Vamos explorar a origem, propósito e prática das ofertas missionárias.

OFERTAS MISSIONÁRIAS: PERGUNTAS E RESPOSTAS

O QUE SÃO AS OFERTAS MISSIONÁRIAS?

“A Igreja Adventista foi estabelecida sobre a missão. Nossa comissão vem de Cristo que nos disse: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas’ (Mc 16:15, NVI). Falar do amor de Deus ao redor do mundo é como um veículo. Nossas ofertas missionárias são o combustível que impulsionam quase que cada aspecto da ação missionária. Sem esse combustível, nossos melhores esforços são prejudicados” (https://am.adventistmission.org/mission-offering).

QUANDO FOI COLETADA A PRIMEIRA OFERTA MISSIONÁRIA E PARA QUAL PROPÓSITO?

Em 1885, 32 anos depois da organização da primeira Escola Sabatina, a Escola Sabatina de Oakland, Califórnia, deu todas suas entradas do primeiro trimestre para auxiliar no estabelecimento da Missão Australiana. O resultado foi que, no dia 10 de maio de 1885, 11 missionários americanos partiram de São Francisco para a Austrália na esperança de abrirem uma missão ali (https://adventistdigitallibrary.org/features/sabbathschool?page=4 and https://en.wikipedia.org/wiki/South_Pacific_Division_of_Seventh-day_Adventists).

QUAL FOI O PRIMEIRO PROJETO DA ESCOLA SABATINA?

O navio Pitcairn (comprimento: 30,50 m; boca: 8,23 m; profundidade: 3 m; mastro: 24 m; velas: 1.44 km). Ele foi construído no estaleiro de Matthew Turner e lançado em 28 de julho de 1890. Navegou de Oakland, no dia 20 de outubro de 1890, e fez seu primeiro apelo na ilha de Ptcairn, no Pacífico.

QUANDO FOI COLETADA A PRIMEIRA OFERTA DO DÉCIMO TERCEIRO SÁBADO E PARA QUAL PROPÓSITO?

No primeiro trimestre de 1912, a primeira oferta do Décimo Terceiro Sábado ajudou a estabelecer a obra missionária de G. W. Pettit e J. M. Comer, na Índia. No segundo trimestre, a oferta ajudou a construir uma escola na África Oriental, atual Universidade do Leste da África, no Quênia. O quarto trimestre de 1912 focou no Colégio Adventista del Plata, na Argentina e na Escola de Treinamento Pua, no Chile. Hoje, o Colégio Adventista del Plata, na Argentina, abriga uma universidade com 2.500 alunos, bem como escolas de ensino fundamental e médio, com um total de mil alunos matriculados (https://am. adventistmission.org/mission-offering).

O QUE TEM SIDO FEITO COM OS PROJETOS DA OFERTA DO DÉCIMO TERCEIRO SÁBADO DESDE 1912?

Essas ofertas têm permitido que a igreja construa escolas, internatos, hospitais, clínicas, igrejas, lanchas missionárias, salas para crianças, casas publicadoras, e universidades ao redor do mundo. Com frequência há mais de um projeto para a oferta e, portanto, no total houve mais de mil projetos. A oferta não direcionada tem sido muito usada para projetos de construção, visto que os fundos do Dízimo são de uso restrito. O dízimo não pode ser usado para esses fins. Tendo em vista que não é permitido o uso do dízimo para construção de edifícios, a A oferta não direcionada normalmente tem sido destinada a projetos de construção (https://stewardship.adventist. org/2012-16-2-13th-sabbath-school-offering).

SE ALGUÉM VIVE EM UM TERRITÓRIO QUE SEGUE O PLANO DE OFERTAS COMBINADAS (COP), COMO ESSA PESSOA PARTICIPA NAS OFERTAS MISSIONÁRIAS?

Se a oferta é dada conforme o Plano de Ofertas Combinadas (COP, sigla em inglês), então o indivíduo, automaticamente, está contribuindo com as Ofertas Missionárias, com a Oferta do Décimo Terceiro Sábado, e com outras ofertas. O tesoureiro da igreja local dividirá todas as ofertas recebidas nesse plano em duas partes: 50% (ou a porcentagem remanescente) são enviados para a organização superior: associação local, união, divisão e então para a Associação Geral. Esta recebe 20% de todas as ofertas COP, e então o tesoureiro da AG as distribui entre os vários fundos missionários de acordo com o regulamento da AG: V 35 20 2 (Ver quadro abaixo sobre os detalhes da distribuição).

HISKIA MISSAH

Pastor Hiskia I. Missah é diretor associado do Ministério de Mordomia da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Silver Spring, Maryland.