Em nosso mundo contemporâneo nós observamos crescente materialismo, crescente corrupção, e gritante exploração do pobre pelos poderosos. Uma avalanche constante de anúncios na Mídia Social, televisão, rádio, outdoors e revistas promovem a autogratificação às custas de tudo mais.

Essa atitude mundana para com a vida parece estar ganhando terreno no princípio da generosidade e altruísmo. A bíblia diz que nos últimos dias, as pessoas, embora dizendo ser piedosas amarão a si mesmas, o dinheiro, e o prazer mais do que amam a Deus (2 Tim. 3:1-5). 

Isso vai contra a própria essência da Mordomia. Mordomia bíblica reconhece nosso relacionamento com Deus como dono de todos os recursos, quer sejam material ou espiritual e vê as pessoas humanas como gestores de seus recursos. Como a mensagem de Deus para esses últimos dias serve como antidoto para o egocentrismo?

As Três Mensagens Angélicas são o Último Chamado de Deus ao Mundo

Imediatamente após essas mensagens (veja Apoc.14:6-13), nós encontramos a colheita da terra, que é a segunda vinda de Jesus descrita em Apocalipse 14:14-20. Deus é mostrado fazendo tudo que pode para salvar o perdido antes do fechamento da porta da graça. Interessante que essas mensagens enfatizam o aspecto vital de mordomia, adequadas para nos tornar fieis mordomos nesta geração.

Mordomo Voador

Durante a primeira e a segunda guerras mundiais, pombos foram usados para levar mensagens da linha de frente aos quarteis. Em muitos casos a vida dos soldados foram salvas por esses pombos mensageiros, alguns deles receberam medalhas pelo seu serviço fiel. “Cher Ami” foi um desses pombos que com sucesso completou 12 missões. Na sua última missão ele perdeu um pé e um olho mas mesmo assim entregou sua mensagem1.

O primeiro anjo é visto “voando no meio do céu tendo o evangelho eterno” (Rev. 14:6). Isso descreve os filhos de Deus como mordomos entregando a correspondência do céu. A mensagem é o evangelho eterno. Esse evangelho eterno aponta para Jesus que se humilhou de proprietário para mordomo e foi fiel até a morte na cruz (Fil. 2:5). Ellen White faz a sublime afirmação: “Pendendo sobre a cruz Cristo era o Evangelho2”.

A hora do “juízo de Deus” (Apoc.14:7) nos lembra que todos nós devemos dar conta a Deus de nossa mordomia, incluindo nossa fidelidade no soerguimento do evangelho eterno.

A Mensagem do Primeiro Anjo e os Cinco itens da Mordomia

  1. Verdade:-A mensagem do primeiro anjo foca na adoração. O tipo de adoração recomendada é uma que ressoa com cinco itens de Educação sobre Mordomia: Verdade—À Igreja remanescente de Deus tem sido confiada para ser mordomos da verdade, não para possuir a verdade, mas para proclamá-la. Ellen White insiste na nossa fidelidade ao dever quando ela aconselha:

    A nós tem sido confiada a obra de proclamar a última mensagem de misericórdia a ser dada ao nosso mundo – a mensagem que deve preparar um povo para estar em pé no dia de Deus. Reconhecemos nossa responsabilidade? Estamos agindo nossa parte na proclamação da mensagem? O tempo presente está sobrecarregado com interesses eternos. Nós devemos desenvolver a norma da verdade diante de um mundo que perece no erro. Deus chama os homens a se unir sob a bandeira ensanguentada de Cristo, dar a mensagem ao povo, multiplicar as reuniões campais em diferentes localidades, advertir as cidades e enviar a advertência perto e longe nas estradas e nos atalhos do mundo3

  2. Tempo—O chamado para adorar ao Criador, (Apoc.14:7) é um eco do quarto mandamento (Exod.20:8-11), ordenando-nos a nos lembrar do sábado, lembrar do criador de ambos tempo e espaço. “De nenhum talento que nos deu requererá ele a mais estrita conta do que do nosso tempo... Não temos tempo a perder, nem tempo para nos dedicar a prazeres egoístas, nem tempo para condescender com o pecado. É agora que devemos formar caracteres para a futura vida imortal. É agora que devemos nos preparar para o juízo investigativo4

  3. Templo—Há um convite para glorificar a Deus. O apóstolo Paulo define nosso corpo como o local para glorificar a Deus, como o templo do Espírito Santo (I Cor.6:19). A esse respeito, de acordo com I Cor. 10:31, nossa ingestão – aquilo que comemos ou bebemos – deveria glorificar a Deus. Um estilo de vida não sadio não apenas impacta nossa qualidade e extensão de vida mas também é determinante de nossa vida como adorador de Deus.

  4. Tesouros—O chamado para adorá-lo (Apoc.14:7) inclui adorá-lo com nossos dízimos e nossas ofertas. A ligação é tornada clara na bíblia quando ela diz “Dai ao Senhor glória devida ao seu nome, trazei ofertas e vinde diante dele. Oh, adorai ao Senhor na beleza da sua santidade! (I Crôn.16:29 NVI). Nossa adoração a Deus não pode compensar roubá-lo de dízimos e ofertas, porque ambos pertencem ao mesmo pacot

  5. Talentos—A habilidade para pregar o evangelho eterno é um talento dado por Deus. Há diferentes maneiras de pregar o evangelho para as quais o Espírito Santo nos dá diversos dons espirituais (I Cor.12:28-30; Efés.4:11). Os vários dons que o Espírito Santo nos dá são “para aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo” (Efés. 4:12, VKJ)

Mordomo Caído

O segundo anjo anuncia que Babilônia caiu. A razão dada é “porque ela fez todas as nações beberem do vinho da ira de sua fornicação” (Rev. 14:8, NKJV). O vinho contribui para a queda de Babilônia. Vinho representa falsidade e engano (Miq.2:11; Isa. 28:7). Aqueles mordomos que se recusam a voar com e pela verdade cairão pelo engano. Ellen White confirma este ponto de vista: Satanás, em cooperação com seus anjos e com os homens maus exercerão todo os esforços para ganhar a vitória e parecer ser bem-sucedido. Mas deste conflito, verdade e justiça sairão triunfante na vitória. Aqueles que creram na mentira serão derrotados, porque os dias de apostasia estarão terminados5”. 

O inimigo sabia que os aliados estavam usando pombos- -correios para comunicar a verdade da situação no campo de batalha. O inimigo atirava nos pombos enquanto eles voavam para que eles caíssem, assim evitando que a mensagem fosse entregue. Eles capturaram outros pombos e substituíram as verdadeiras mensagens por falsas mensagens. Esses pombos eram soltos para enganar e distrair os quarteis. 

A palavra de Deus é a norma da verdade (Isa.8:20). Nosso dever como mordomos é ter fé na palavra de Deus e obedecer a palavra de Deus. Não sejam enganados induzidos pelo inimigo para se apostatar do movimento remanescente de Deus. O Espírito de Profecia nos assegura que “É tão certo que temos a verdade como é certo que Deus vive, e satanás, com todas suas artimanhas e seu poder infernal, não pode mudar a verdade de Deus em mentira. Enquanto o grande adversário tenta seu máximo tornar de nenhum efeito a palavra de Deus, a verdade deve sair como uma lâmpada que ilumina6”.

Mordomo Fiel

A mensagem do terceiro anjo pronuncia as terríveis consequências para aqueles que recusam ser mordomos de Deus conforme descrita na mensagem do primeiro anjo. O problema central será a adoração da besta e receber a marca da besta. Apocalipse 13 nos dá mais compreensão do que forçará muitos crentes a abandonar a verdade pela mentira. João, com visão profética inspirada, revela: “Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.” (Rev. 13:16, 17, NVKJ). Será o amor ao dinheiro, a cobiça de posses materiais e a confiança em coisas deste mundo que levarão muitos a se apostatar.

Satanás até apresentou a Jesus a mesma tentação no deserto. Ele prometeu dar a Jesus o mundo se ele o adorasse (Mat.4:8,9). Jesus sabia que o mundo não era propriedade de satanás. Ele não tomou o caminho mais fácil, mas permaneceu fiela Deus.

Portanto, é vital para nós confiar em Deus como o proprietário de tudo. Isso nos levará à fidelidade nos dízimos e nas ofertas sob todas as circunstâncias. Resistam à tentação de usar o dízimo e as ofertas de Deus para pagar suas dívidas. Não incorram em nenhum débito com Deus. A mensagem dos três anjos conclui com uma nota triunfante descrevendo os mordomos que resistiram. Ela descreve esses fieis como aqueles que guardam os mandamentos e têm a fé de Jesus. O apóstolo Paulo em I Coríntios 4:1,2 confirma o que Deus quer de seus mordomosdizendo: “Portanto, que todos nos considerem servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. O que se requer desses encarregados é que sejam fiéis”. (NVI).

Mordomos fieis que sabem, pregam e sustentam o evangelho eterno participarão da recompensa da vida eterna. Escolha ser um mordomo mais fiel do que pombos esvoaçantes que voavam através das zonas de conflito para entregar a mensagem. Persevere através da oposição do inimigo, reconhecendo que a batalha não é nossa, mas do Senhor. Não aceite uma mensagem falsificada que possa levar você e outros, através de sua influência, a perder a batalha. Não permita que as balas do engano do inimigo o façam cair. Um dia em breve Jesus virá e todos os mordomos fieis de Deus voarão para o lar para ouvir o elogio: “Bem está, bom e fiel mordomo”

1 “War Pigeon," Wikipedia, acesso a 7 de novembro de 2019,

https://en.wikipedia.org/wiki/War_pigeon.

2 Ellen G. White, Manuscript Releases, vol. 21, s.d., p. 37

3 White, Review and Herald, 18 de abril de 1912, par. 3.

4 White, Parábolas de Jesus, p. 182.

5 White, Selected Messages, vol. 3, p. 393.

6 White, Maranatha, p. 127.

Enslin Baxen

Enslin Baxen foi um Cientista Médico antes de receber o chamado para um ministério pastoral de tempo integral. Ele é casado com Lee- Ann e tem um filho e uma filha adolescentes. Atualmente ele está completando seu MDiv na Universidade Adventista da África, no Quênia. Ele pastoreia um distrito com várias igrejas em Johannesburg, África