A nossa participação nas ofertas regulares e sistemáticas demonstra o comprometimento que temos de apoiar a missão de Deus na igreja local e em lugares distantes. Qual é a base bíblica para esta prática?

1. Existe na Bíblia e no Espírito de Profecia alguma diferença entre o dízimo e as ofertas? Ler Lv 27:30, 32; Êx 25:1, 2.

O dízimo é uma quantia fixa de 10%. A Bíblia descreve o dízimo como “um décimo” da sua renda. As ofertas são uma expressão de gratidão para com Deus.

Ellen White escreve:  “Assim nos tem o Senhor comunicado as mais ricas bênçãos celestiais, ao nos dar Jesus. Com Ele, nos tem dado desfrutar abundantemente todas as coisas. Os produtos da terra, abundantes colheitas, os tesouros de ouro e de prata, são dádivas Suas. Casas e terras, o alimento e o vestuário, colocou-os na posse dos homens. Pede que O reconheçamos como o Doador de todas as coisas; e, por essa razão, diz: De todas as vossas posses reserva a décima parte para Mim, além das dádivas e ofertas, que devem ser trazidas à casa do Meu tesouro. É essa a provisão que Deus fez para levar avante a obra do evangelho”.¹

2. Existem exemplos na Bíblia de pessoas que devolviam mais que o dízimo (dez porcento) para apoiar a obra de Deus? Ler At 4:36, 37; Lc 19:8).

O exemplo perfeito de um personagem bíblico que deu mais de 10% é Barnabé, que, depois de vender seu terreno, deu 100% dos proventos da venda para apoiar a obra de Deus de pregar o evangelho.

Zaqueu, o cobrador de impostos, não apenas devolveu com juros tudo o que havia roubado, mas deu metade de sua riqueza para promover o evangelho. Abençoar os pobres constituía uma grande parte do ministério de Jesus.

3. Quais é a diferença entre o uso dos dízimos e das ofertas, respectivamente, na Igreja Adventista?

O dízimo é destinado ao pagamento dos salários de pastores, evangelistas, missionários, professores e obreiros bíblicos – indivíduos que estão diretamente envolvidos no ensino da Bíblia não apenas para os novos crentes, mas também para os membros regulares. As ofertas, por outro lado, são usadas para apoiar o trabalho da igreja local e outros tipos de iniciativas da igreja não custeadas pelo dízimo. Na igreja local, as ofertas podem ser usadas para pagar o aluguel de um local de reunião, para a manutenção e reparos do prédio da igreja, contas de luz e água, materiais usados para os diferentes departamentos e projetos missionários locais. Em outros níveis da igreja mundial, as ofertas podem fornecer fundos para várias entidades da igreja, incluindo instituições denominacionais e projetos em regiões de difícil acesso.

4. Se eu já devolvo o dízimo, por que tenho que dar ofertas? Ler Ml 48; Êx 23:14, 15.

A Bíblia faz distinção entre dízimos e ofertas. Podemos estar devolvendo fielmente um dízimo de 10% e, ao mesmo, tempo, estar roubando a Deus nas ofertas. O dízimo nunca deve ser usado para a reforma ou serviços de manutenção dos edifícios da igreja. Se uma igreja precisar de um novo telhado, piano, órgão ou carpete, esses itens devem ser adquiridos com a porção das ofertas alocadas para a igreja local.

As pessoas dos tempos bíblicos viviam em uma sociedade majoritariamente agrária. Elas dependiam das colheitas do que semeavam. As ofertas eram uma expressão de ações de graças a Deus por Suas abundantes bênçãos. Da mesma forma, Deus nos dá uma maneira de ganhar a vida, e não devemos ir a Ele de mãos vazias.

Ellen White diz: “Devemos louvar a Deus com total dedicação, fazendo todo esforço para promover a glória de Seu nome. Deus nos comunica Suas dádivas para que também demos, e deste modo revelemos Seu caráter ao mundo. Na dispensação judaica as dádivas e oferendas formavam uma parte essencial do culto a Deus. Os israelitas eram ensinados a consagrar ao serviço do santuário o dízimo de toda renda. Além disso deviam trazer ofertas expiatórias, ofertas voluntárias e ofertas de gratidão. Esses eram os meios para sustentar o ministério do evangelho naquele tempo. Deus não espera menos de nós do que do povo antigamente. A grande obra da salvação precisa ser levada avante. Pelo dízimo, ofertas e dádivas fez Ele provisão para esta obra. Desse modo pretende seja sustentada a pregação do evangelho”.²

5. A Bíblia faz referência a ofertas especiais? Ler 1Cr 29:2-9.

Davi e outros líderes dos israelitas também deram muito mais, e além do que já devolviam como dízimo. Para a construção do templo de Deus, conhecido como “Templo de Salomão”, eles arrecadaram uma oferta especial. Da mesma forma, para ocasiões e projetos especiais, os filhos de Deus são chamados a dar generosamente a fim de ajudar a obra de Deus, indo além dos nossos dízimos e das nossas ofertas “regulares e sistemáticas”.

6. Quais são as principais características da doação sistemática? Ler 2Co 9:7.

Existem três princípios acerca de doar em 2 Coríntios 9:7. Primeiro, você precisa decidir quanto vai dar. Em segundo lugar, não dê com relutância ou sob compulsão. O oposto de um doador alegre é um doador relutante. Deus não quer que você doe porque você está sendo pressionado. Terceiro, Deus ama quem dá com alegria. Deus quer que você dê de coração, de boa vontade e com alegria. Você deve trazer suas ofertas quando, com alegria, puder contribuir para a igreja remanescente de Deus.

Não doar não é uma alternativa aceitável na Bíblia. A Bíblia presume que vamos doar. A questão é quanto. Zaqueu deu 50% da sua riqueza. A pobre viúva deu 100% cento do que tinha — duas moedas de cobre. Ao longo da história, o povo de Deus tem dado para a obra do Senhor. Os filhos de Deus não gastam toda a sua renda consigo mesmos, mas estão dispostos a compartilhar suas riquezas para que outros possam aprender sobre o plano de salvação.

A doação sistemática (regular) é a prática de separar nossos dízimos e ofertas assim que recebemos o pagamento. Quando recebemos nosso salário — em dinheiro, contracheque ou depósito direto em nossa conta bancária — devemos separar 10% para o dízimo e outra porcentagem para ofertas, antes de gastarmos com qualquer outra coisa. Minha esposa e eu decidimos, há mais de 20 anos, devolver outros 10% como ofertas, além dos 10% do dízimo. Muitos adventistas dão 5%, alguns 10%, e outros, mais de 10% como ofertas. A porcentagem é opcional, mas as ofertas não são.

7. Por que devemos doar sistematicamente e não de acordo com nossos sentimentos? Ler Mt 5:44, 45; 6:25-32; 2Co 9:6, 7.

Primeiro, Deus é sistemático em Sua doação. No Sermão da Montanha, Jesus ensinou que Deus doa o tempo todo.

Em segundo lugar, suas doações devem ser consistentes porque você colhe o que planta. A lei de semear e colher é muito simples. Um talo de milho rende cerca de quatro espigas do cereal. Se eu semear apenas três sementes de milho, obterei cerca de 12 espigas de milho. Mas se eu semear 100 sementes, colherei 400 suculentas espigas de milho que posso compartilhar com amigos e vizinhos ou vender na feira. Quanto mais você semear mais você colherá. A palavra-chave é “multiplicação”. O que você semeia, Deus multiplica. A Bíblia diz que Deus é quem faz o alimento crescer. É Ele quem multiplica a colheita. E Deus nos diz que quanto mais plantarmos, mais colheremos.

2 Coríntios 9:6, 7 nos diz que quanto mais sementes financeiras plantarmos, mais Ele nos fará prosperar. A lei da multiplicação também se aplica às nossas finanças. Quando você doa generosamente, a Bíblia promete que você colherá abundantemente.

A doação sistemática faz parte do estilo de vida dos filhos de Deus. Semeamos regularmente, tal como faz um agricultor que tem uma rotina a seguir no ciclo da semeadura e colheita. Em algumas partes do mundo, esse ciclo pode se repetir ciclo três vezes por ano. Semear fielmente a semente no momento certo permite que o agricultor tenha uma colheita consistente. Deus promete abençoar aqueles que semeiam regular e generosamente.

8. Ellen White ensina algo sobre “ofertas sistemáticas”?

Sim. Ela usa a expressão “doação sistemática”.

“Beneficência constante e abnegada é o remédio que Deus propõe para os ulcerosos pecados do egoísmo e da avareza. Deus dispôs o plano de doação sistemática para o sustento de Sua causa e para aliviar as necessidades dos pobres e dos sofredores. Ele ordenou que o dar deve tornar-se um hábito, para que possa contrapor-se ao perigoso e enganador pecado da avareza. O dar continuamente faz com que a avareza morra de inanição. A doação sistemática destina-se no plano de Deus a arrancar tesouros dos avarentos tão depressa são ganhos, e a consagrá-los ao Senhor a quem pertencem. Este sistema é organizado de tal modo que as pessoas podem separar algo de seu salário cada dia e pôr de lado para seu Senhor uma parte dos lucros de todo investimento. A constante prática do plano divino de doação sistemática enfraquece a avareza e estimula a liberalidade”.3

Minha esposa e eu estamos devolvendo 20% de nossa renda para a igreja remanescente de Deus, e podemos testemunhar como Deus nos tem abençoado além do que podemos imaginar. Convido você a fazer um pacto com Deus e ser um doador de ofertas alegre e sistemático. ≤


¹ Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia p. 39

² Ellen G. White, Parábolas de Jesus p. 159

³ Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja v. 3, p. 548

Rudy Salazaar

Rudy Salazar, é diretor associado do Departamento de Mordomia da Divisão Norte-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele cresceu em Tijuana, México, e veio para os Estados Unidos aos 20 anos de idade. O pastor Salazar tem um diploma de bacharel pelo Union College e de mestrado e doutorado pela Universidade Andrews.