Ao refletir sobre a fidelidade de Deus à Sua igreja neste tempo de crise – fidelidade essa que experimentei como diretor de mordomia da Associação do Sul da Inglaterra –, estou mais convencido do que nunca sobre a primordial importância da mordomia.

Enquanto escrevo este artigo, ainda há muitas incertezas. O governo diz que o confinamento será relaxado em breve. Espero que sim, mas, em meu coração, reflito nas palavras de Salomão: “Eu só preciso confiar no Senhor de todo o coração” (Pv 3:5); “Não posso depositar minha confiança no homem mortal” (Sl 146:3).

Só Deus conhece e guarda o futuro.

Anos antes dessa pandemia, relatórios online dos dízimos e das ofertas foram divulgados nas igrejas locais. Apenas alguns meses antes, o departamento de tesouraria da nossa associação havia começado a permitir que os membros da igreja devolvessem seus dízimos e ofertas online. Quem poderia prever a importância dessas facilidades em um futuro muito próximo? De onde os nossos líderes receberam tal orientação e sabedoria para que as bênçãos de Deus, dadas por meio de Seu povo, pudessem chegar ao “armazém”? Certamente essa sabedoria e inspiração vieram diretamente de Deus.

Imediatamente após o primeiro mês de confinamento, nossa associação experimentou uma queda de 17% nas receitas oriundas do dízimo. No entanto, à medida que os membros iam aprendendo diferentes maneiras de devolver o dízimo (ou seja, online, celular e doação por telefone), os números cresciam lentamente. Quatorze meses depois, estamos de volta aos números de antes do confinamento. Atualmente, vemos um aumento de 19% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Posso entender o sentimento de Paulo quando ele mencionou que, na provação mais severa, a alegria e a fé transbordantes dos membros durante tempos de extrema incerteza geraram uma imensa generosidade:

Porque posso testemunhar que, na medida de suas posses e mesmo acima delas, eles contribuíram de forma voluntária, pedindo-nos, com insistência, a graça de participarem dessa assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas, pela vontade de Deus, deram a si mesmos, primeiro ao Senhor, depois a nós (2Co 8:3-5).

Só posso louvar a Deus por permitir que o Seu povo confiasse Nele e na Sua igreja.

Deus alinha os desejos do Seu povo com os desejos Dele

Dois meses antes do primeiro caso de Covid-19 ser revelado ao mundo, os novos oficiais da nossa Associação realizaram uma sessão de prevenção de dois dias, buscando a orientação divina para a Sua igreja neste território. Esses oficiais adotaram o lema “Fazendo Discípulos - Construindo Comunidades” para a Associação conferência em resposta ao projeto “I Will Go” da igreja em nível mundial. Ponderando como esse objetivo poderia ser materializado nas igrejas locais, as palavras de Cristo, “Não procuro a Minha própria vontade, e sim a Daquele que Me enviou” (Jo 5:30), se tornaram realidade, na medida em que Deus deu à Sua igreja mais oportunidades de testemunhar durante este tempo de pandemia. Muitas igrejas da Associação abriram suas portas para serviços comunitários, usando suas instalações como “bancos de alimentos” onde as pessoas da comunidade que estavam em dificuldades financeiras podiam obter alimentos para sustentar suas famílias. Isso ajudou os membros a verem que sua igreja está viva e ativa em seu ministério. Muitas igrejas trabalharam na distribuição de suprimentos e alimentos para pessoas confinadas e famílias necessitadas.

Como uma igreja do tempo do fim, somos chamados a refletir a imagem de Jesus em nossa vida para mostrar a vontade de Deus ao mundo, revelando, assim, o reino de Deus. Ao dedicar nosso tempo e recursos para ajudar a aliviar o sofrimento e os desafios de outras pessoas, demonstramos a gratidão que temos para com Deus por Suas bênçãos. Quando refletimos sobre o que Jesus disse: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes Meus pequeninos irmãos, foi a Mim que o fizeram” (Mt 25:40), permitimos que os membros da nossa igreja glorifiquem a Deus e amem o próximo, e também se envolvam mais na missão de aliviar os outros dos efeitos imediatos da crise. Incentivamos a gratidão por Deus os ter abençoado para doar em meio a essas calamidades. Esses atos de generosidade neste momento refletem verdadeiramente a resposta dos entrevistados na pesquisa feita por Robert McIver sobre os motivos para dizimar[1], a saber, que a gratidão é a principal motivação deles para doar.

Somente Deus dá aumento.

Antes da pandemia global, nossas igrejas dependiam muito do dízimo e das ofertas entregues quando as pessoas estavam fisicamente na igreja. À medida que nossas igrejas fechavam por causa das diretrizes do governo quanto ao distanciamento social, nossas igrejas passaram a se reunir virtualmente pelo Zoom. A princípio, esse arranjo pareceu afetar o padrão de doação; mas logo permitiu que Deus fosse revelado como a Fonte, o Doador e o Provedor de todas as coisas. Também permitiu que os líderes da nossa igreja promovessem doações sistemáticas e outros meios de devolver o dízimo fielmente mediante a exibição de videoclipes fornecidos pelo Departamento de Mordomia da Associação Geral ou por testemunhos locais. Em comparação com a forma como a arrecadação das ofertas era feita quando nos reuníamos fisicamente (normalmente, alguém se levantava e dizia: “Chegou a hora de recolher o nosso dízimo e ofertas”, orando, em seguida), havia tempo para educar nossos membros quanto à importância das doações regulares e o destino dos dízimos e das ofertas. Nas novas condições, doar tornou-se menos impulsivo e mais sistemático e intencional.

Liguei para vários pastores, perguntando o que estava ajudando suas igrejas a manter e até mesmo a aumentar o padrão de doação durante a crise. Uma resposta comum que recebi foi que, assim que as igrejas fecharam, eles imediatamente passaram a fornecer o recurso online (Zoom) para realizar seus cultos, mantendo, dessa maneira, a conexão com os membros. Uma igreja até revelou que, antes do confinamento, a frequência deles às reuniões de oração era baixa, e que sequer faziam os cultos de pôr-do-sol às sextas-feiras. Mas desde que o recurso online foi implementado, eles deram início a um culto de pôr-do-sol virtual às sextas-feiras. Isso animou e fortaleceu ainda mais os membros da igreja. Por meio dessas reuniões virtuais, os membros das igrejas têm passado mais tempo orando, estudando a Palavra e dando testemunho da bondade de Deus para com eles. À medida que Deus aquecia o coração deles e aumentava a sua satisfação Nele (Sl 37:4) como o verdadeiro tesouro em seus corações (Mt 6:21), os membros se tornaram mais generosos e atentos à comissão dada a eles enquanto aguardam o breve retorno de Cristo. Deus inspirou os membros da nossa igreja a darem um tremendo apoio ao ministério, ajudando, dessa maneira, a aumentar as doações da igreja. Ter o foco na adoração e cuidar do povo de Deus são as coisas mais importantes que a igreja pode fazer para manter a mordomia. Isso ajuda os membros a serem a igreja que Deus os chama para ser, mesmo durante esses tempos de provação.

Em conclusão, é fundamental que reconheçamos o seguinte:

• Depender de Deus é a nossa segurança em tempos de dificuldades e de desafios. Somente Ele pode suprir todas as nossas necessidades. Ele nos permitirá passar por momentos difíceis, mas, com certeza, Ele se revelará mais plenamente a nós como a Fonte e o Provedor de tudo.

• A conexão diária com Cristo é muito importante para que entendamos qual é a Sua vontade e o Seu plano para as nossas vidas. Permitir que vejamos através dos Seus olhos nos ajuda a compreender nossas verdadeiras necessidades e as necessidades das pessoas ao nosso redor, e como melhor respondê-las.

• A adoção de novas tecnologias e de formas de doar é de grande importância, pois, dessa maneira, damos aos nossos membros orientações e opções para que eles possam devolver pontualmente os seus dízimo e ofertas. Estamos dando a eles oportunidades de, apesar de suas próprias lutas, causarem impacto na vida de outras pessoas, o que, por sua vez, permite que reconheçam as bênçãos de Deus para eles individualmente.

• Cultos de adoração criativos e sugestões para o ministério na igreja local são valiosos na criação de um espaço para que nossos membros se envolvam e tenham responsabilidades nos cultos da igreja, dando aos membros a oportunidade de utilizarem os talentos que Deus lhes deu, o seu tempo e o seu tesouro para o benefício do nome de Jesus.

• A pandemia global pode ter afetado a nossa sociedade em todos os aspectos, mas a prodigalidade de Deus ainda pode ser manifestada por meio da generosidade da Sua igreja dos últimos dias – um povo com o coração de Deus!

Agora, mais do que nunca, posso compreender o que Ellen G. White escreveu: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado”[2]. Em Deus, a Sua igreja está segura em tempos de incertezas.

[



[1] Robert K McIver, Tithing Practices Among Seventh-day Adventists: A Study of Tithe Demographics and Motives in Australia, Brazil, England, Kenya, and the United States (Avondale Academic Press), p. 145.

[2] p. 162.


Frilson Todd Frias

Pastor Frilson Todd Frias é Diretor de Mordomia e Patrimônio da Associação do Sul da Inglaterra, no Reino Unido.