Um recém-nascido é motivo de muita celebração nas famílias do mundo todo. A maioria dos pais amam seus filhos e estão dispostos a sacrificar quase tudo pelo bem-estar físico, mental e espiritual deles. No entanto, os pais raramente consideram tudo o que é necessário ao criar uma criança para que ela seja um adulto responsável.

Vamos olhar para a criação de uma criança do ponto de vista de um contador. Se a criança nasce no final de dezembro, a lei fiscal dos EUA permite uma dedução do imposto de renda para todo o ano anterior. Mas nem sempre penso como um contador, e a lei fiscal dos EUA não foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando a minha mulher me informou que a nossa filha estava a caminho. Ainda assim, a notícia de uma criança a caminho me fez pensar em todas as coisas que seriam necessárias à medida que a criança fosse crescendo. A educação era uma dessas coisas.

CRIANDO UMA CRIANÇA

Aqui está a estimativa mais recente (2015) lançada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre o custo de criar uma criança até a idade adulta: https://www.usda.gov/media/ blog/2017/01/13/cost-raising-child. O custo ($ 233.610 dólares) inclui moradia, alimentação, transporte, vestuário, cuidados, educação, saúde e outros itens diversos. O ensino superior não está incluído. Para as famílias Adventistas do Sétimo Dia, há também o custo do educação particular cristã, desde o ensino fundamental até o médio.

Para os pais cristãos, a educação cristã é uma parte importante da paternidade a seus filhos. Se os pais não planejam esse custo no início de vida da criança, eles estarão financeiramente despreparados quando a necessidade surgir. As crianças podem realizar alguns trabalhos e economizar dinheiro para fazer pelo menos uma pequena contribuição. A pesquisa mostra que as crianças que trabalham e estudam se saem melhor academicamente do que as que não trabalham. No entanto, o trabalho dos estudantes por si só não será suficiente para pagar as mensalidades sem cair em dívidas.

DIVIDINDO OS FARDOS

Uma maneira de começar a poupar para a faculdade de sua criança é informar amigos e família que você está abrindo uma conta poupança antes da criança nascer. As contribuições dadas para a educação da criança podem ser depositadas em uma conta poupança. Quando a criança tiver mais idade, os pais podem contar sobre essa poupança para a faculdade. Eles podem incentivar a criança a economizar e também contribuir para o fundo desde sua infância.

À medida que as crianças crescem, ensiná-las a investir nessa poupança para a faculdade pode ser uma boa maneira de apresentá-las ao planejamento financeiro pessoal. Ensiná-las a orar e pedir a Deus para orientar suas decisões e investimentos vai lembrá-las que Deus se preocupa com todas as áreas de suas vidas, até mesmo suas finanças. Quando elas tiverem acesso a extratos bancários, você pode salientar que Deus está abençoando seus investimentos, mesmo quando estão dormindo. “Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama” (Salmos 127:2, NVI).1

Como escrito acima, o custo do ensino superior para o seu filho não está incluído no custo de criar uma criança até à idade adulta. Uma criança que frequente a faculdade precisará de antemão de uma soma considerável de dinheiro para pagar as despesas. Para muitas famílias isso significa a necessidade de empréstimo estudantil.

O GRANDE EMPRÉSTIMO. ESTÁ A CAMINHO!

Você consegue dimensionar o que é um trilhão? Deixe-me tentar tornar este número mais palpável. Um trilhão é um 1 com doze zeros atrás dele. A nota de 100 dólares é a maior moeda impressa atualmente disponível nos Estados Unidos. Uma pilha de cem destas notas seria avaliada em 10 mil dólares. Cem destas pilhas equivalem a 1 milhão de dólares. Cem mil dessas pilhas equivalem a 1 bilhão de dólares; cem milhões dessas pilhas são avaliadas em 1 trilhão de dólares. Para ilustrar isso, quatro paletes de dois metros de altura dessas pilhas equivalem a 1 bilhão de dólares. Cinco mil desses paletes seriam avaliados em 1 trilhão de dólares.

Nos Estados Unidos, a dívida total de empréstimo estudantil no início de 2021 era de 1,7 trilhão de dólares. Creio que agora ficou mais visível o horror que esse número representa. É uma média de 38.500 dólares por estudante (45 milhões de estudantes com esse tipo de empréstimo). Isso é seis vezes a média econômica dos Estados Unidos. A Bíblia nos diz: “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta” (Pv. 22:7, NVI). Nenhum pai amoroso que olhe para os olhos esperançosos do seu(sua) recém-nascido(a) faria intencionalmente dele(a) um escravo. (Você pode ver o crescimento da dívida nos Estados Unidos em https://www.usdebtclock.org/.) ;

Então porque é que os estudantes adventistas do sétimo dia nos EUA estão tão endividados pelo ensino superior? Como essa dívida afeta a missão da Igreja Adventista? O custo para o estudante do ensino superior privado é quatro vezes maior do que o custo do ensino superior público. Se um estudante vai para uma universidade adventista do sétimo dia e se casa com outra estudante que está passando pela mesma situação de ter créditos educacionais, em conjunto poderiam dever mais de 77.000 dólares. Começar suas vidas conjuntas com tal dívida significa que eles não conseguirão estar disponíveis a Deus para a missão. Eles são escravos do credor e indisponíveis para Deus.

“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei” (Rm. 13:8).

ENSINO DE MORDOMIA

Os pais podem ensinar sobre o dízimo e a doação de ofertas, deixando as crianças entregarem o envelope para a família na igreja. Em famílias maiores, a atividade de oferta pode ser compartilhada. Quando a criança começar a receber alguma quantidade de dinheiro, ela pode entregar o seu próprio envelope de dízimo e oferta. Os pais precisarão planejar como ajudar seus filhos, mas os filhos nunca são novos demais para aprender a confiar em Deus. A criança pode ser ensinada que Deus é dono de tudo e que eles são mordomos das posses de Deus.

Quando a criança começa a realizar trabalhos e receber por eles, os pais e mentores podem ensinar os três pilares do planejamento financeiro pessoal, ajudando-os a aprender a dar, guardar e orçar seus gastos. Eles podem dar a Deus, juntar para a poupança da faculdade e se planejar para alguma aquisição. Isto vai familiarizar a criança com as ideias de confiar em Deus, ir para a faculdade, e sustentar-se através do trabalho.

À medida que a criança se torna adolescente e começa a ganhar um salário, os conceitos aprendidos na infância podem ser edificados com a prática contínua. O planejamento para os filhos em todas as áreas da vida por meio de repassar a sua fé e valores é o presente mais importante que se pode planejar para elas. É vital para o sucesso deles na vida e na fé em Deus. No fim da vida, esse presente é mais valioso do que qualquer bem simplesmente dado.

CONCLUSÃO

Os pais que começam a se planejar desde o nascimento de seu(sua) filho(a) para os futuros custos de educação podem ajudá-los(as) a evitar que se tornem escravos de qualquer outro que não seja Deus. Um dos presentes mais importantes que os pais podem dar a seus filhos é o planejamento para que se formem na faculdade livres de dívidas. Esse presente requer planejamento e sacrifício por parte dos pais, e trabalho comprometido, tanto acadêmico quanto financeiramente, por parte do(a) estudante.

Além disso, se os pais planejarem bem em como educar seus filhos a terem fé em Deus, então eles serão confiáveis, fiéis e prudentes quando herdarem alguns dos bens que Deus lhes confiou durante sua vida. Seus filhos manterão essas posses trabalhando para Deus e apoiando Sua missão.

* Todos os textos bíblicos são da Nova Versão Internacional.

Dennis Carlson

Dennis Carlson é o diretor de Testamentos e Legados para a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.