Certa vez, sonhei que um conhecido meu presenteou o seu melhor amigo com os custos de um advogado para que lhe preparasse um testamento. Os dois amigos tinham famílias e filhos. O amigo do meu conhecido ficou muito grato, mas nunca contatou o advogado para fazer o testamento. O outro o incentivava a ligar para o advogado, mas ele nunca o fez. Ambos foram infectados com Covid-19; infelizmente, o que não se importou em fazer o testamento não sobreviveu. Acordei todo suado.

Infelizmente, esse sonho é a realidade de muitos adventistas do sétimo dia em todo o mundo. Por não fazerem um plano enquanto vivem, ficam confiados de que, quando morrerem, o governo, a família ou os amigos farão os planos. Deus dá um exemplo de como planejar antes que haja necessidade, conforme vemos em 2 Timóteo 1: 9. Antes do nosso mundo “começar”, Deus tinha um plano. Antes que houvesse necessidade de um plano, Deus fez provisão para o resgate dos seres humanos, se eles desobedecessem.

Covid-19

Levará dois anos até que o mundo volte ao novo normal? Partes da comunidade global estão começando a suspender as tão impopulares restrições, mas aprendemos a conviver com elas. Ao mesmo tempo, outras regiões do mundo ainda estão sendo duramente atingidas pela pandemia. Atualmente, dois por cento da população mundial contraiu Covid-19. Esse número é conservador, pois em muitas partes do mundo não há diagnósticos de Covid-19 confiáveis. De alguma forma, todos nós fomos afetados por esta pandemia.

Em março de 2020, ficamos sabendo que alguma coisa não estava bem no mundo quando notamos que as lojas não tinham papel higiênico, sabão em pó e desinfetante para as mãos. Os supermercados começaram a ficar sem os alimentos mais populares. Todos nós tivemos que começar a usar máscaras de proteção, o que parecia muito estranho na época, mas agora já nos acostumamos com elas. Muitas pessoas hoje em dia hesitam em tirá-las do rosto.

Neste momento, enquanto escrevo, a pandemia já matou quase 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo. Damos graças a Deus pelo desenvolvimento de vacinas para nos proteger desse vírus. Mais de 10% da população mundial está vacinada. Estamos começando a ver os casos de infecção e a mortalidade se estabilizando e diminuindo devido às vacinas em algumas regiões do mundo.

Paradoxalmente, o Covid-19 também teve um impacto positivo na sociedade. Já ouvi muitos dizerem que não pegaram um resfriado comum ou gripe no ano passado. Aprendemos a nos conectar com pessoas em todo o mundo por meio da mídia eletrônica. O evangelismo continua e muitos batismos têm sido realizados como resultado de métodos muito criativos de pregar o evangelho. Em relação ao planejamento patrimonial, 63% dos adultos mais jovens foram motivados a criar um plano para beneficiar suas famílias durante o ano de 2020. Pela primeira vez na história, mais pessoas entre 18 e 34 anos fizeram o seu testamento do que aqueles na faixa entre 35 e 54 anos. Esses jovens afirmam que o principal fator que os motivou a criar um plano para suas famílias foi o Covid-19. Pessoas de diversas origens étnicas e demográficas estão preparando testamentos para as suas famílias. Essa importância dada aos testamentos e ao planejamento patrimonial é mais um resultado positivo da pandemia Covid-19.

Iniciativas práticas

Passaremos a responder a algumas perguntas. Espero que essas respostas possam motivá-lo a preparar um testamento.

Por que tanta gente não preparam um testamento?

(1) O principal motivo pelo qual as pessoas não fazem um testamento para garantir sua família é não saber como começar. (2) A segunda razão é procrastinação ou negligência. (3) A terceira razão é que eles acham que não têm dinheiro ou propriedades que justifiquem um plano desses. (4) A quarta razão, que ouço em todo o mundo, é que planejar a distribuição de recursos após a morte não faz parte dos seus costumes, culturas ou tradições. Você já ouviu algum desses motivos para deixar de planejar?

Como fazê-lo?

Na maior parte do mundo, o diretor do departamento de Mordomia Cristã da Missão, Associação ou União locais pode orientá-lo quanto a planejamento em seu país ou região. Você pode encontrar informações em www.willplan.org. Clique no mapa mundial para solicitar informações na sua região do mundo.

Quando fazê-lo?

Usamos nossas agendas para nos lembrarmos dos nossos compromissos. Se eu não tivesse a minha agenda no laptop, no tablet ou no telefone celular, muitas vezes me esqueceria ou chegaria atrasado aos meus compromissos. Faça uma reunião de planejamento com o seu cônjuge; em seguida, marque uma reunião com alguém que possa ajudá-los a criar um plano. Essa pessoa deve ter experiência para desenvolver um plano que satisfaça os requisitos legais do país onde você mora. Cumpra o compromisso.

Eu tenho o suficiente?

Toda família com filhos tem o suficiente que justifique um plano. Quanto mais cedo, melhor e mais fácil para começar. Naturalmente, você pode ajustar o plano conforme as circunstâncias vão mudando. Se você tem filhos, é necessário planejar o cuidado e o apoio para eles caso algo aconteça aos pais. Proteger e cuidar dos filhos é a razão mais importante para planejar.

E se eu não tiver família?

Deveis lembrar-vos sempre de que o atual sistema egoísta de dispor dos bens não é conforme o plano de Deus, mas simplesmente invenção humana. Os cristãos devem ser reformadores e romper com esse sistema, dando uma feição inteiramente nova à maneira de fazer testamentos. Tende sempre presente que é da propriedade de Deus que ides dispor. A vontade divina deve ser lei neste particular.[1]

Quando se trata de costumes, culturas ou tradições, Ellen G. White esclarece que todos os cristãos devem ser guiados pelos costumes das Escrituras, pela cultura do Céu e por uma tradição que é servir a um Legislador celestial. Os cristãos pertencem a uma cultura que honra e obedece a Jesus Cristo acima de tudo. A lei de Deus tem prioridade quando se trata de planejar a vida e a família. 2 Timóteo 1:9 nos instrui a seguir o exemplo de Deus e de Jesus no planejamento, antes que um plano se faça necessário.

Durante a pandemia Covid-19, todos os seres humanos mudaram seus hábitos e modos de vida para sobreviver. Lembra-se de quando as pessoas que lavavam as mãos após tocarem em qualquer superfície eram consideradas excêntricas? As Escrituras deixam muito claro que devemos sempre prover as necessidades da nossa família (1Tm 5:8). Ellen G. White nos diz: “Ao dispor de vossos bens por testamento a favor de vossos parentes não vos esqueçais da obra de Deus”.[2] São essas reformas que Deus deseja ver em Sua igreja remanescente dos últimos dias. Busque a Deus. Peça-Lhe sabedoria para fazer o seu plano familiar. Depois, ligue marcando uma reunião de planejamento.


[1] Ellen G. White, Conselhos Sobre Mordomia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 195.

[2] Ibid.


Dennis Carlson

Dennis R. Carlson Dennis Carlson é o diretor de Testamentos e Legados para a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.