Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma" (III João 1:2).

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA ALCANÇAR - BEM-ESTAR FINANCIA

Bem-estar financeiro é o mesmo que riqueza? Todos os bilionários, por exemplo, têm bem-estar financeiro? Surpreendentemente, a resposta é “não necessaria-mente”. A maioria de nós erroneamente associa riqueza com bem-estar financeiro. Mas enquanto a riqueza é desejável, a boa mordomia pode colocar o bem-estar financeiro ao alcance dos pobres e ricos.

Há alguns princípios fundamentais para alcançar bem-estar financeiro, dos quais muitas pessoas não sabem. Nesta série, nós vamos aprender a como aplicar esses princípios de bem-estar financeiro em nossas próprias vidas.

O que é Bem-estar Financeiro?

O bem-estar financeiro pode ser definido como um estado “onde uma pessoa pode cumprir plenamente suas obriga- ções financeiras atuais e contínuas, se sentir segura com seu futuro financeiro e é capaz de fazer escolhas que as permitem aproveitar a vida.”1 O que é surpreendente sobre esta de- finição é que o bem-estar financeiro depende da percepção

e das escolhas individuais. Enquanto a habilidade de cumprir plenamente as obrigações financeiras possa ser medida de forma objetiva usando as métricas que avaliam qualidade de crédito; o resto dos componentes do bem-estar financeiro é subjetivo. Ao igualar todos, é possível ter segurança financeira e não alcançar o bem-estar financeiro. Em última instância, o bem-estar financeiro é subjetivo e predicado nos sentimentos e definições individuais de felicidade. Por causa disso, é muito importante que nós entendamos o que influencia nossas escolhas e felicidade. Embora haja vários aspectos diferentes para a felicidade na vida, todos nós podemos concordar que seres humanos só podem aproveitar a vida de verdade se estiverem alcançando seu propósito percebido.

A nossa visão de mundo determina como nós idealizamos nosso propósito. O termo “visão de mundo” se refere às lentes pelas quais nós vemos, entendemos e experimentamos o mundo ao nosso redor. Ela pode ser influenciada por várias coisas, como cultura, educação, religião, experiências pessoais, em diante. Entender a visão de mundo individual é funda- mental para desenvolver a autoconsciência, que influencia decisões financeiras.

As visões de mundo mais predominantes estão basea- das em princípios religiosos, como secularismo, islamismo,

sincretismo, cristianismo e outros. Embora estes artigos sejam escritos por meio de uma visão de mundo cristã, é importan- te perceber que para as pessoas que são éticas, cuidadosas, trabalhadoras e conscientes; os princípios de bem-estar são universais, mesmo que se diferenciem em como são aplica- dos. Por exemplo, os princípios de devolver são universais.

No mundo secular, isso pode ser chamado de cidadania e, para cristãos, mordomia.

Princípios Fundamentais

Vamos conhecer agora sete princípios que são centrais para alcançar bem-estar financeiro.

1. conhecImento é poder

De acordo com Peter Drucker, o falecido autor de negócios renomado, há poder no conhecimento.2   Na  Bíblia, Deus lamenta: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Os. 4:6, NVI),3 e isso é verdade em todas  as áreas da nossa vida. Embora conhecimento seja poder, a chave para revelar esse poder depende de quão bem ele é

aplicado. A sabedoria, que é a aplicação criteriosa do conhe- cimento, é provavelmente a chave mais importante para alcançar bem-estar financeiro.

2. bem-estar FInanceIro Importa

O bem-estar financeiro importa porque está intrinseca- mente ligado a outros aspectos do nosso bem-estar. De um ponto de vista cristão, o nosso Criador quer que nós prospe- remos em todas as coisas: físicas, emocionais, espirituais e sim, financeiras. Deus quer nos abençoar e permitir que vivamos uma vida de abundância. Deuteronômio 8:18 declara “Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza” (NVI).

3. o propósIto Importa

A nossa visão de mundo determina o nosso entendi- mento de propósito. Já que a vida não tem um fim em si mesma, todos precisam e podem se beneficiar de ter um propósito que lutam para alcançar. A maior parte das orga- nizações bem sucedidas têm uma missão. É importante que nós, como indivíduos, também definamos o nosso propósito e articulemos a nossa missão. Sendo todas as coisas iguais, aqueles que vivem uma vida com propósito e missão ex- perimentam um estado melhor de bem-estar financeiro do que indivíduos com riqueza significativa, cujo estilo de vida não está alinhado ao seu propósito.

4, o estIlo de VIda Importa

A forma como nós vivemos nossa vida tem um grande impacto no nosso bem-estar financeiro. Um estilo de vida po- bre esgota recursos financeiros, promove uma saúde pobre e incita decisões ruins que corroem o intelecto. Como na maio- ria das coisas na vida, há leis universais para um bom estilo de vida. Há oito leis abrangentes, mas simples, relacionadas a um estilo de vida saudável: alimentação, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso e confiança.4 Quando nós aplicamos essas leis com sabedoria, como os tijolos do nosso estilo de vida e então estabelecemos um orçamento alinhado a essas leis, nós alcançamos um maior bem-estar financeiro.

5.o dInheIro Importa

Quando se trata de “liberdade para fazer escolhas” e sa- tisfazer necessidades, o dinheiro importa. O dinheiro (nosso, não emprestado) é o rei. As nossas necessidades mudam conforme nós avançamos em nossos ciclos de vida individuais.

Ciclo de vida são as fases da vida do berço ao túmulo. É extremamente importante que todos nós tenhamos dinheiro e planos que satisfaçam nossas necessidades financeiras, até além do túmulo.

6.planeje, depoIs aja.

Sim, vamos passar tempo planejando, especialmente se nós não temos meios suficientes. Contudo, planejar sem ação não dá resultados. Agir sem planejar muitas vezes resulta

em fracasso. Um bom plano financeiro implementado com sabedoria leva ao sucesso.

7.a humanIdade Importa

Ser humano é estar conectado a outros humanos, seja como famílias ou como unidades de uma sociedade maior; e quando nós investimos em nossas comunidades locais e globais e apoiamos uns aos outros, nós aprimoramos nosso bem-estar financeiro. Quando nosso mundo e nossa comuni- dade vence, todos nós vencemos. Nós devemos ser genero- sos com nossos recursos financeiros.

Alimento para o Pensamento: Um Exemplo de Aplicação destes Princípios Usando uma Visão de Mundo Cristã

Todos os sete princípios articulados anteriormente devem ser integrados em uma abordagem que seja coerente, relevan- te e prática. A parte mais difícil de fazer isso é encontrar res- postas para estas três questões:(1) O que é conhecimento?(2) Como nós adquirimos conhecimento? e (3) Como nós pode- mos aplicar conhecimento? Provérbios 9:10 declara categorica- mente que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (NVI).Para quem concorda com esta declaração, nós temos uma definição de conhecimento e percepções sobre como ganhar e aplicar conhecimento. O conhecimento é acumulado com a leitura da Bíblia, que é considerada por muitos cristãos como a autori- dade final em todas as coisas. Além disso, a Bíblia prescreve como avaliara conquista do aspecto mais subjetivo do bem-estar financeiro. O nosso caráter é a base para determinarse a vida é cheia de alegria ou não. Pessoas que vivem uma vida alegre exibem “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gál. 5:22,23, NVI).

A Bíblia se destaca como uma autoridade em termos de finanças e dá direção sobre como aplicar princípios financeiros. A história de José, encontrada em Gênesis 41, nos dá um modelo aprovado para admi- nistração patrimonial (crescer, preservar e distribuir riqueza). Seríamos sábios ao seguir esse modelo, porque sabemos que José se tornou uma das pessoas mais ricas no mundo de seu tempo, mesmo durante a fome. Ele seguiu três passos básicos. Ele discerniu deDeus que a fome viria, desenvolveu um plano e implementou este plano. Como José, estudiosos da Bíblia sabem há muito tempo que“nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mat. 24:7, NVI). Aqueles que,como José, se prepara- ram fielmente para o que está acontecendo em nosso mundo e estão melhor posicionados para resistir aos desafios atuais, que incluem a pandemia do COVID-19.Para aqueles que não se prepararam, nós ainda podemos nos beneficiar aplicando princípios bíblicos; quando falamos de planejamento financeiro, antes tarde do que nunca. A Bíblia até nos chama para um plano financeiro que dura toda a eternidade e nos aconselha a acumular nossos tesouros no céu (Mat. 6:19, 20).Nós estamos acumulando nossos tesouros no céu ou apenas aqui na terra?

Conclusão

Neste artigo, nós cobrimos os princípios fundamentais que nos preparam para os próximos episódios, onde nós analisaremos os detalhes de como aprimorar o bem-estar financeiro. É nossa incumbência desenvolver as habilidadefundamentais necessárias para construir, preservar e distribuir riqueza com sabedoria. Roma não foi construída num dia. Vamos usar o que está à nossa disposição hoje, enquanto identificamos lacunas e tentamos crescer financeiramente. Mesmo que nossa situação atual seja desanimadora, nem tudo está perdido; é possível fa- zer limonada com limões. Vamos aprender juntos. Por favor, nos acompanhe no Facebook, LinkedIn, e-mail e telefone.

 

  • - Drucker, F., The Age of Discontinuity (New York: Routledge, 1992).
  • - Textos creditados como NVI são da Nova Versão Internacional. Copyright © 1979, 1980, 1982 de Thomas Nelson, Usado com permissão. Todos os direitos reservados.
  • - (n.d.). https://www.newstart.com/.Retirado de https://www. newstart.com/.

 

 

JENIPHER CHITATE