Seguindo o Método de Cristo

Como podemos melhorar nossa abordagem à educação sobre mordomia em nossas igrejas locais? Permita-me lembrá-lo de uma resposta familiar, que você provavelmente já ouviu em um contexto diferente: Siga o método de Cristo. Essa resposta é normalmente respaldada por uma citação bem conhecida: "Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador Se misturava com as pessoas como alguém que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por elas, ministrava-lhes às necessidades e conquistava a confiança deles. Então ordenava: ´Siga-Me´”.[i]

Além de sua relevância para o evangelismo, essa passagem oferece ideias aplicáveis para expandir nossa influência no sentido de "animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras” (Hb 10:24). Mas como podemos aplicar a exortação de suprir as necessidades das pessoas ao processo de ajudar no desenvolvimento de mordomos fiéis?

A Estratégia de Três Pernas

Historicamente, a educação em mordomia tem se concentrado primariamente (e em alguns lugares, exclusivamente), em influenciar os membros a apoiar a missão de Deus por meio de seus recursos financeiros. A ênfase no dízimo, ofertas e doações é central nessa abordagem. Alternativamente, algumas iniciativas se destacaram ao usar uma abordagem promocional, apelando à compaixão dos membros e destacando narrativas de êxito missionário. Embora eu reconheça os resultados substanciais obtidos por meio desses métodos, acredito que suprir as necessidades das pessoas pode gerar resultados ainda mais expressivos.

A meta de suprir as necessidades das pessoas pode ser alcançada por meio de uma mudança para uma abordagem mais abrangente na educação em mordomia. Realisticamente, isso envolve ensinar os membros sobre como gerar e administrar as finanças pessoais, juntamente com instruções sobre doação sistemática. A escritora inspirada descreve uma situação alarmante prevalecente entre o povo de Deus: "Muitos precisam de controle e economia. Não pesam bem as questões nem agem com cautela. Não deveriam confiar em seu falho juízo, mas tomar conselhos com os irmãos de maior experiência".[ii] Um estudo recente sobre educação financeira, incluindo o gerenciamento e a geração de finanças, mostra que há uma necessidade urgente de educação financeira em algumas populações.[iii] Agora, imagine se cada igreja local pudesse servir como um centro onde as pessoas possam aprender sobre uma vida de qualidade em todas as suas dimensões!

Impacto na missão de Deus

Você pode visualizar como a estratégia mencionada acima pode impulsionar o apoio à missão de Deus. Muitas vezes, se acredita que mais recursos pessoais levam a mais doações. Embora essa afirmação seja verdadeira em muitos casos, nem sempre acontece dessa maneira. Pesquisas sugerem que um aumento na renda nem sempre se traduz em uma porcentagem maior doada como oferta congregacional.[iv] No entanto, quando a igreja se torna facilitadora na gestão e criação de recursos, ela cria uma dinâmica única e favorável às doações feitas pelos membros por meio da igreja.

Recentemente, um pastor de certa igreja local explicou essa conexão para mim: "Quando os membros percebem que você não está interessado apenas no dinheiro que eles dão para a igreja e sim no bem-estar deles, então eles voltam. Quando se beneficiam daquilo que você lhes ensinou, eles retribuem doando diretamente para a igreja ou por meio do pastor, porque ele os ajudou a obter esse tipo de vida". O princípio destacado aqui é o da reciprocidade e gratidão. À medida que a igreja ajuda a melhorar a condição econômica dos membros, eles ficam mais abertos a receber instruções sobre mordomia e contribuir para a igreja.

Nosso convite para que todos sigam o Mordomo Mestre ressoará mais profundamente no coração dos membros das nossas igrejas quando suprirmos as necessidades existentes. Essa realidade explica o foco deste número do Mordomo Dinâmico na autossuficiência.

Aniel Barbe
Editor


[i] Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2021), p. 78.

[ii] Ellen G. White, Beneficencia Social (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2023), p. 139.

[iii] Annamaria Lusardi. “Financial Literacy and the Need for Financial Education: Evidence and Implications”, Swiss Journal of Economics and Statistics 155, n. 1 (2019), https://doi.org/10.1186/s41937-019-0027-5.

[iv] Christian Smith, Michael O. Emerson, e Patricia Snell, Passing the Plate: Why American Christians Don’t Give Away More Money (Oxford: Oxford University Press, 2008).

Featured Articles