O TIPO DE OFERTA MAIS NECESSÁRIO EM UMA IGREJA COM UMA  MISSÃO MUNDIAL

Sugestões para a distribuição do pacto

Você já se perguntou como poderia distribuir suas ofertas para que esses fundos possam apressar a vinda de Jesus e propagar Sua mensagem com mais eficiência nos três segmentos geográficos mencionados por Jesus em Atos 1:8 (local, regional e internacional)? Nas duas primeiras partes deste artigo1 exploramos as razões pelas quais as ofertas são tão importantes quanto o dízimo, como elas são usadas pela Igreja Adventista e por que aplicar o sistema da casa do tesouro também no caso das ofertas regulares.

Na Igreja Adventista, qualquer destino estipulado pelo doador a uma oferta será sempre respeitado. Mas nas 12 divisões ou campos mundiais2 que adotaram o Plano de Ofertas Combinadas,3 ofertas não atribuídas ou avulsas desencadeiam um milagre mundial de crescimento.

Tal oferta (seja marcada como “pacto”4 ou como oferta regular no envelope) é automaticamente distribuída em todo o mundo para apoiar todos e quaisquer projetos missionários aprovados, ministérios e regiões, sempre de acordo com a fórmula proposta por esse plano (ver infográfico).

Essa fórmula, votada pela Associação Geral em 2002, não foi inventada por uma pessoa. Antes, foi elaborada em espírito de oração por um grupo de estudos baseado no modelo de Atos 1:8, visando apoiar equitativamente todos os ministérios aprovados, sejam locais, regionais, globais, além de projetos missionários.

No infográfico abaixo, você encontrará como essas ofertas não estipuladas são distribuídas de acordo com o Plano de Ofertas Combinadas.

Se você estiver entregando suas ofertas em territórios onde a Igreja Adventista segue planos de ofertas diferentes,5 você pode usar o envelope (virtual ou regular) para distribuir manualmente sua oferta de acordo com as porcentagens especificadas pelo Plano de Ofertas Combinadas (veja infográfico: 50-60% para a igreja local –orçamento da igreja; 20-30% para o Desenvolvimento Missionário da Associação; e 20% para o Fundo Missionário Mundial). Dessa forma, você dará uma eficiência muito mais abrangente ao seu pacto (ofertas regulares e sistemáticas).

De que maneira a Associação Geral usa os fundos oriundos das ofertas?

Se você decidir seguir a distribuição sugerida acima, ou se estiver doando em regiões que seguem o Plano de Ofertas Combinadas, 20% de suas ofertas regulares (“pactos”) serão direcionadas ao Fundo de Ofertas Missionárias. Esse fundo arrecada ofertas em nível de Associação Geral e as distribui de forma equitativa para todos os projetos missionários aprovados em todo o mundo (veja alguns exemplos abaixo).

Apenas como um lembrete: se você está doando em regiões nas quais a Igreja Adventista segue planos de ofertas diferentes6 mas está disposto a destinar 20% de suas ofertas regulares para as missões (como sugerido pelo Plano de Ofertas Combinadas), você deve indicar Fundo de Ofertas Missionárias em seu envelope (regular ou virtual). Mas se você doar dentro de territórios nos quais a igreja segue o Plano de Ofertas Combinadas, 20% de todas as ofertas não estipuladas (ou avulsas) serão automaticamente direcionadas para o Fundo de Ofertas Missionárias.

Você encontrará abaixo alguns exemplos de projetos missionários mundiais aprovados e financiados pelas Ofertas Missionárias,7 que é administrado pela Conferência Geral:

  • Projetos Missionários impressos no verso das Lições da Escola Sabatina: A cada trimestre, a Lição da Escola Sabatina promove diferentes projetos missionários em áreas específicas do mundo, também apoiados por uma parte do Fundo Mundial de Missões.
  • Missão Global: também usa fundos fornecidos pelo Fundo Mundial de Missões para iniciar novos grupos de crentes em áreas não penetradas e entre novos grupos de pessoas. Por meio de pioneiros da Missão Global, centros urbanos de influência, Tentmaking, Missão Caleb e outras iniciativas, milhares de novos grupos estão sendo iniciados em todo o mundo. Ao longo de 2018, por exemplo, mais de três mil projetos foram iniciados sob a bandeira da Missão Global, estabelecendo novos grupos de crentes em áreas do mundo anteriormente até então não penetradas.
  • ADRA: Responsável pelo trabalho de desenvolvimento e assistencial que atende às necessidades das populações afetadas por desastres naturais, sociais ou econômicos tais como enchentes, incêndios, terremotos, fomes e outros.
  • Rádio Mundial Adventista e Hope Chanel (Novo Tempo, no Brasil): Juntos, eles estão transmitindo em mais de 300 idiomas em aproximadamente mil estações de rádio e estúdios, e em 68 canais de TV, visando especialmente atingir não-cristãos ou pós-modernos. A Rádio Mundial Adventista pode ser ouvida em lugares onde o evangelismo é proibido por lei e às vezes punidos com a morte. Há também programas voltados para áreas de população muito densa e menos evangelizadas do mundo tais como Ásia, África, Oriente Médio e Europa Oriental.
  • Quatro Universidades Adventistas Internacionais Estratégicas. As seguintes universidades – Universidade Andrews, Universidade de Loma Linda (ambas na América do Norte), Universidade Adventista da África, e Instituto Internacional Adventista de Estudos Avançados (na Ásia) recebem estudantes de todo o mundo e os preparam para servir ao mundo como missionários.
  • Unusual Opportunities (Oportunidades Incomuns):⁸ Este fundo é usado quando surgem oportunidades especiais de missão em todo o mundo. Em 1992, por exemplo, esse fundo foi usado logo depois que a cortina de ferro caiu e surgiu uma oportunidade inesperada para o pastor Mark Finley pregar dentro do Kremlin, onde pôde alcançar 13 mil pessoas em 13 noites, resultando em centenas de batismos!


O tipo mais necessário de oferta

O tipo de oferta mais necessário é aquele que (1) é dado para adorar a Jesus (não para agradar a si mesmo), (2) visa cumprir Sua abrangente comissão (não para agradar a nenhum destinatário em particular ou para obter poder ou influência na comunidade religiosa), (3) é dado tão regularmente quanto a renda (não esporádica ou impulsivamente); (4) é dado proporcionalmente, de acordo com esse princípio bíblico, como uma porcentagem proposta9 da renda (não uma quantia aleatória de acordo com o impulso); e (4) é entregue na casa do tesouro e distribuído equitativamente, seguindo os três segmentos geográficos mencionados por Cristo em Atos 1:8 (em vez de ser distribuído de acordo com nosso critério).

Jesus está vindo, e já não temos muito tempo. As portas da oportunidade estão quase se fechando. Muito em breve, o que ainda podemos facilmente fazer agora, precisaremos realizar colocando a vida em risco. Agora é a hora de colocar nossas esperanças e recursos no Alto, aplicando-os onde Jesus, o nosso Comandante, quer que eles estejam! Amanhã poderá ser muito tarde! ≤

______________________________________

  1. Marcos Bomfim, “O Tipo de Oferta Mais Necessário em uma Igreja com uma Missão Mundial, Parte 1”, Dynamic Steward 24, no. 4:20, 21, https://www.adventistas.org/pt/mordomiacrista/projeto/revista-mordomo-dinamico/; Marcos Bomfim, “O Tipo de Oferta Mais Necessário em uma Igreja com uma Missão Mundial, Parte 2”, Dynamic Steward 25, no. 1:18, 19, http://www.adventistas.org/pt/mordomiacrista/projeto/revista-mordomo-dinamico.
  2. As divisões mundiais ou regiões administrativas da igreja que seguem o Plano de Oferta Combinada são: CHUM (China Union Mission), ECD, ESD, IAD, MENAU, NSD, SAD, SID SPD (Campos das Ilhas), SSD, SUD, WAD. Para o significado das siglas, ver as legendas no mapa das divisões mundiais em: https://www.adventist.org/worldchurch/.
  3. Para mais sobre o Plano de Ofertas Combinadas (em inglês), acesse: https://stewardship.adventist. org/combined-offering.
  4. Para mais sobre o conceito de “pacto” (ofertas regulares e sistemáticas) (em inglês), acesse: https://stewardship.adventist.org/promise-offerings.
  5. Para conhecer mais sobre os dois outros planos de oferta utilizados em algumas das Divisões da Igreja Adventista do Sétimo Dia (em inglês), acesse: https://stewardship.adventist.org/offering-plans. Ver também General Conference Working Policy 2020-2021, p. 645-653.
  6. Ver nota de rodapé 7.
  7. Os projetos descritos são parcial ou totalmente apoiados pelo Fundo Mundial de Missões.
  8. No Plano de Ofertas Combinadas, 0,84% das ofertas enviadas para a Associação Geral é para Unusal Opportunities (Oportunidades Incomuns). No programa Personal Giving (Doações Pessoiais, da Divisão Norte-Americana, um porcento do Orçamento Mundial vai para o Fall Mission Appeal (Chamado Outonal para a Missão), que faz parte do programa Unusual Opportunities. No Calendário do Plano de Ofertas, as ofertas da Associação Geral arrecadadas em Setembro vão para o programa Unusal Opportunities.
  9. Para mais informações, ver nota de rodapé 8.

Pastor Marcos F. Bomfim

Pastor Marcos F. Bomfim é diretor dos Ministérios de Mordomia da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Silver Springs, Maryland, EUA.