Mordomo Dinâmico: Como você se uniu à Igreja Adventista?

Valère Marouvin: Minha esposa, Thérèse, e eu conhecemos a fé adventista por meio de membros da igreja em suas visitas de porta em porta. Fomos batizados em 1964. Nossos três filhos, portanto, nasceram em um lar adventista.

MD: Quando foi que você começou a atuar como membro ativo da igreja?

VM: Logo após o meu batismo! Tenho servido ao Senhor em várias funções, dentro da igreja local. Desde 1976, venho atuando como diretor voluntário do Ministério de Mordomia na associação local, a Associação da Ilha Reunião, no território da União do Oceano Índico.

MD: Qual foi a sua estratégia para o departamento de mordomia da igreja local?

VM: Naquela época eu era membro da igreja de Saint-Denis, capital da Ilha Reunião. Estabelecemos uma comissão de mordomia na igreja com dois objetivos: conscientizar os membros da igreja sobre a generosidade sistemática e abordar a desastrosa condição financeira da maioria das igrejas.

Nossa abordagem era basicamente visitar as famílias em suas casas e ensiná-las e incentivá-las a respeito da mordomia bíblica.

MD: O que contribuiu para o seu compromisso de longo prazo com o ministério da mordomia?

Em 1980, fui chamado para supervisionar a construção de uma nova igreja em um bairro de Saint-Denis chamado Moufia. Eu me ofereci para cuidar do grupo recém-fundado, que contava com 29 membros. Desde o início, meu objetivo era estabelecer um Ministério de Mordomia entre esse novo grupo de crentes. Como resultado, a igreja foi construída exclusivamente com a ajuda e os fundos fornecidos pelos membros.

Uma vez concluída a construção, percebi que essa era uma estratégia de sucesso. Uma igreja em ação cresce em todos os aspectos. Minha experiência com a igreja de Moufia confirmou a equação: tempo + talentos + finanças = mordomia.

MD: Poderia contar-nos sobre a sua experiência pessoal como mordomo dos recursos divinos?

VM: Em minha vida pessoal, tive que enfrentar várias situações difíceis. Mas Deus sempre respondeu minhas orações, às vezes de maneiras inesperadas. Quando ensino e treino outros em mordomia, sempre faço referência às poderosas intervenções de Deus em meu favor para que sirvam como incentivo para os outros.

Lembro-me de uma situação familiar em particular que me encorajou de maneira decisiva a viver como um mordomo fiel. Tal situação está relacionada com a minha filha Claudine. Ela decidiu estudar teologia no seminário adventista das Ilhas Maurício, em 1980. No começo, parecia impossível para nossa família bancar as suas despesas. No entanto, Jacques Doukhan, então diretor do seminário, em visita à nossa ilha, ofereceu a Claudine a possibilidade de trabalhar na instituição em regime de meio período para assim cobrir as suas despesas. A porta foi aberta. Infelizmente, porém, alguns moradores locais protestaram contra a contratação dela e a instituição retirou sua oferta.

A essa altura, eu estava entre a cruz e a espada: ou eu pagava pela educação dela, ou ela tinha que voltar para casa. Minhas obrigações financeiras já incluíam as mensalidades escolares de meus outros dois filhos, uma hipoteca e as prestações de um carro novo.

Diante desse dilema, decidi ajoelhar-me e conversar com Deus, com a convicção de que Claudine deveria continuar no seminário. O texto de Malaquias 3:10 passou pela minha mente: “Ponham-me à prova nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida”.

Dando ouvidos à inspiração do Espírito Santo, fiz um compromisso com o Senhor: “Trarei a Ti não apenas um, mas dois dízimos, (o segundo como oferta)”.

Deus respondeu minha oração milagrosamente. Um banco concordou em financiar os estudos de Claudine. No trabalho, como funcionário público, me ofereceram horas extras. Até a concessionária de automóveis me vendeu um carro novo com um plano de pagamento mensal, algo pouco comum naquela época.

Estou convencido de que a mordomia cristã tem tudo a ver com o relacionamento entre o homem e Deus.

MD: Depois de tantos anos, qual foi o resultado do Ministério de Mordomia em sua igreja?

VM: Todos os membros fundadores da igreja de Moufia abraçaram o princípio bíblico da mordomia cristã. Outros que se juntaram à igreja mais tarde fizeram o mesmo. Atualmente, 85% dos membros da igreja seguem as diretrizes da mordomia cristã. Oito famílias estão dando um segundo dízimo (10%). Em média, as ofertas por família na igreja de Moufia representam 7,8% da renda familiar. Muitos dão 10% cento ou mais. Deus abençoou o meu ministério mediante a fidelidade e generosidade dos meus irmãos e irmãs adventistas.

MD: Algum comentário final?

VM: Por muitos anos tenho ensinado e animado incessantemente os membros da igreja a adotarem os princípios bíblicos da mordomia cristã. Hoje, aos 84 anos, ainda defendo a mensagem da mordomia. Sinto grande alegria ao ver que minha pequena igreja de Moufia, com seus 41 membros, está trazendo ofertas regulares em uma quantidade que mais parece à de uma grande igreja. Mas isso pode acontecer em todos os lugares. A mordomia fiel é promovida pelo envolvimento contínuo dos líderes, para ensinar pela palavra e pelo exemplo.

Valère Marouvin atua como diretor voluntário de mordomia de sua igreja local e também da Associação da Ilha Reunião desde 1976. Em novembro de 2021, aos 84 anos, ele foi convidado a servir como diretor de mordomia por mais um mandato. Valère foi casado por 55 anos com Thérèse Abriska (falecida em 2015), com quem teve três filhos e quatro netos.

Testemunhos de membros da igreja do irmão Valère Marouvin:

  1. Depois de assistir aos seminários de mordomia de Valère Marouvin e ouvir seu testemunho sobre a fidelidade de Deus, concluí que minha família precisava melhorar a forma de administrar os recursos financeiros que Deus nos tem confiado. Minha esposa e eu decidimos então dar a mesma porcentagem dos dízimos (10%) como ofertas. Já se passaram 10 anos desde que começamos tal prática. Nunca nos faltou nada. Deus nos abençoou abundantemente.

Mas Deus também me revelou que tal prática não faz de mim uma pessoa generosa. Somente Jesus é verdadeiramente generoso, pois Ele abriu mão de tudo por mim. Lucas relata as palavras do Mestre: “Assim também vocês, depois de terem feito tudo o que lhes foi ordenado, digam: ‘Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer’” (Lc 17:10). Louvo ao Senhor pelo privilégio de simplesmente ser um servo fiel em Sua casa.

Eliot J. Robert

  1. Damos glória ao nosso Deus, pois Ele nunca deixou de nos abençoar em todos os aspectos de nossas vidas. Quando minha esposa e eu nos casamos, há 22 anos, nossa renda era muito baixa e imprevisível, por causa da insegurança no emprego. No entanto, sempre fomos capazes de superar as circunstâncias difíceis. Temos visto Deus operando em nossas vidas. E Ele continua fiel à Sua promessa apresentada em Malaquias 3:10. Com confiança, convidamos todos a aceitar a palavra de Deus e ver que o Senhor é bom!

Dany e Nicolas Basquaise

Legenda:
Nossa abordagem era basicamente visitar as famílias em suas casas e ensiná-las e incentivá-las a respeito da mordomia bíblica.

Valère Marouvin