Editorial: Preparando nossa vida plataforma

A família oferece uma plataforma única para o aprendizado e a prática da mordomia dos seres humanos. É ali que indivíduos tomam decisões cruciais, enfrentam contratempos e celebram algumas realizações excepcionais relacionadas a todos os aspectos, incluindo as finanças. A gestão financeira no contexto familiar contribui em grande parte para o cumprimento destas palavras de Jesus: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10). Estas palavras de Ellen White também estabelecem a íntima conexão existente entre a gestão financeira familiar e a qualidade de vida: "Muitas famílias são pobres porque gastam o dinheiro logo que o recebem." (Conselhos sobre Mordomia, p. 162).

O manejo das finanças dentro das famílias também impacta a qualidade da parceria na missão de Deus. Estas palavras descrevem um cenário comum: "Muitos não se lembram da causa de Deus e gastam dinheiro descuidadamente em entretenimentos nos feriados, em roupas e frivolidades, e quando há um apelo para o avanço da obra em missões domésticas e estrangeiras, eles não têm nada para dar, ou até estão com suas contas negativas" (Ellen G. White, Review & Herald, 19 de dezembro de 1893). A gestão imprudente impede os crentes de experimentar a alegria de fazer parte da missão final. Considerando a influência de longo alcance da gestão financeira familiar no bem-estar temporário e eterno, a igreja é responsável por garantir que os membros da família tenham conhecimento sobre finanças. Esta edição do Mordomo Dinâmico tem esse propósito, a partir de uma perspectiva bíblica.

Uma passagem bíblica (2Rs 4:1-7) destaca como a Bíblia reconhece o impacto das questões financeiras nas famílias e fornece orientações relevantes para os crentes se recuperarem de eventuais problemas financeiros. Em resumo, a história trata de uma família cujo futuro foi ameaçado por um revés financeiro. O pai, que havia falecido, tinha contraído uma dívida considerável. A mãe tinha recursos limitados para pagar a dívida. Os credores vieram solicitar o que lhes era devido, e decidiram escravizar os dois filhos se o pagamento não fosse feito no prazo estabelecido. No entanto, a história teve um final feliz.

Como acontece com outras passagens bíblicas, esse texto nos fornece orientações esclarecedoras para a jornada desde a desesperança financeira até a vida:

A jornada da desesperança financeira para a vida nos ensina importantes princípios bíblicos:

  • Corra primeiro para Deus

A natureza do problema era financeira, mas a viúva decidiu recorrer primeiro ao homem de Deus.

  • Reconheça o que você já recebeu

A viúva veio em busca de auxílio, mas o profeta a fez ver o que ela já tinha recebido.

  • Aproveite as oportunidades disponíveis

Mesmo que o ambiente parecesse ameaçador para aquela família, ele oferecia oportunidades únicas. Milagres acontecem quando usamos os recursos que Deus nos deu para aproveitar as oportunidades disponíveis.

  • Aplique a regra do sucesso

Embora Deus pudesse ter transportado os jarros das casas dos vizinhos para a casa da viúva, ela e seus filhos tiveram que empregar o seu melhor esforço.

  • Creia no bom plano de Deus

O número de jarros coletados refletia a fé daquela mãe solteira, e o milagre não ultrapassou os limites da fé daquelas pessoas.

  • Sempre busque a Deus

Mesmo quando os jarros estavam cheios até a borda, a família decidiu não ir ao mercado a fim de vender o óleo para pagar os credores e desfrutar da abundância. Antes, expressaram sua gratidão e buscaram orientações sobre a administração dos recursos junto à fonte da bênção.

Nesta edição, nossos colaboradores expandem esses princípios de vida e oferecem recomendações esclarecedoras para que as famílias de Deus vivam de maneira plena.

Desfrute e invista na formação de famílias abençoadas!


Aniel Barbe

Aniel Barbe Editor