios, Inovação e Crescimento

INTER-AMÉRICA

N quinquênio de 2015-2020, no que diz respeito aos Ministério de Mordomia da Divisão, será lembrado na Divisão Interamericana como um período desafiador, inovador e abençoado com grande crescimento.

Foi desafiador porque nosso território teve que enfrentar, nesses últimos cinco anos, situações que variaram de sociais, políticas, instabilidade econômica a desastres naturais impressionantes que impactaram grande parte do nosso território. Embora essas situações estejam além do controle do que podemos fazer como igreja, como organização não podemos escapar do fato de que nossos membros vivem nelas e são afetados por essas realidades. Como resultado, as consequências afetam a igreja e sua missão. No entanto, em meio aos desafios, oportunidades são geradas - e as oportunidades podem transformar desafios em bênçãos, cumprindo assim o que Ellen G. White escreveu: “Deus dá oportunidades; o sucesso depende do uso que fazemos delas” (Profetas e Reis, p. 486).

Em meio aos desafios pela frente, a Divisão InterAmericana respondeu com fé simples - confiando no futuro da igreja e no plano de Deus para ela - com oração e trabalho duro mas também com inovação e criatividade. Quanto mais desafios as pessoas que lideramos enfrentam, mais tentamos, com a ajuda de Deus ser uma igreja altamente orientada por pessoas. Quanto mais nós tentamos entender isso, mais aqueles de nós que estão servindo nos diferentes ministérios da igreja passam a reconhecer que nossa principal responsabilidade é cuidar das pessoas. Por isso, durante o quinquênio passado, tentamos nos dedicar a ajudar os membros da igreja a crescer espiritualmente e organizar nossas quase 23.000 congregações para que isto possa ser alcançado. Nestes últimos cinco anos, o Ministério de Mordomia mobilizou um grande número de pessoas dedicadas, generosas e apaixonadas para influenciar cada membro da igreja e família de uma maneira positiva

A inovação tem sido vista em nosso esforço para este quinquênio, que contou com três áreas de trabalho principais:

1. Fortalecer a atenção espiritual que nossos membros recebem.

2. Melhorar o papel que os pastores desempenham na mordomia da igreja local.

3. Estabelecer um sistema financeiro sólido em todo o nosso território.

A inovação também se refletiu na variedade de materiais que foram preparados e disponibilizados de graça para as igrejas. Entre estes, devemos destacar:

1. Para que te conheçam – um curso de 13 lições estudando alguns dos atributos e qualidades maravilhosos de Deus no contexto da Mordomia Bíblica

2. Prosperar em Tudo – um curso de 13 lições sobre finanças da família

3. Pastor, para que assim você cumpra seu ministério – material especial para pastores e anciãos que os ajudam ver seu papel dentro do Ministério de Mordomia da Igreja

4. A Igreja, Suas Finanças e sua Missão – um curso de 13 lições que promovem a compreensão de como a igreja obtém, administra e investe seus recursos financeiros.

5. Dois números especiais da revista Ancião e Ministério sobre o problema da Mordomia Cristã

6. Equipado para ter Sucesso – um curso sobre Mordomia para Adolescentes

7. A Crença da Juventude Triunfante – para ensinar Mordomia aos nossos jovens. Todos esses materiais tem, durante esses cinco anos, ajudado a fortalecer nosso foco sobre os membros da Igreja e da Congregação, permitindo que a mensagem alcançasse os lugares onde o crescimento de nossa organização acontece.

Por outro lado, talvez a estratégia mais inovadora que usamos durante esse período de cinco anos tenha sido o plano chamado Santa Convocação1. É uma iniciativa recomendada pelo Ministério de Mordomia da Associação Geral e consiste em localizar áreas em nosso território onde número significativo de congregações está concentrado. Por oito dias intensos, reunimos vários pastores, líderes e pregadores que se comprometeram a pregar a Palavra de Deus todas as noites em uma das congregações. Eles também visitaram, por razões espirituais, todas as famílias naquela congregação. Como resultado, estamos redescobrindo a importância da visita pastoral e nutrição espiritual adequada por meio de uma boa pregação centrada nos membros da igreja em nossas iniciativas ministeriais.

Por todos os motivos mencionados anteriormente, podemos concluir que este quinquênio, que termina em junho de 2020, foi abençoado por Deus. Graças a Sua bênção, nossos dízimos e ofertas têm aumentado. Mas no final, a coisa mais importante tem sido a experiência de fazer tudo isso enquanto seguramos na mão do Senhor sendo guiados pelo Espírito Santo. Dessa forma, tudo isso torna-se um enorme privilégio, nos dando a oportunidade de testemunhar a transformação de Deus na vida dos que decidiram ser fieis a ele e dedicar-se ao Seu trabalho. Também vemos congregações espiritualmente revividas decidirem cuidar melhor de seus membros enquanto continuam buscando outros.

Concluímos emprestando essas palavras memoráveis de Ellen G. White: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos a maneira como Ele nos tem guiado e os ensinos que nos ministrou no passado” (Life Sketches of Ellen G. White, p. 196).

1 Leia mais sobre a Santa Convocação aqui: https://stewardship.adventist.org/ holyconvocation- resources

Roberto Herrera

Roberto Herrera é diretor do Ministério de Mordomia paraa Divisão Interamericana