PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR À MANEIRA DE DEUS

Hoje, mais do que nunca, as famílias enfrentam uma multiplicidade de problemas causados ​​pela guerra Rússia-Ucrânia, inflação, escassez global de alimentos e energia, bolhas de ativos nos Estados Unidos, crises geradas peal dívida de países em desenvolvimento e os insistentes surtos de Covid-19. Essas ocorrências têm causado paralisações e gargalos na cadeia de suprimentos. Além disso, vemos governos em vários continentes implodindo enquanto lutam para combater essas questões.

Sendo um povo que guarda os mandamentos de Deus, precisamos nos apegar às promessas divinas e confiar que Ele nos guiará nestes tempos difíceis, dando-nos sabedoria para usar os recursos com os quais Ele nos tem abençoado.

Muitas famílias enfrentam lutas que vão desde a perda de emprego ou renda até as inúmeras consequências de ter que lidar com a ansiedade e o medo de um futuro incerto. Somos informados no Salmo 37:25: “Fui moço e agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”.

Podemos manter a esperança nestes tempos incertos se colocarmos toda a nossa confiança em Deus, pois Ele suprirá nossas necessidades. Ao longo da existência de uma família, ela passará pelas fases de vários ciclos da vida. Por exemplo, casais jovens provavelmente enfrentarão os desafios de estabelecer uma família, de administrar dívidas e de educar os filhos sobre o dinheiro. No entanto, uma pessoa mais velha (mais de 60 anos) terá maior interesse em questões de transferência de riqueza e na aposentadoria. Onde quer que estejamos em nossas fases da vida, Deus tem um plano para nós. Discutiremos com mais detalhes sobre esse plano na próxima edição desta revista.

Apresentamos, abaixo, 13 maneiras práticas que podem ajudá-lo a lidar com uma crise financeira:

1. Não entre em pânico nem tome decisões impulsivas. (Pv 11:14; 12:15; 15:22; 19:20, 21)

Talvez a pior coisa que você possa fazer em uma crise seja decidir efetuar uma compra importante em meio a um turbilhão emocional. Acalme-se e busque o conselho compassivo de pessoas espiritualmente maduras em quem você confia. Procure pessoas com experiências positivas e dispostas a compartilhá-las para encorajar os outros.

2. Estabeleça prioridades nos seus gastos (1Tm 5:8).

Coloque sua família em primeiro lugar e comece com o essencial: dízimos e ofertas, alimentação, utilidades (eletricidade, água, etc.), abrigo e transporte. Depois disso, priorize suas despesas desde as mais importantes, como seguros, até as menos importantes.

3. Reduza as despesas e se contente com menos (1Tm 6:8; Hb 13:5).

O Senhor nos instrui a ficarmos satisfeitos quando nossas necessidades básicas forem atendidas. No entanto, vivemos em uma cultura de consumo que nos diz que nossos “desejos” são realmente “necessidades”. Faça escolhas corajosas e corte ou adie despesas desnecessárias.

4. Aumente sua renda (1Co 10:31; 2Ts 3:10).

Procure emprego temporário em empresas que oferecem produtos ou serviços essenciais (mercearias, farmácias, limpeza, entrega de comida, entrega de pacotes, etc.) ou seja criativo dedicando-se às vendas de artigos de valor no Facebook, eBay, Amazon ou outras plataformas de mídia social. Explore todos os benefícios disponíveis para você, como o seguro desemprego ou coisas do gênero. Não deixe que o orgulho se torne uma barreira.

5. Crie um fundo de emergência (Pv 10:4, 5; 21:20; 1Co 16:2).

Procure fazer uma reserva financeira para ser usada em caso de emergência. Se você está trabalhando, reduza as despesas e aumente a poupança.

6. Seja generoso e sirva aos outros (Lc 12:16–21; 2Co 8:2, 3; Gl 6:9).

A economia divina é, muitas vezes, o inverso da economia humana. Por exemplo, estar focado em abençoar e servir aos outros em tempos de crise nos traz alegria, enquanto acumular não. Vemos nas Escrituras a igreja de Corinto, que era generosa e pródiga em alegria, mesmo passando por aflições e severa pobreza.

7. Cresça espiritualmente e nas coisas práticas da vida (1Co 3:18).

Estudos mostram que manter-se mental, espiritual e fisicamente ativo durante um período de estresse melhora sua maneira de ver as coisas bem como sua resposta emocional. Mantenha uma rotina, faça exercícios e fique conectado com as pessoas. Substitua atividades irracionais, como horas na Netflix e nas redes sociais, por atividades de desenvolvimento, como formar um clube do livro e ler juntos um livro espiritual.

8. Seja um com o seu cônjuge. (Gn 2:24; Mc 10:8; Ef 5:28–33).

Os problemas financeiros e o estresse formam uma combinação que é nociva para a maioria dos casamentos. Reconheça que o seu casamento é mais importante do que qualquer crise. Assim, deem-se os braços, amando e cuidando um do outro, colocando as necessidades de seu cônjuge à frente das suas e tomando decisões ponderadas juntos.

9. Envolva os seus filhos (Pv 22:6).

De acordo com a idade dos seus filhos, ensine para eles o que a Palavra de Deus diz sobre dinheiro e finanças. Explique quais atividades vocês farão como família durante um período de crise. Juntos, pensem no que cada membro da família sacrificará pelo bem dela.

10. Confie nas promessas de Deus (Sl 28:7; Pv 3:5, 6; Rm 15:13; Hb 13:8).

John Piper disse certa vez: “Você deve cultivar e preservar a confiança em Deus quando não estiver em crise. Se esperarmos até que surja uma crise, não teremos os recursos nem a profundidade necessária para manter a nossa fé”.[1] Se sua fé não for aprofundada, você terá lutas e quererá confiar em seu próprio entendimento e poder. Concentre-se em crescer nessa área todos os dias.

11. Louve a Deus mesmo na tempestade. (Sl 9:9; 22:3; 59:16; 107:13)

É fácil louvar a Deus quando as coisas estão bem. Escolher adorar a Deus durante uma crise pode ser um desafio, mas a verdade é que Deus também está presente em nossa dor, em nosso sofrimento e em nossos momentos de escuridão. Ao louvar a Deus, você reconhece que Ele é soberano, fiel e misericordioso, entre muitas outras coisas. O louvor tira o foco de nós mesmos e o coloca de volta em Deus. O louvor também convida a presença de Deus, pois Ele está perto de nós quando O louvamos.

12. Concentre-se no eterno, não no temporário (Jo 6:27; 16:25–33; Cl 3:1, 2).

Quando está focado no eterno, você está focado no caráter imutável de Deus. Você está acumulando tesouros no Céu. Você está focado no Pão da Vida. Tudo o mais é passageiro e falho. Para alguns de nós, isso pode significar limitar nosso tempo na mídia social e na TV, o que só faz aumentar a ansiedade e a preocupação, e aumentar nosso tempo com a Bíblia, o que nos traz a verdadeira paz.

13. Ore (Sl 65:2; 66:19; Rm 12:12; Hb 13:21).

A Palavra de Deus nos convida a orar. Jesus orava regularmente. Orar é dizer que, sem Cristo, nada podemos fazer. A oração nos mantém humildes diante de Deus. A oração é uma expressão de fé no poder de Deus. A oração é algo que Deus usa para nos capacitar e mudar nossos corações. A oração nos aproxima de Deus. Ela é um lembrete de que a confiança em Deus supera o medo, a gratidão supera o egoísmo e a compreensão de Seu amor por nós desencadeia nosso amor pelos outros.

Nestes tempos de incerteza, muitas pessoas temem um colapso econômico. Se esse é o seu medo, que tipo de metas você estabelece para evitar o colapso econômico em nível pessoal? Talvez você invista em ouro, compre uma fazenda no interior ou estoque comida. Antes de ir adiante com isso, no entanto, sua pergunta deve ser: Senhor Deus, o que queres que eu faça com meus recursos? Os objetivos podem ser totalmente diferentes ou podem ser os mesmos. No entanto, a base para estabelecê-los é uma questão crítica. Se o objetivo vem de Deus e da Sua Palavra, então é um objetivo de fé. Mas se vier do nosso medo ou pânico, e presumirmos que tal objetivo é o certo, ele pode ser um erro.

John e Delivon Francis

John é diretor dos Ministérios da Família e Mordomia da Associação do Norte da Inglaterra. Ele trabalha em parceria com sua esposa, Delivon, e ambos são educadores de vida familiar certificados.


[1] John Piper, “How Can I Have Faith in Times of Crisis?”, 28 Nov, 2007, https://www.desiringgod.org/interviews/how-can-i-h....

John e Delivon Francis

John Francis é Diretor dos Ministérios da Família e Mordomia da Associação do Norte da Inglaterra desde setembro de 2021. Por vários anos, atuou como profissional de vendas, administrou seu próprio negócio e trabalhou como consultor no setor de serviços financeiros. Essas habilidades têm sido fundamentais em sua atuação como diretor do departamento de Mordomia.