Uma rápida conversa sobre autossuficiência

Mordomo Dinâmico: Qual seria sua definição pessoal sobre autossuficiência?

William Bagambe: Defino autossuficiência como a capacidade de realizar tarefas e tomar decisões por si mesmo, sem depender muito da ajuda dos outros. Em assuntos financeiros, significa ter a capacidade de ganhar a vida e prover para suas necessidades.

MD: Além de ser empresário, o senhor é pastor. Existe o conceito de autossuficiência na Bíblia?

WB: Claro que sim. E o crédito deve ser dado ao apóstolo Paulo, por defender a autossuficiência tanto em palavras quanto em ações durante seu ministério. Paulo atuava como fabricante de tendas em Corinto (At 18:3), e era dessa atividade que ele angariava fundos para se sustentar e sustentar seu ministério. Muitas pessoas foram impactadas por meio do seu ofício.

MD: O apóstolo Paulo ensinava autossuficiência aos primeiros cristãos?

WB: O apóstolo aborda o assunto em várias ocasiões. Um exemplo desses ensinamentos está relatado em I Tessalonicenses 4:11, 12. Esta passagem afirma: “E se empenhem por viver tranquilamente, cuidar do que é de vocês e trabalhar com as próprias mãos, como ordenamos, para que vocês vivam com dignidade à vista dos de fora, e não venham a precisar de nada”. Segundo Paulo, trabalhar, ganhar a vida e se tornar autossuficiente são obrigações espirituais de todos os crentes. Ele até considerava a autossuficiência como um meio de aumentar o poder de testemunho dos crentes nas comunidades onde vivem.

MD: Existe uma relação entre a autossuficiência dos membros da igreja e a autossuficiência da igreja como instituição?

WB: Eu acredito firmemente que sim. Vou responder do ponto de vista da igreja primitiva. De acordo com passagens bíblicas como Atos 2:44, 45 e Atos 4:32–37, entre outros textos, os crentes estavam atendendo às necessidades dos vulneráveis dentro da comunidade da igreja. Isso significa que eles haviam acumulado recursos na forma de propriedades. Para doar, é preciso primeiro ter, e o que você tem deve pertencer a você. Isso é autossuficiência.

A autossuficiência pode converter alguém em um fiel mordomo e manter a igreja unida, suprindo as necessidades dos outros. Para realizarmos a missão de maneira eficaz e testemunharmos por Cristo, precisamos crescer na autossuficiência.

MD: E quanto ao Antigo Testamento?

WB: A autossuficiência traça suas raízes desde a semana da Criação. Em Gênesis 2:15, Deus providenciou para a família humana tudo o que era necessário para viver e garantir qualidade de vida. Para manter essa condição, os seres humanos deveriam trabalhar e cuidar de tudo o que fora criado.

Em segundo lugar, como você deve se lembrar, pelo menos três dos Dez Mandamentos estão diretamente relacionados à autossuficiência. O oitavo mandamento declara que "não furtarás", e o décimo mandamento proíbe cobiçar "qualquer coisa que pertença ao teu próximo". Esses mandamentos são instruções claras para os filhos de Deus trabalharem e adquirirem por si próprios o que lhes é necessário

A ordem mais clara de buscar a autossuficiência vem do quarto mandamento, que estabelece o descanso e o trabalho árduo como o ciclo de vida que Deus projetou para Seu povo.
MD: Existe o risco de os cristãos se tornarem centrados em si mesmos por causa da sua busca pela autossuficiência?

WB: Sim, esse risco existe. Algumas pessoas, em sua busca pela autossuficiência, caem na armadilha do "não preciso de Deus; por mim mesmo, sou suficiente". No entanto, essa não é a perspectiva bíblica da autossuficiência. Deus quer que alcancemos a autossuficiência por meio da nossa dependência Dele. Em Deuteronômio 8:18, Ele menciona claramente que uma das cláusulas da Sua aliança com Seus filhos é fornecer "a força para conseguir riquezas" e que esse caminho para a autossuficiência precisa ser perpetuamente lembrado.

O Pastor William Bagambe foi Diretor de Mordomia da Divisão da África Central Oriental. Ele tem um título de MBA e atualmente serve como gerente de Finanças e Administração na Universidade Bugema, Uganda.

Citação para “olho” no texto

A ordem mais clara de buscar a autossuficiência vem do quarto mandamento, que estabelece o descanso e o trabalho árduo como o ciclo de vida que Deus projetou para Seu povo.

William Bagambe

O Pastor William Bagambe foi Diretor de Mordomia da Divisão da África Central Oriental. Ele tem um título de MBA e atualmente serve como gerente de Finanças e Administração na Universidade Bugema, Uganda.

Featured Articles