Algum tempo atrás, recebemos um presente além de nossa renda regular. Em resposta, decidimos devolver um dízimo adicional. Eu costumo usar o aplicativo de doações para dízimos e ofertas, mas desta vez - mesmo que tenhapassado muitos anos -, escolhi usar o envelope de dízimos. Depois da Escola Sabatina, peguei um envelope no banco efiquei chocado. A linha para o dízimo não estava onde eu a procurava - no topo da lista de destinos. Eu tive que procurar mais abaixo para encontrar o dízimo, em algum lugar no meio da página.

Essa mudança foi apenas estética? O designer queria apenas ser criativo e original? Ou será que a mudança de formatoestá apontando para uma mudança mais profunda na mentalidade em relação aos dízimos e outros tipos de doações? Ainda não sei a resposta, mas precisamos reconhecer que os formulários e formatos são mais que recipientes neutros; eles transmitem uma mensagem em si mesmos. 1

A ordem dos itens no cartão de devolução dos dízimos está pelo menos fazendo uma declaração implícita - e há razões para se alarmar. Deus estabeleceu uma ordem, uma hierarquia específica, ao dar: “Depois que o dízimo for separado, sejam devolvidas as dadivas e ofertas, conforme Deus o fez prosperar.” 2

Esta edição da revisita Mordomo Dinâmico apresenta algumas razões por trás da prática do dízimo. O conjunto de artigos combina estudos bíblicos e experiências de vida para recomendar o dízimo como uma disciplina espiritual para a igreja de Deus nesta geração. Reconhecemos, no entanto, que o tópico é vasto e muitas perguntas não puderam ser respondidas nesta única edição.

Que esses artigos guiem nossos passos ao instruirmos o povo de Deus sobre este assunto: “Mas em seus corações reverencie Cristo como Senhor. Esteja sempre preparado para dar uma resposta a todos que solicitarem o motivo da esperança que você tem. Mas faça isso com gentileza e respeito ”(1 Ped. 3:15).

1 Rosenwasser, D.; & Stephen, J. (2012), Writing Analytically, 6th ed. (Boston, MA: Wadsworth), p. 317.

2 Ellen G. White, Review and Herald, May 9, 1893.